segunda-feira, julho 22, 2013

MANIFESTAÇÃO POPULAR Cidade de Quiterianópolis se une em marcha pela vida

Quiterianópolis. Representantes de igrejas cristãs, Conselho Tutelar, escolas, poder público municipal e da sociedade civil deste município promoveram na noite do último sábado, 20, a I Marcha Pela Vida. Centenas de pessoas se concentraram no finalzinho da tarde na Escola Estadual Maria José Coutinho, de onde a Marcha partiu para percorrer as principais ruas do Centro de Quiterianópolis. Houve paradas em alguns pontos da cidade a fim de chamar a atenção de toda a população.

A ação foi encerrada com concentração na Praça do Mercado Público Municipal, por volta das 20 horas, com católicos e evangélicos unidos pela causa
De acordo com os organizadores, uma das causas que motivou a realização do evento é o alto índice de suicídios que vem acontecendo em Quiterianópolis ultimamente, especialmente entre os jovens. No último mês de junho, a cidade inteira ficou comovida com o caso de uma jovem de 16 anos, que retirou a sua própria vida.

O movimento foi puxado por um trio elétrico, onde jovens de diferentes credos e religiões entoavam cantos de louvor e valorização à vida. "Estamos contentes porque as igrejas e a sociedade civil disseram ´sim´ ao nosso chamado. O nosso objetivo é um só: Unir forças e lutar pela vida", destacou Solange Pedrosa, uma das organizadoras da Marcha.

Durante o percurso, pastores, madres e seminaristas da Igreja Católica, psicólogos, assistentes sociais e demais representantes da sociedade falaram em defesa da vida.

Ações concretas
O seminarista Murilo Maia leu documento que destacava a necessidade de ações concretas para diminuir o número de homicídios e, principalmente, o alto de índice de suicídios entre a juventude local. "A vida é um dom precioso de Deus e devemos preservá-la. Nosso Pai nos cativa e nos convida a valorizar mais o ato de viver", frisou.

"Nossa intenção é desenvolver ações que ressaltem o valor que a vida tem. Queremos mostrar que vale a pena viver, que os valores são importantes, e ajudar principalmente aos jovens a descobrir o real valor da vida", afirmou a irmã Maria Livramento Silveira, da Paróquia local e da organização da Marcha.

Ela, juntamente com demais representantes de instituições visitou várias comunidades convidando e incentivando a população a participar da primeira edição da Marcha Pela Vida.

Transporte
Os organizadores também destacam que a Prefeitura de Quiterianópolis apoiou o evento, ao disponibilizar transporte para trazer a população das comunidades interioranas para participar da Marcha.

A religiosa conta ainda que serão desenvolvidas ações nas escolas e nos meios de comunicação acerca da valorização da vida, de acordo com um programação que será montada ainda essa semana, pela comissão organizadora do movimento na cidade. Palestras, estudos e acompanhamento de psicólogos, sobretudo, às famílias de jovens vítimas de homicídios e suicídios estão na lista dos trabalhos que serão realizados pelos organizadores.

Silvania ClaudinoRepórter 

0 comentários:

Postar um comentário