segunda-feira, agosto 26, 2013

Brasil

POLÍTICA

Marina formaliza hoje pedido de legalização da Rede ao TSE

Paulo Celso Pereira, O Globo
A Rede Sustentabilidade preparou uma série de ações simultâneas para tentar conseguir sua legalização no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o dia 5 de outubro, data-limite para que possa disputar as eleições do próximo ano. A formalização do pedido de registro está marcada para esta segunda-feira, na sede do tribunal, em Brasília.
Com o peso de ser segunda colocada nas pesquisas de intenção de voto para a eleição presidencial do próximo ano, a ex-senadora Marina Silva (foto abaixo) deve entregar pessoalmente o pedido de registro junto com outros dirigentes da organização. Com 40 dias para estar plenamente legalizada como partido, a Rede ainda tem pela frente uma série de obstáculos. O primeiro dependerá exclusivamente da boa vontade do Judiciário.

 Foto: Givaldo Barbosa / O Globo


POLÍTICA

Justiça proíbe publicação de investigação contra desembargador

Maiá Menezes, O Globo
O mais novo caso de veto judicial ao trabalho jornalístico no país — a proibição de que o jornal “Gazeta do Povo”, do Paraná, publique informações sobre investigações abertas contra o presidente do Tribunal de Justiça do estado, Clayton Camargo (foto abaixo) — reabre o debate sobre a censura prévia ao trabalho da imprensa.
A decisão, noticiada sábado pelo jornalista Ancelmo Gois em sua coluna em O GLOBO, é, para especialistas, mais uma no rol das que abalam a liberdade de expressão no Brasil, que, em 2012, caiu de 99 para 108 no ranking mundial sobre o tema, divulgado pela ONG Repórteres Sem Fronteiras. Dados da Associação Nacional de Jornais (ANJ) mostram que, no ano passado, houve onze casos de ações judiciais que impediram a divulgação de reportagens.



GERAL

Médicos estrangeiros começam treinamento nesta segunda-feira

Letícia Lins, O Globo
O segundo grupo com 194 médicos cubanos desembarcou no Brasil neste domingo. Depois de uma primeira escala em Fortaleza (CE, foto abaixo), à tarde, onde 79 deles desembarcaram, a aeronave pousou no Recife. Sessenta e seis ficaram na cidade e os demais seguiram para Salvador (BA). No total, 400 médicos de Cuba chegaram neste final de semana no país para participar do programa Mais Médicos, para levar profissionais da saúde ao interior do país e para a periferia das regiões metropolitanas.
Também chegaram neste final de semana 244 profissionais vindos de outros países (145 médicos estrangeiros e 99 brasileiros formados no exterior). Os médicos vindos de fora começam o treinamento nesta segunda-feira. Ele terão aulas de legislação, funcionamento e atribuições do Sistema Único de Saúde (SUS), com enfoque na atenção básica, doenças prevalentes e aspectos éticos e legais da prática médica.



GERAL

Chuva deixa 1,5 mil desabrigados e quase 800 desalojados no RS

O Globo
As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul há três dias já deixaram mais de 1,5 mil pessoas desabrigadas e quase 800 desalojadas, segundo a Defesa Civil do estado. As cidades mais afetadas são Porto Alegre, Rolante, Igrejinha, Parobé, Esteio, São Sebatião do Caí, Imbé, São Francisco de Paula, Bento Gonçalves, Cotiporã, Venâncio Aires, Lajeado, Colinas, Estrela, Cruzeiro do Sul, Arroio do Meio, Taquari, Bom Retiro do Sul e Encantado.
Devido às cheias dos rios, três pontes foram interditadas nos municípios de Coptiporã, Arvorezinha e Anta Gorda. Os agentes da Defesa Civil monitoram a subida dos rios, em especial os rios Caí, Taquari e Paranhana.


GERAL

Igreja católica vende patrimônio para quitar dívidas da JMJ

O Globo
A necessidade de quitar dívidas deixadas pela Jornada Mundial da Juventude está fazendo com que a Arquidiocese do Rio tenha que vender parte do patrimônio da Igreja Católica. De acordo com reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo neste domingo, um imóvel em São Cristóvão que pertence à Casa do Pobre de Nossa Senhora de Copacabana, entidade ligada à Igreja, estaria sendo vendido à Rede D'OR por R$ 46 milhões. O local, onde funciona o hospital Quinta D’OR, já é alugado à rede desde 2001.
Ainda de acordo com o jornal, após o fim da Jornada, o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, teria conversado com empresários em busca de uma solução para a dívida, que não teve seu montante revelado. Uma das opções seria a venda do prédio onde funcionou o Hospital São Francisco de Paula, da Ordem de São Francisco dos Mínimos.


