segunda-feira, julho 08, 2013

Brasil

POLÍTICA

Protestos não são para capitalizar e sim para metabolizar, diz Marina

G1
A ex-senadora e ex-ministra Marina Silva (foto abaixo) esteve na Festa Literária Internacional de Paraty no domingo (7) e comentou o fato de ter sido apontada em debates no próprio evento como beneficiária política das ondas de protestos de junho no país. Marina disse que as manifestações "não são para capitalizar e sim para metabolizar".
"Está surgindo um novo sujeito político no mundo que está em fase de conformação de ativismo autoral. Esse ativismo não é dirigido por partidos, por sindicatos, por ONGs nem por líderes carismáticos. Nesse novo ativismo as pessoas são autoras e mobilizadoras de suas causas."



POLÍTICA

Proposta que torna corrupção crime hediondo é populista,dizem juristas

Tatiana Farah, O Globo
Apoiada pela presidente Dilma Rousseff e aprovada com alarde pelo Senado, a proposta de uma lei que torna a corrupção crime hediondo é severamente criticada por juristas e especialistas no combate aos crimes de colarinho branco.
A medida ganhou força com os protestos que tomaram as ruas do país, mas os juristas a consideram “populista” e “inócua”. Além do projeto de lei do senador Pedro Taques (PDT-MT), que tramita no Senado, na semana passada a Câmara dos Deputados aprovou a votação em urgência de um projeto de lei, proposto pelo governo em 2009, que também rotula a corrupção como hedionda e aumenta as penas para esse tipo de crime.
— É uma medida de populismo penal. Dá uma certa satisfação à opinião pública, mas é pura ilusão — avalia o chefe do Departamento de Direito Penal da Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP), Renato de Mello Jorge Silveira.


POLÍTICA

Oposição vai cobrar explicações de Cabral sobre uso de helicópteros

Pâmela Oliveira, Veja
A revelação de detalhes das viagens do governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ) em helicópteros do governo do estado, publicada em VEJA desta semana, indignou a população do Rio e políticos de oposição. O deputado Luiz Paulo Corrêa da Rocha (PSDB), que já presidiu a Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e é especialista no tema, pedirá que o Ministério Público Estadual investigue os abusos do governador do Rio.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alerj, deputado Marcelo Freixo (PSOL), afirmou ao site de VEJA que vai se reunir com advogados, nesta segunda-feira, para estudar medidas jurídicas para coibir o que classificou como “descaso com o bem público”. Freixo vai propor a outros deputados a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Alerj, mas terá que esperar o fim do recesso da casa, em agosto, para começar a coletar as assinaturas necessárias.



GERAL

Dilma lança hoje plano para importar médicos

André de Souza, O Globo
A presidente Dilma Rousseff lança oficialmente hoje as medidas do Pacto Nacional pela Saúde, que ela mesma já tinha anunciado no dia 24 de junho como uma resposta às manifestações de rua que tomaram conta do país.
O pacto prevê a contratação de médicos estrangeiros, como medida emergencial, e a construção de hospitais e unidades básicas de saúde, além da abertura de 11.400 vagas para cursos de graduação de médico e de 12.400 para médicos residentes até 2017. Estão previstos incentivos para a fixação de médicos em lugares onde há carência de profissionais, como a periferia das grandes cidades e os municípios do interior.



GERAL

Em meio a denúncias, obras de metrô em capitais se arrastam

Sérgio Roxo, O Globo
Para viabilizar o plano de mobilidade urbana anunciado pela presidente Dilma Rousseff como resposta à onda de manifestações que tomou o país nas últimas semanas, os governos federal e estaduais terão que destravar obras de metrô que se arrastam há anos e são alvo de suspeitas de irregularidades. Há casos de projetos que começaram a ser executados ainda no século XX, atravessaram gestões e, até hoje, não foram concluídos.
Denúncias de superfaturamento, conluio em licitações e falta de recursos estão por trás das dificuldades das administrações para colocar linhas de metrô em funcionamento em pelo menos quatro capitais: Fortaleza, Salvador, Belo Horizonte e São Paulo. Em outras duas cidades, Curitiba e Porto Alegre, projetos recentemente anunciados estão emperrados por problemas com custos.

Obras na linha 4 do metrô, na Barra, Rio de Janeiro Foto: O Globo


GERAL

Funcionários da Santa Casa vendem sepulturas piratas no Rio

O Globo
Funcionários da Santa Casa da Misericórdia, que administra os 13 cemitérios públicos da cidade, estão vendendo sepulturas piratas, abertas e construídas sem autorização da prefeitura. E essa não foi a única irregularidade apresentada neste domingo pelo programa “Fantástico”, da TV Globo.
Sonegação fiscal, falsificação de documentos, ocupação de outros túmulos supostamente abandonados e até mesmo a construção de novos jazigos em áreas inadequadas, como nos locais de circulação, estão entre os problemas no São João Batista, em Botafogo; na Cacuia, na Ilha do Governador; e no São Francisco Xavier, no Caju. No cemitério da Zona Sul, uma sepultura foi feita na calçada, entre dois túmulos, impedindo a passagem. Para não chamar a atenção, os novos jazigos são construídos à noite.


