sexta-feira, agosto 02, 2013

Brasil

POLÍTICA

Governo tem um recuo atrás do outro

Chico de Gois, O Globo
Desde que a presidente Dilma Rousseff resolveu agir para minimizar o barulho causado pelas ruas, e tentar evitar que sua popularidade role cada vez mais para baixo, uma sucessão de idas e vindas marcou os principais anúncios feitos pelo Palácio do Planalto. Para a oposição, é sinal de falta de rumo. Para aliados, expressão da democracia. Os recuos foram muitos nos últimos dias.
Na área de Saúde, o governo Dilma recuou no programa Mais Médicos, que deixou de exigir dois anos adicionais na formação básica dos alunos; na portaria sobre cirurgias para troca de sexo; e na campanha sobre Aids do Ministério da Saúde. Em fevereiro de 2012, o ministério determinou ao Programa de Aids, da própria pasta, que retirasse da internet o vídeo institucional com cenas de uma relação homossexual entre dois homens, que seria exibido na campanha do Carnaval.



POLÍTICA

Recesso acaba, mas deputados e senadores não voltam ao trabalho

Isabel Braga e Junia Gama, O Globo
Além de saírem de férias sem cumprir o dever de votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2014, a maioria dos deputados decidiu enforcar o primeiro dia de trabalho pós-recesso branco. Neste grupo está incluído o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que está no exterior e só volta ao Brasil no domingo.
Nesta quinta-feira, apenas 37 dos 513 deputados registraram presença na Câmara e a esvaziada sessão de debates durou menos de três horas. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), compareceu e reforçou o grupo senadores que discursou até o início da noite. Nas duas casas, no entanto, as votações só serão retomadas na próxima semana.



POLÍTICA

Ibope: protestos derrubam credibilidade das instituições

José Roberto de Toledo, Estadão
Todas as principais instituições perderam boa parte da confiança dos brasileiros após os protestos de junho. Mas, entre elas, nenhuma perdeu mais do que a presidente da República: três vezes mais do que o resto. É o que mostra uma pesquisa nacional do Ibope, chamada Índice de Confiança Social. Feita anualmente desde 2009, a edição de 2013 foi divulgada nesta quinta-feira.
Entre 2012 e julho passado, todas as 18 instituições avaliadas pelo Ibope se tornaram menos confiáveis aos olhos da opinião pública. É um fato inédito nas cinco edições da pesquisa. O índice de confiança nas instituições caiu 7 pontos, de 54 para 47, e, pela primeira vez, ficou na metade de baixo da escala, que vai de 0 a 100. Na primeira edição, em 2009, marcava 58.


POLÍTICA

Para Celso de Mello, recursos do mensalão podem levar mais de um mês

O Globo
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello (foto abaixo) avaliou, nesta quinta -feira, que os recursos dos 25 condenados no processo do mensalão deverão ser julgados em um mês. O presidente da Corte, Joaquim Barbosa, determinou que essa etapa do julgamento começa no dia 14.
"Começando dia 14 de agosto, talvez, até meados de setembro, 20 de setembro, quem sabe, o tribunal consiga concluir o julgamento dos embargos de declaração", afirmou após a sessão plenária.



POLÍTICA

Feliciano critica sanção de lei sobre violência sexual e pede boicote

O Globo
O deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP, foto abaixo), que preside a Comissão de Direitos Humanos da Câmara, reagiu no Twitter após a sanção à lei que define regras para tratamento de vítimas de violência sexual. Feliciano pediu, nesta quinta-feira, que seus seguidores não votem na presidente Dilma Rousseff em 2014 ou no PT.
"Sabendo que não será reeleita, não está nem aí pra esses religiosos retrógrados, afinal quem somos nós se não uma pedra no sapato do progresso. Agradeço a todos que lutaram, oraram, rezaram e se mobilizaram. Convido-os a se lembrarem desse episódio em 2014, nas urnas. PT nunca mais!", escreveu.



POLÍTICA

Sarney piora e vai para UTI

Estadão
O senador e ex-presidente da República José Sarney (PMDB-AP, foto abaixo) foi transferido para a UTI do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, por volta de 22h30 desta quinta-feira, 1, depois de apresentar um “quadro de febre acompanhado de tremores”. Boletim divulgado pelo hospital no fim da noite informou que exames laboratoriais indicavam “derrame pleural bilateral, infiltrado intersticial e uma nova opacificação da base do pulmão direito”.
O estado de saúde do senador, que tem 83 anos, agravou-se no sábado à noite, pouco depois de ele participar, em São Luís (MA), da cerimônia de casamento de sua neta Maria Adriana – filha do empresário Fernando Sarney. Já no final da festa ele começou a apresentar febre e calafrios e foi levado às pressas para o UDI Hospital, da capital maranhense.



GERAL

Moradores da Rocinha se reúnem com manifestantes do Ocupa Cabral

Letícia Fernandes e Carolina Rocha, O Globo
Moradores da Rocinha, que protestam na noite desta quinta-feira contra o desaparecimento do pedreiro Amarildo de Souza, se reuniram na Avenida Delfim Moreira, no Leblon, com os integrantes do movimento Ocupa Cabral. A via continua com uma faixa interditada no sentido São Conrado e no sentido Ipanema, na altura da Rua Aristides Espínola, onde mora o governador.
Cerca de 300 pessoas iniciaram uma caminhada por volta das 21h40m, e seguiram pela Avenida Bartolomeu Mitre. No local, ônibus e carros tiveram de passar por dentro de um posto de gasolina para acessar a Avenida General San Martin. Na Rua Dias Ferreira, um cliente de um bar jogou um copo de cerveja nos manifestantes, gerando um princípio de tumulto. Por volta das 22h45m, os manifestantes retornaram à Delfim Moreira. Não há registro de confronto até o momento.