GERAL

Bicampeão nas Copas de 58 e 62, Gilmar morre aos 83 anos

O Globo
Um dia após a morte do ex-lateral De Sordi, o futebol brasileiro perdeu outro grande nome. O ex-goleiro Gilmar dos Santos Neves, bicampeão com a seleção brasileira das Copas do Mundo de 1958 e 1962 e ídolo do Santos, morreu neste domingo no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Internado há uma semana,
Gilmar não resistiu sofreu um infarto na sexta e, segundo os médicos, teve uma infecção sistêmica (que atinge grande parte do organismo) e infecção urinária no sábado. Desde 2000 Gilmar vinha enfrentando problemas de saúde. Naquela época, por conta de um acidente vascular cerebral (AVC), ele teve 40% do seu corpo paralisado. O ex-jogador completou 83 anos na última quinta-feira.



ECONOMIA

Ministro defende aprovação de lei para ampliar terceirização

Geralda Doca, O Globo
O ministro do Trabalho, Manoel Dias (foto abaixo), filiado ao PDT, defende a ampliação da terceirização para todas as atividades da economia, não apenas as atividades meio – consideradas não essenciais na empresa. Ao GLOBO, o ministro disse que o recurso da terceirização já está generalizado e, por isso, há necessidade urgente de aprovação de lei para regulamentar o assunto. Só assim, destacou, será possível proteger as duas partes: patrões e trabalhadores.
Ele faz parte do grupo de trabalho criado pelo governo para tentar fechar com as centrais sindicais um acordo que viabilize a aprovação do projeto que regulamenta as atividades terceirizadas. A votação na Câmara dos Deputados está prevista para o início de setembro.



MUNDO

Senador denuncia relação do governo boliviano com o narcotráfico

O Globo
Depois de chegar ao Brasil com a ajuda da embaixada brasileira, o senador boliviano que estava asilado há um ano em La Paz, defendeu-se das denúncias de crimes de corrupção que pesam contra ele na Bolívia, e revelou que denunciou o envolvimento de líderes do governo de seu país com o narcotráfico.
Em entrevista à GloboNews, Roger Pinto Molina disse que se coloca à disposição do Brasil para ratificar denúncias. Mesmo sem ter salvo conduto do governo da Bolívia para deixar aquele país, o político da oposição viajou de carro por cerca de 1,6 mil quilômetros de carro até a cidade de Corumbá, Mato Grosso do Sul.


MUNDO

Agência de Segurança dos EUA decodificou comunicações da ONU

O Globo
A Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos grampeou a sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York, segundo reportagem publicada neste domingo pelo semanário alemão “Der Spiegel”, a última de uma série que demonstrou como foram interceptadas informações de dezenas de instituições e países. As revelações poderão aumentar a tensão entre Washington e seus aliados.
Em meados de 2012, especialistas da NSA conseguiram invadir o sistema de videoconferências da ONU e decodificaram seu sistema criptográfico, de acordo com um documento mencionado pela revista, em que o feito é comemorado com uma interjeição: “O tráfego de dados nos dá videoconferências internas das Nações Unidas (oba!)”.



MUNDO

Síria permitirá acesso da ONU a local de suposto ataque químico

O Globo
A oferta da Síria de permitir que especialistas da ONU vistoriassem bairros onde supostos ataques com armas químicas ocorreram na quarta-feira, em Damasco, foi recebida com desconfiança pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido, que já discutem uma intervenção militar. Horas após o sinal verde de Damasco, os dois países afirmam que o governo de Bashar al-Assad pode ter apagado evidências.
Nesta segunda-feira, começam os trabalhos da equipe da ONU para avaliar se houve uso de armas químicas. No mesmo dia, generais do Reino Unido, França, Qatar, EUA e outros países favoráveis a troca de regime na Síria se reunirão para discutir o tema.


