quinta-feira, agosto 29, 2013

Crateús terá Lojas Americanas

Será a primeira unidade da região. A franquia, do Grupo Ramlive, já teve projeto aquitetônico apresentado
Crateús. Este município terá uma unidade da rede Lojas Americanas. O Grupo Ramlive apresentou ontem, na Câmara de Diretores Lojistas (CDL), o projeto arquitetônico do prédio que abrigará a unidade da Lojas Americanas - a primeira desta região do Estado - no município. Será no prédio conhecido como "Casarão", na rua Barão do Rio Branco, esquina com a rua Coronel Lúcio, no Centro de Crateús.

Com preservação da fachada e suas linhas originais, o "Casarão", antigo prédio da cidade, abrigará o empreendimento. Acordo judicial garantiu preservação da estrutura, reivindicada por moradores um ano atrás. Foto: Silvania Claudino

A construção iniciará no próximo dia 15 de setembro, e a previsão é de que o local esteja pronto para funcionamento em setembro de 2014. O contrato já foi assinado e o empreendimento, segundo o Grupo, gerará 60 empregos diretos.

Ao encontro, estiveram presentes autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de empresários, intelectuais membros da Academia de Letras de Crateús (ALC) e do Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural de Crateús. Debateram a autorização, por parte da prefeitura municipal e do Ministério Público, da referida construção, posto que o prédio que abrigará o empreendimento foi alvo de grande polêmica na cidade no ano passado, devido ao seu caráter histórico e cultural. À época, foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o grupo empresarial.

Referência

Originário de Crateús, o Grupo Ramlive iniciou suas atividades há 26 anos com uma pequena loja de calçados na cidade. Cresceu, abriu novas lojas na cidade e expandiu-se para Sobral, Itapipoca e Quixadá. Criada por irmãos, a marca é referência de sucesso no mundo dos negócios.

Conforme o presidente do grupo, Adonel Rodrigues, o empreendimento tem valor empresarial e sentimental para a corporação, que tem uma relação de amor e gratidão à cidade de Crateús, onde iniciou seus negócios.

"Aqui, começamos, crescemos e nos sentimos alegres e motivados a investir, para colaborar e contribuir com esta terra. O empreendimento trará desenvolvimento econômico para a Região", destacou o empresário que reside em Sobral, centro dos negócios do grupo.

Conhecido pelos crateuenses como "Casarão" ou "Castelo", o prédio do Centro foi construído, em 1932, pelo médico Benjamin Hortêncio. Tem, assim, 81 anos.

O prédio foi adquirido pelo Grupo Ramlive ano passado e, há exatamente um ano, na noite do dia 24 de setembro, seria demolido para a construção de um novo prédio. Populares impediram a demolição. Na ocasião, o grupo Ramlive explicou que adquiriu o prédio para realizar investimentos na cidade e não havia nenhum registro que impedisse a demolição.

"O prédio não é tombado. Então, compramos e estamos com tudo legalizado e autorizado. Estamos de acordo com as leis", afirmou à época um dos sócios do Grupo, Adail Rodrigues.

O Juiz de Direito auxiliar da 3° Vara, Adriano Pontes Aragão, sentenciou acordo entre as partes envolvidas na ação cautelar impetrada pelo Ministério Público (MP), pelo promotor de Justiça da Comarca de Crateús, José Arteiro Soares Goiano, relativa à ameaça de demolição do imóvel. O grupo empresarial, proprietário da edificação, poderá explorar economicamente o local, mas preservando as suas características originais.

Preservação

Algumas alterações deverão ser feitas para ajustar a antiga residência à atividade comercial que será implantada pelo grupo no imóvel. Pelo acordo, serão preservadas as paredes originais da fachada externa. O primeiro pavimento poderá ser ampliado e coberto, e a palmeira imperial existente no local será resguardada, caso esteja em condições adequadas e de segurança.

De acordo com o projeto, apresentado pelo engenheiro Augusto Azevedo, contratado pelo grupo, "a obra será realizada contemplando a preservação das linhas principais do prédio histórico", informou Azevedo, ressaltando, ainda, que a fachada do casarão será preservada. Mas cogitou a possibilidade de comprometimento da estrutura antiga durante as obras.

Mais Informações:
Ramlive Calçados & Moda
Rua Moreira da Rocha, 466, Centro, Crateús - CE
Telefones: (88)36148333/ 36148888

SILVANIA CLAUDINO
REPÓRTER

0 comentários:

Postar um comentário