GERAL

Funkeiro morto em show foi alvo de ao menos dois tiros em Campinas

G1
Ao menos dois disparos foram dados em direção ao funkeiro Daniel Pellerrine, o MC Daleste, morto após ser atingido no abdômen durante apresentação em Campinas (SP), na noite de sábado (6). As marcas de bala atravessaram o palco em que o cantor tocava, em um conjunto habitacional. Fãs dizem ainda que um outro disparo foi dado para o alto.
Uma moradora, que não quer ser identificada, estava no show com a filha de 12 anos e outras adolescentes. “A gente estava perto do palco. Teve um primeiro disparo, mas na hora a gente não achou que fosse tiro, pensou até que fosse da música. Logo depois houve um para o alto e o que acertou ele. Ai foi uma correria só”.


ECONOMIA

Ao segurar reajustes, governo apenas adia impacto na inflação

Eliane Oliveira e Mônica Tavares, O Globo
Ao segurar reajustes de tarifas públicas, como combustíveis, energia elétrica, pedágios e transportes em geral, com a ajuda dos governos estaduais e municipais, o governo armou uma bomba-relógio, que poderá explodir no ano que vem ou no começo de 2015, já no governo do próximo presidente.
Na avaliação de especialistas ouvidos pelo GLOBO, a interferência artificial nos preços administrados terá várias consequências no futuro: aumento da inflação, redução de investimentos, queda na qualidade dos serviços prestados aos usuários e aumento dos gastos do Tesouro para cobrir as defasagens sofridas pelas empresas que prestam atendimento à população.


ECONOMIA

Patrimônio do BNDES recua 38%

Lu Aiko Otta, Estadão
Na contramão do mercado, o patrimônio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) encolheu 38% entre março de 2011 e março de 2013, enquanto a média de cinco grandes bancos públicos e privados registrou crescimento de 25%. É o que mostra levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV).
Para os economistas José Roberto Afonso e Gabriel Leal de Barros, ambos do Ibre, essa é uma clara evidência de que o governo está enfraquecendo os bancos públicos, principalmente o BNDES, com sua política de recolher dividendos antecipados. Essa é a tese que eles defendem no estudo Receitas de Dividendos, Atipicidades e (Des) Capitalização.



MUNDO

Brasil cobra esclarecimentos aos Estados Unidos sobre espionagem

Fernanda KrakovicsFrancisco Leali Leonardo Cazes, O Globo
O governo brasileiro cobrou, neste domingo, explicações dos Estados Unidos sobre a espionagem de cidadãos e empresas brasileiras pela Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA na última década, segundo documentos coletados pelo ex-técnico Edward Snowden, aos quais O GLOBO teve acesso. O Ministério das Relações Exteriores pediu esclarecimentos ao embaixador dos EUA Thomas Shannon e já acionou a embaixada em Washington para fazer o mesmo diretamente ao governo americano.
O Itamaraty também vai entrar com uma moção na Organização das Nações Unidas (ONU) pedindo aperfeiçoamento da segurança cibernética para evitar esse tipo de abuso por parte de um país. No plano interno, a Polícia Federal e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vão investigar se empresas sediadas no Brasil permitiram que a NSA tivesse acesso às redes de comunicações locais.

Antonio Patriota, ministro das Relações Exteriores Foto: O Globo


MUNDO

NSA e CIA mantiveram em Brasília equipe para coleta de dados filtrados

Roberto Kaz e José Casado, O Globo
Funcionou em Brasília, pelo menos até 2002, uma das estações de espionagem nas quais agentes da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) trabalharam em conjunto com a Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos.
Não se pode afirmar que continuou depois desse ano por falta de provas. Documentos da NSA a que O GLOBO teve acesso revelam que Brasília fez parte da rede de 16 bases dessa agência dedicadas a um programa de coleta de informações através de satélites de outros países. Um deles tem o título “Primary Fornsat Collection Operations” e destaca as bases da agência.
Satélites são vitais aos sistemas nacionais de comunicações, tanto quanto as redes de fibras óticas em cabos submarinos. O Brasil não possui nenhum, mas aluga oito, todos do tipo geoestacionário - ou seja, que permanecem estacionados sobre uma região específica da Terra, em geral na linha do Equador.

0 comentários:

Postar um comentário