terça-feira, agosto 06, 2013

Brasil

POLÍTICA

Dilma se reúne com líderes da base aliada para aumentar diálogo

Catarina Alencastro, Isabel Braga e André de Souza, O Globo
Numa tentativa de evitar a votação das chamadas pautas-bomba na Câmara dos Deputados e ganhar tempo, a presidente Dilma Rousseff se reuniu nesta segunda-feira com os líderes dos principais partidos aliados e conseguiu adiar, em pelo menos uma semana, a votação do projeto que trata da destinação dos recursos dos royalties do petróleo em Educação e Saúde, que estava prevista para hoje com possibilidade de derrota para o governo.
Em mais de três horas de encontro, Dilma demonstrou disposição para dialogar e anunciou que estava dando novo tratamento ao empenho das emendas; evitou, porém, discutir o tema mais polêmico e rejeitado pela equipe econômica: o orçamento impositivo para a execução de emendas de parlamentares ao Orçamento da União.




POLÍTICA

Justiça nega a Alckmin acesso a documentos sobre cartel do metrô

O Globo
A Justiça Federal negou, nesta segunda-feira, o pedido de liminar feito pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB, foto abaixo), para que o Estado tivesse acesso aos documentos da investigação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sobre a suposta formação de cartel em licitações de trens e metrô em São Paulo.
Na decisão, o juiz Gabriel José Queiroz Neto, da 2ª vara do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, afirma que a "cautela" do Cade em negar o acesso à documentação está "plenamente justificada", uma vez que grande parte da documentação foi obtida mediante ordem judicial com a condição de que o órgão antitruste manteria o sigilo das informações.



POLÍTICA

Palavra ‘ética’ é retirada de novo código de conduta dos senadores

Andreza Matais, Estadão
Com hábitos e costumes criticados pelas manifestações populares recentes, o Senado discretamente decidiu retirar da proposta do novo regimento interno da Casa a sugestão para que os senadores sejam obrigados a se comprometer a agir com ética "na atividade política" e como cidadãos. O compromisso seria assumido em juramento no ato da posse, mas foi rejeitada pelo relator das mudanças no regimento, senador Lobão Filho (PMDB-MA, foto abaixo).
O senador também excluiu do documento a obrigação para que os parlamentares apresentem, quando empossados, declaração de bens de seus parentes até o segundo grau. A medida evitava os chamados "parentes laranjas" de parlamentares que transferem a nome de familiares parte de seu patrimônio. "Não há como o senador obrigar seus parentes a revelarem os bens que possuem, pois ofenderia o direito à privacidade desses", justificou Lobão Filho.



POLÍTICA

Depois dos protestos, Assembleias discutem acabar com voto secreto

Juliana Castro, O Globo
Pressionadas pelas manifestações que acontecem desde junho, Assembleias Legislativas de vários estados passaram a trabalhar pelo fim do voto secreto, principalmente nos casos de cassação de mandato dos deputados. No Amazonas e em Minas Gerais, as mudanças ocorreram em julho, depois dos atos nas ruas e de dois anos de tramitação.
As Casas seguiram, assim, posicionamento já adotado, mesmo antes dos protestos, por São Paulo, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Acre. Em outras unidades da Federação, como Rio e Santa Catarina, votações deste tipo ainda são secretas, mas, após os protestos, projetos foram apresentados para que o processo deixe de ser sigiloso.


POLÍTICA

Rui Falcão opera para manter PT do Rio com Sérgio Cabral

Veja
Com meros 12% de aprovação a seu governo e submetido a um constante linchamento nas manifestações de rua, o governador do Rio, Sérgio Cabral, não é no momento a melhor companhia para uma fotografia.
Empenhado em reverter o desgaste de imagem acumulado ao longo dos últimos meses, o governador peemedebista enfrenta, esta semana, mais uma etapa decisiva para o partido, com influência direta sobre seu mandato e, principalmente, sobre o jogo político de 2014. Cabral, agora em “versão humilde”, não tem muito a oferecer, mas ainda é para o PMDB um quadro estratégico e com quem o PT nacional tem interesse em manter boas relações – particularmente agora, com a volta dos trabalhos legislativos.



GERAL

'Exoneração de comandante da PM não muda política de pacificação'

Antonio Werneck Vera Araújo, O Globo
Após reunião na Secretaria de Segurança, o comandante-geral da Polícia Militar do Rio, coronel Erir Ribeiro Costa Filho, foi exonerado do cargo, na tarde desta segunda-feira, pelo secretário de Segurança, José Mariano Beltrame. O secretário ainda avalia o nome do sucessor do coronel Erir Costa Filho no comando da corporação. Em nota enviada por sua assessoria, o governador Sérgio Cabral (foto abaixo) disse que a troca de comando da Polícia Militar não mudará em nada a política de pacificação das favelas do Rio.
— As atitudes do próprio coronel levaram a essa situação. Ele é um homem honesto, mas isso não basta para exercer um cargo público: é apenas o mínimo esperado. Um homem que ocupa essa posição precisa ter capacidade de ouvir e dialogar, coisas que ele nunca soube fazer. A anistia foi uma ação despropositada, em um momento em que a sociedade discute o papel da polícia e sua desmilitarização — avaliou.



