terça-feira, julho 23, 2013

Tauá se prepara para convenção de lojistas

A cidade está sendo preparada para dar as boas vindas aos mais de mil lojistas que são aguardados no evento
Tauá. Esta cidade, localizada a 343 km de Fortaleza, se prepara para receber os empresários na 26ª Convenção Estadual do Comércio Lojista. O evento, uma realização da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (CDLs), ocorre, de 15 a 17 de agosto, em pavilhões montados ao lado do Hotel Maria Bastos e deve receber, nos três dias, um público estimado de mais de mil lojistas.

O Município terá equipes treinadas pela CDL para recepcionar os visitantes
Fotos: divulgação

A Convenção vai abordar os desafios de inovação do setor, reunindo lojistas de todo o estado cearense. A programação contará com palestras e debates que vão possibilitar uma nova visão do comércio varejista para a Região, que ainda proporcionará a troca de ideias e experiências.

Hotéis e pousadas, que somam mais de 750 leitos, capacitam pessoal para hospedar ainda mais confortavelmente os participantes do encontro. Segundo a superintendente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Tauá, Márcia Noronha, em parceria com o Sebrae, estão sendo ofertadas capacitações para o setor. Também foi feita a contratação da turismóloga Tereza Pacheco focando a receptividade, o atendimento e a qualidade dos serviços ofertados aos hóspedes.

A superintendente ressalta ainda que serão capacitados cerca de 40 jovens locais para atuarem no receptivo nos hotéis, no local do evento, nos locais de visitação e nos stands de informação. "Em todos os hotéis e pousadas serão afixados mapas turísticos com a localização dos atrativos locais e serviços como restaurantes, clubes da lazer, serviço de segurança e saúde, dentre outros", comenta Márcia Noronha. Ela acrescenta que toda a cidade está sendo preparada para dar as boas vindas aos visitantes e fazer com que esta seja a maior convenção do comércio lojista já realizada no Estado.

O Município conta com dois hotéis com maior infraestrutura, Hotel Maria Bastos e o Hotel Bougainville, além de pousadas como a 3 Reis Magos. Tauá dispõe ainda de uma estrutura receptiva gastronômica diversificada, com cerca de 15 churrascarias, dez lanchonetes, dez pizzarias, sete sorveterias, cinco peixadas, cinco panificadoras e barzinhos.
A culinária local com base no carneiro, reconhecido estadualmente como o melhor do Ceará, é um dos atrativos. Destacam-se nessa culinária regional a Churrascaria O Elias (que fica no hotel Boungainville), a Churrascaria Imperial Grill e a Churrascaria Boi Gordo (próximas ao evento), além do restaurante Colher de Pau do Sertão e o Le Chef Cusina, dedicado a culinária francesa. No parque da cidade, principal ponto de encontro, lazer e espaço para caminhadas, está situada a lanchonete Bebelu e outros estabelecimentos.

Cultura

Em Tauá, os participantes da convenção poderão conhecer melhor a cultura local e regional visitando museus e outros centros culturais. O Museu Regional dos Inhamuns, por exemplo, possui fósseis de peixes com mais de 110 milhões de anos, ossos de mastodontes, tatus e preguiças.

Além da vida pré-histórica, o museu conta ainda a história do Ciclo do Couro no Sertão dos Inhamuns, período em que a economia local dependia prioritariamente da criação de gado para a produção de couro e charque.

O Memorial do Cólera, um arrojado projeto arquitetônico localizado no bairro Alto Nelândia, é outro ponto turístico interessante. Merece visita também o Centro de Artesanato Municipal Luiza Anastácia. Localizado em frente ao local da convenção, abriga os talentos das artesãs e artesãos locais. Destaque para a tipologia do Bordado a Mão, premiado nacionalmente em duas edições seguidas do prêmio TOP 100 de artesanato do Sebrae que seleciona as 100 melhores unidades produtivas de artesanato do País.

No Mercado Público Municipal os visitantes poderão encontrar artesanatos e outras iguarias da gastronomia local, como o famoso queijo coalho de Tauá.

Existem ainda diversas praças de convivência na cidade que se transformam em ponto de encontro no período noturno, além do Parque da Cidade, um local agradável com uma bela paisagem, lagoa, píer, cercado por barzinhos e lanchonetes.

Para os aventureiros, é possível fazer uma trilha com caminhada de aproximadamente uma hora de duração e chegar ao topo do Serrote Quinamuiú, cartão postal da cidade.

Em Tauá está localizada a MPX Tauá, primeira usina solar fotovoltaica a gerar eletricidade em escala comercial no Brasil, inaugurada em agosto de 2011, que será um dos pontos focados para as visitas técnicas no roteiro da convenção.

Atrações

A Secretaria de Cultura do Município, que tem a frente o mestre de cultura Radir Rocha, desenvolveu programação cultural paralela ao evento, com apresentações teatrais da Cia. De Artes Cínicas de Teatro, no Cine Teatro Maria Carmem, situado no Parque da Cidade.

Na programação cultural está previsto ainda outra série de atrações de dança, grupos musicais locais, além do grande show de encerramento com um artista de renome nacional. É destaque no município a Banda Municipal Maestro Chico Clarinete, a Orquestra De Rabequeiros, A Orquestra de Sanfoneiros e A Orquestra De Flautas Doces composta por crianças do projeto Cáritas, sendo a única orquestra desse tipo no Brasil

Mais Informações

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará
Endereço: Rua 25 de Março, 988, Centro, Fortaleza
http://www.fcdlce.com.br/ 

0 comentários:

Postar um comentário