Parentes de Amarildo e moradores da Rocinha durante protesto Foto: Pedro Kirilos / O Globo


GERAL

Manifestação tem tumulto e detidos na região da Avenida Paulista

G1
A manifestação contra o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e em apoio aos protestos no Rio de Janeiro registrou tumultos e terminou com ao menos onze detidos na noite desta quinta-feira (1º) na região da Avenida Paulista.
Grupos picharam muros, bancos, ônibus e até um carro da Polícia Civil, mas não houve depredação a agências, como nos dois últimos protestos. A Polícia Militar montou barreiras em frente aos bancos durante todo o trajeto dos manifestantes.



GERAL

Carandiru: Ex-chefe da Rota afirma não ser responsável por mortes

Leonardo Guandeline, O Globo
O tenente-coronel Salvador Modesto Madia, quinto e último réu a depor no segundo bloco de julgamentos do Massacre do Carandiru, disse, nesta quinta-feira, que, embora tenha atirado contra os presos, nem ele nem os seus colegas de tropa são responsáveis pelas mortes de 73 detentos que dormiam no terceiro pavimento (segundo andar) do pavilhão 9 da Casa da Detenção de São Paulo, em 2 de outubro de 1992.
Madia, tenente à época do massacre, comandou a Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) entre novembro de 2011 e setembro do ano passado, escolhido pelo então secretário de Segurança Pública Antônio Ferreira Pinto.
— Não fui eu. Não foram os meus homens – disse.
Questionado pelo juiz Rodrigo Tellini de Aguirre Camargo sobre se foram policiais militares que provocaram as mortes, disse:
— Não sei.


GERAL

Brasil faz duas cirurgias de mudança de sexo a cada dia

Gustavo Uribe Jaqueline Falcão, O Globo
Em meio à polêmica sobre a redução da idade mínima para a cirurgia de troca de sexo, um levantamento obtido pelo GLOBO mostra que transexuais brasileiros recorrem cada vez mais a esse tipo de procedimento na rede pública de saúde.
Nos últimos cinco anos, o número de operações de mudança de gênero cresceu de forma constante e, atualmente, são realizadas duas cirurgias por dia no país. Segundo dados do Ministério da Saúde, desde agosto de 2008, quando a cirurgia começou a ser oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), foram realizados 2.714 atendimentos hospitalares e ambulatoriais para o processo de mudança do sexo masculino para o feminino. No período, o governo gastou R$ 314 mil.

Jeane Louise quer fazer a cirurgia, mas diz não ter recursos 


GERAL

Brasileiro não consegue se inscrever no Mais Médicos, diz entidade

Lisandra Paraguassu, Estadão
O Conselho Federal de Medicina (CFM) acusou nesta quinta-feira, 1º, o Ministério da Saúde de dificultar deliberadamente a inscrição de brasileiros no programa Mais Médicos. O órgão pediu a intervenção do Ministério Público e uma investigação da Polícia Federal, além da reabertura das inscrições para os brasileiros.
Roberto d’Ávila, presidente do órgão, afirma que os vários problemas encontrados por médicos que tentavam se inscrever no Brasil não aconteciam quando o acesso ocorria com um IP (registro do computador) do exterior.


ECONOMIA

IBGE aponta crescimento de quase zero na indústria em 12 meses

G1
Números dos IBGE mostram que a indústria brasileira deu sinais de recuperação. A alta da produção em 2013 chega a quase 2%, mas fica próxima de zero nos últimos 12 meses.
Junho foi um mês conturbado. “Teve um PIB muito baixo logo no começo do mês. Tivemos aumento de juros. Tivemos rebaixamento do outlook do Brasil pela Standard & Poor’s e ainda tivemos todas as manifestações”, diz André Perfeito, economista-chefe da Gradual Investimentos. A surpresa veio da indústria quando menos os economistas podiam esperar. A produção cresceu 1,9%. A arrancada aconteceu após forte queda de 1,8% em maio.


ECONOMIA

Governo tenta manter veto a fim de multa do FGTS

Cristiane Jungblut, O Globo
O Palácio do Planalto iniciou negociações com o PMDB para tentar “salvar” o veto feito pela presidente Dilma Rousseff à proposta aprovada pelo Congresso que acabava com a multa adicional de 10% sobre o saldo do FGTS, paga pelos empregadores em casos de demissões sem justa causa.
O vice-presidente Michel Temer promoveu um almoço ontem com a presença da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e do líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), para discutir uma saída alternativa. De todos os vetos presidenciais feitos em julho e que devem ser derrubados pelo Congresso em sessões a partir de 20 de agosto, esse é o que mais preocupa o governo.


ECONOMIA

TAM fecha acordo sobre demissões com sindicato

O Globo
A TAM Linhas Aéreas anunciou que reduzirá o número de demissões para 811 funcionários, depois de chegar a um acordo com o Sindicato Nacional dos Aeronautas sobre o ajuste em seu quadro de tripulantes durante reunião nesta quinta-feira.
A empresa, que em 2012 concluiu o processo de fusão com a chilena LAN criando a Latam Airlines, havia anunciado na terça-feira que cortaria "menos de mil postos de trabalho", afetando principalmente pilotos, copilotos e comissários.

0 comentários:

Postar um comentário