GERAL

Dilma sanciona Estatuto da Juventude com limite de 40% para meia-entra

Catarina Alencastro e André de Souza, O Globo
A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta segunda-feira o Estatuto da Juventude, aprovado no mês passado pelo Congresso. Dilma decidiu vetar a concessão de meia-tarifa em transportes coletivos interestaduais para todos os estudantes entre 15 e 29 anos, sem limite de assentos por veículo.
Como não havia detalhamento, o governo entendia que a medida poderia atingir tanto o transporte rodoviário quanto aéreo. O desconto de 50% no transporte coletivo fica valendo, no entanto, para jovens de baixa renda, cuja renda familiar não ultrapassa dois salários-mínimos.
Dilma não vetou o limite de 40% dos ingressos disponíveis para a meia entrada em eventos culturais e esportivos. Ou seja: o benefício fica restrito a um limite de 40% do total de ingressos para o evento. Durante a cerimônia de sanção do estatuto, alguns jovens levantaram uma faixa, pouco antes do começo do discurso da presidente, pedindo o veto a esse trecho da lei. "Dilma, veta a limitação de 40% da meia entrada", dizia a faixa. Um início de vaia também foi ouvido quando o cerimonial anunciou que Dilma assinaria a sanção à lei.


GERAL

Grupo de indígenas volta a ocupar a área da antiga Aldeia Maracanã

O Globo
Um grupo de indígenas ocupa, desde a tarde desta segunda-feira, a área da antiga Aldeia Maracanã, na Zona Norte do Rio. Gritando palavras de ordem como “a aldeia resiste”, algumas pessoas conseguiram entrar no prédio, que está cercado pela Polícia Militar.
Segundo um deles, o intuito da ocupação é travar no local uma discussão sobre o processo de devolução do espaço para o Centro de Etno-conhecimento Sócio-cultural e Ambiental Cauieré (Cesac, uma entidade associativa sem fins lucrativos de defesa de direitos e interesses indígenas).
De acordo com os índios, a Justiça Federal decidiu nesta segunda-feira que o Cesac tem legitimidade para representar a Aldeia Maracanã. Para o Centro, dizem os indígenas, a gestão do local deve ficar a cargo dos próprios índios.


GERAL

Desmatamento avança sobre unidades de conservação no Pará

Cleide Carvalho, O Globo
O desmatamento avança no Oeste do Pará, no eixo das obras da BR-163, que liga Cuiabá (MT) a Santarém (PA), e se aproxima de unidades de conservação na região. Levantamento feito pelo Greenpeace, com base em dados dos sistemas de monitoramento e detecção de desmatamento na Amazônia Legal do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), indica que 29% de uma área de 317 mil hectares vizinha à terra indígena Baú, às margens do Rio Curuá, foram desmatados. Até 2003, essa área estava inserida nos limites da terra indígena.
Segundo a ONG, que registrou imagens de desmatamento e degradação florestal em sobrevoos, o sistema de monitoramento Prodes registrou 10.907 hectares de floresta derrubada até 2012. Pelo sistema, o desmatamento foi de 10.168 hectares entre agosto de 2012 e maio de 2013.



ECONOMIA

Queda no preço de alimentos deixa inflação perto de zero em julho

Clarice Spitz, O Globo
Alimentos e transportes públicos devem frear a inflação de julho, que será divulgada amanhã pelo IBGE, mas o efeito de valorização do dólar frente ao real ainda poderá pressionar os preços da alimentação na segunda metade do ano, segundo analistas. A lista de projeções da agência Bloomberg para o IPCA, índice oficial de preços, varia entre -0,13% a 0,20%, com a média das expectativas em zero.
Caso essas previsões se confirmem, o IPCA acumulado em 12 meses ficará em torno de 6,20% — ou seja, abaixo do teto da meta, que é de 6,5%. Em junho, o IPCA em 12 meses bateu 6,7%, com os alimentos subindo 12,8%. Assim, os alimentos, que já foram o vilão da inflação, podem ajudar a segurar o índices agora. Dados mais recentes como o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), já mostram isso.


ECONOMIA

Presidente da Amazon vai comprar o 'Washington Post'

G1
O presidente da Amazon, Jeff Bezos, vai comprar o “Washington Post”, um dos principais jornais dos Estados Unidos. A confirmação foi publicada no site do próprio jornal. Segundo o “Post”, Bezos vai pagar US$ 250 milhões em dinheiro pelo jornal e publicações afiliadas.
Segundo o texto, a Amazon não terá papel na compra, feita diretamente pelo próprio Bezos, que será seu único proprietário quando a transação estiver completa, “provavelmente em 60 dias”. A compra vai tirar do comando do jornal a família Graham, após quatro gerações. Fundado em 1877, o Post é controlado desde 1933 pelos herdeiros de Eugene Meyer, financista de Wall Strett que comprou a publicação por US$ 825 em um leilão de falências durante a Grande Depressão.


MUNDO

Movimento cubano espera nova investigação sobre a morte de Payá

André Lobato, O Globo
Preso ano passado após confessar dirigir em alta velocidade num acidente que matou o dissidente cubano Oswaldo Payá, o espanhol Ángel Carromero mudou sua versão e afirma agora que o serviço secreto da ilha matou o ativista que pedia pelo fim do regime de partido único em Cuba. Em entrevista ao “El Mundo”, Carromero diz que o dissidente saiu com vida do acidente e não morto, ao contrário do que foi divulgado em Cuba.
Após as novas declarações, o grupo político do ativista cubano e sua família pedem uma nova investigação sobre o caso. Membro do Movimento Cristão de Libertação e dissidente cubano em Miami, Julio Hernandez afirmou ao GLOBO que espera que a denúncia reforce o apelo dos dissidentes em fóruns internacionais.

0 comentários:

Postar um comentário