sábado, julho 06, 2013

Brasil

POLÍTICA

Dilma dá início a encontros com representantes de movimentos sociais

Luiza Damé, O Globo
A presidente Dilma Rousseff dedicou cerca de duas horas desta sexta-feira aos movimentos do campo e ouviu uma declaração de apoio ao plebiscito da reforma política. Segundo Alexandre Conceição, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), as organizações do campo participarão das manifestações marcadas para o próximo dia 11 de julho e defenderão o plebiscito proposto por Dilma ao Congresso, mas rechaçado por boa parte dos parlamentares, inclusive da base governista.
- O recado das organizações do campo foi que nós vamos para as ruas dia 11, para poder fazer paralisação nacional deste país, para rediscutir este país e, sobretudo, para defender o plebiscito popular. Já que o Congresso e a grande mídia não querem o plebiscito, o povo que foi para a rua está reivindicando mudanças, e a grande mudança passa por um plebiscito popular. Mas que as questões não sejam só de cunho eleitoral, sejam também sobre participação popular. Não nos sentimos mais representados por esse Congresso financiado pelo grande capital_ disse Conceição.


POLÍTICA

Procuradoria abre investigação sobre 'caronas' de Alves em voo oficial

Ricardo Brito, Estadão
A Procuradoria da República no Distrito Federal (PR-DF) abriu nesta sexta-feira, 5, uma investigação preliminar a fim de analisar se houve irregularidade na viagem que o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), fez com familiares e amigos em avião oficial para ver a final da Copa das Confederações no domingo passado, no Maracanã. Alves deu carona a sete pessoas, entre elas a noiva Laurita Arruda, o irmão dela, Arturo, e a esposa, Larissa, além de um filho e dois enteados no avião da FAB, segundo o jornal Folha de São Paulo.
A apuração ficará a cargo do procurador Frederico de Carvalho Paiva, do 1º Ofício do Patrimônio Público, que terá 90 dias, prorrogáveis por igual período, para decidir se abre um inquérito civil público para apurar eventuais responsabilidades no caso ou arquivá-lo. A investigação preliminar, tecnicamente chamada de procedimento preparatório, foi aberta após um pedido de apuração enviado por uma pessoa que teve a identidade legalmente preservada.


POLÍTICA

Marina critica plebiscito e diz que eleitor quer mudança

Daene Cardoso, Estadão
Apontada como uma ameaça potencial à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), a ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva criticou a proposta de plebiscito para reforma política sugerida por Dilma ao Congresso Nacional. Em entrevista ao Broadcast Político, serviço em tempo real da Agência Estado dedicado à cobertura política, a principal liderança da Rede Sustentabilidade - partido em fase de formalização junto à Justiça Eleitoral - disse que o governo não entendeu o "clamor das ruas" e cometeu o equívoco de pensar "que um plebiscito feito de afogadilho" pode ser a resposta que a sociedade espera.
Segundo Marina, tanto o plebiscito quanto o referendo podem dar "no mesmo problema, que é tentar remendar um sistema falido com respostas imediatas e superficiais, mudando alguma coisa para continuar mantendo o controle e o monopólio da política pelos partidos". Para ela, o País só caminhará quando o exercício da política for compartilhado por toda a sociedade. "A reforma deve ser muito mais ampla", diz.


GERAL

Abaixo-assinado pede para Cabral se mudar para o Palácio Laranjeiras

Clarissa Thomé, Estadão
Eles vivem no metro quadrado mais caro da cidade, aproveitam a proximidade privilegiada da praia, mas têm um vizinho que virou um estorvo: o governador Sérgio Cabral Filho (PMDB).
Diante do aumento na frequência das manifestações na esquina da Avenida Delfim Moreira com a Rua Aristides Espínola, onde o governador mora com a família, no número 31, os moradores dos prédios ao lado decidiram fazer um abaixo-assinado. Eles querem que Cabral se mude para o Palácio Laranjeiras, residência oficial do governo do Estado.


GERAL

Cremesp exigirá Revalida de médicos estrangeiros

Victor Vieira, Estadão
O Exame Nacional de Revalidação do Diploma Médico, o Revalida, será obrigatório aos profissionais estrangeiros que pretendam se inscrever no Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp). É o que prevê a Resolução 248/2013, publicada pelo Conselho nesta semana, após mobilização nacional contra a facilitação da vinda de profissionais do exterior.
Manifestantes protestam na Avenida Paulista, em São Paulo, em ato nacional realizado na quarta-feira. O Cremesp é a primeira autarquia regional a regulamentar explicitamente o assunto desde o início da polêmica. A exigência vai na contramão do plano do Ministério da Saúde, que é de facilitar a atuação de médicos de fora do País.


GERAL

SP: Aumento maior do que a inflação para empresas de ônibus

Bruno Ribeiro e Caio do Valle, Estadão
Nos últimos cinco anos, a Prefeitura de São Paulo deu reajustes nos valores repassados a empresas de ônibus superiores à inflação acumulada no período. Dados obtidos pelo Estado, com base nos aditamentos de contratos feitos pela Secretaria dos Transportes, mostram que, em média, a remuneração por passageiro transportado subiu 58%, enquanto a inflação variou 16,7% e a tarifa, 30,4%. Os números ainda ajudam a explicar o aumento do aperto nos lotações - que receberam repasse abaixo da inflação.
As maiores transferências se destinaram às empresas que administram a rede estrutural, com ônibus maiores em linhas longas. Em sete dos oito contratos, os repasses foram superiores à inflação. No caso do Consórcio Plus, da zona leste, o aumento foi de 45,2%. Em março de 2008, a Prefeitura pagava ao consórcio R$ 1,8312 por usuário transportado. Em maio de 2012, o valor foi para R$ 2,6605.


ECONOMIA

Governo pode reduzir imposto de importação para conter inflação

Martha Beck e Eliane Oliveira, O Globo
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou nesta sexta-feira que o governo poderá reduzir o Imposto de Importação de insumos como aço, fertilizantes e produtos químicos para conter a inflação.
Ele explicou que a alta do dólar pode acabar encarecendo a importação de matérias-primas importantes para a indústria e pressionar ainda mais os preços no mercado brasileiro. A inflação acumulada em 12 meses fechados em junho atingiu 6,7%, superando o teto da meta fixada para o ano, de 6,5%.


ECONOMIA

STF nega recurso para aposentados do Aerus; dois morrem no PR

Danielle Nogueira, O Globo
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, indeferiu nesta sexta-feira o pedido de tutela antecipada para que a União assumisse o pagamento das aposentadorias dos ex-funcionários da Varig e da Transbrasil. Com a decisão, fica reduzida a chance de uma solução para milhares de aposentados e pensionistas do Aerus, o fundo de pensão de ex-funcionários das duas aéreas.
Desde 2006, quando foi decretada a intervenção do fundo, as aposentadorias começaram a minguar. A pior situação é a dos participantes de plano 1 da Varig, que só têm dinheiro para pagar o benefício por mais alguns meses. Cerca de oito mil pessoas aderiram a esse plano.

0 comentários:

Postar um comentário