POLÍTICA

A flor de Lótus, por Gaudêncio Torquato

Bismarck, o maior estadista alemão do século XIX, dizia que “nunca se mente tanto antes das eleições, durante uma guerra e depois de uma pescaria”. O motivo é patente. O clima desses momentos favorece a glorificação dos interlocutores, sejam eles atores em disputa eleitoral, países em conflito com outro (quem não se lembra da versão argentina logo no início da guerra das Malvinas?) ou pescadores falando sobre os peixes fisgados.
Já na esfera política, como dizia José Maria Alkmin, a mais felpuda raposa do velho PSD mineiro, ministro da Fazenda de Kubitschek, a versão é mais importante do que o fato. Pois é o que estamos a assistir no desfile de hipóteses envolvendo eventuais candidatos presidenciais, algumas razoáveis, umas tantas beirando os limites do exagero e outras margeando o terreno da obviedade.
O painel mostra, por exemplo, que a ex-senadora Marina Silva, pré-candidata que mais se aproxima da primeira colocada no ranking, Dilma Rousseff, abre um leque de abordagens: de um lado, aparece como candidata das ruas, perfil identificado com a renovação da política; de outro, suscita dúvidas relacionadas à dificuldade de criar até outubro seu partido, o que inviabilizaria a candidatura; por último, a hipótese de que, mesmo vitoriosa, não teria condições de governar por falta de apoio político.
Analisemos tais posições. A ex-seringueira acreana é a pré-candidata mais asséptica na borrada estampa política. A imagem decorre de forte militância na frente da sustentabilidade. Firmou-se, ao longo do tempo, como baluarte em defesa do meio ambiente, a partir de grande identificação com a causa amazônica.

Marina Silva

À fragilidade de um pequeno corpo que já padeceu de graves doenças – hepatite, malária, metais pesados no organismo, cirrose e fígado destruído – contrapõe-se um espírito aguerrido, determinado e iluminado por luzes éticas que transparecem na decisão de formar uma organização sem os vícios da vida partidária.
Até a designação “Rede Sustentabilidade” soa como fonética que destoa da combinação de iniciais para nomear partidos e tendências. Some-se à semântica diferenciada uma estética que está mais para irmã Dulce ou Madre Tereza de Calcutá do que para o conjunto feminino bem arrumado que habita o edifício da política, a partir da própria presidente da República.
Cabelo preso em coque e vestidos quase sempre escuros deixam impressa a marca evangélica, que a eleva ao púlpito de combativa pregadora. A aura mística lhe impõe respeito.
Por que tal imagem, mais parecendo um logotipo a destoar da fosforescência midiática, faz tanto sucesso? Exatamente pelo jogo dos contrários que sugere. Transparece como uma flor de lótus, buscando luz no meio do pântano político, ainda mais quando este passa a ser revirado por vassouras éticas na faxina que para passar o Brasil a limpo.


POLÍTICA

A escravidão foi restaurada em 2013

Se algum dos médicos cubanos tentar escapar de vez da ditadura castrista e asilar-se no Brasil, será atendido pelo governo ou deportado para a ilha-presídio?
Formulada no comentário de 1 minuto para o site de VEJA, a pergunta acaba de ser respondida pelo advogado-geral da União, Luís Inácio Adams. “Nesse caso me parece que não teriam direito a essa pretensão”, declarou à Folha o doutor federal. “Provavelmente, seriam devolvidos”.
Depois de ressalvar que “a possibilidade de deserção é remota”, Adams tentou justificar a abjeção: “Todos os tratados, quando se trata de asilo, consideram situações que configurem ameaça por razões de ordem política, de crença religiosa ou outra razão. É nesses condições que você analisa as situações de refúgio. E, nesse caso, não me parece que configuraria essa situação”.

Padilha, ministro da Saúde e Lula, ex-presidente do Brasil

Para o bacharel do Planalto, portanto, nenhum cubano tem motivos para trocar a ilha natal pelo Brasil, a ditadura pela democracia, a opressão pela liberdade. “Esses médicos vêm como profissionais, eles vêm em cima de um compromisso, de um acordo, de um programa, de uma relação de trabalho”, derramou-se o chefe da AGU.
Adams não vê nada de mais numa “relação de trabalho” deformada por violências repulsivas. Os 4 mil importados pelo ministro Alexandre Padilha terão de viver longe da família e permanentemente vigiados por monitores incumbidos de impedi-los de relacionar-se com brasileiros.
O dinheiro dos salários (R$10 mil por cabeça) será repassado diretamente ao governo cubano, que engolirá mais de 90% da bolada.
A ópera do absurdo foi ampliada pela confissão de Adams: os médicos caribenhos pertencem aos irmãos Castro. Muitos são escravos voluntários, e se engajaram com entusiasmo na tarefa de expandir o paraíso comunista. A maioria cumpre ordens.
Os que tentarem fugir serão capturados e devolvidos aos donos. Se conseguirem enganar os capitães -do-mato brasileiros, os parentes retidos na ilha sofrerão os castigos de praxe.
Alexandre Padilha, quem diria, acabou transformado numa Princesa Isabel às avessas. Abolida em maio de 1888 por uma filha de Dom Pedro II, a escravidão foi restaurada em agosto de 2013 por um filhote de Lula.

0 comentários:

Postar um comentário