quarta-feira, agosto 21, 2013

FÓRUM EM CRATEÚS Evento discute cultura e turismo regional

Os gestores avaliam que a região unida conseguirá realizar projetos culturais e desenvolver o turismo
Crateús. Secretários de Cultura, Turismo e agentes culturais da região dos sertões de Crateús estiveram reunidos na manhã de ontem, na casa de arte e cultura João Batista, neste município. Na pauta do encontro a articulação do Fórum de Cultura e Turismo Regional, debates e elaboração de propostas e projetos culturais em conjunto. Os gestores avaliam que a região unida conseguirá realizar grandes projetos culturais, desenvolver o turismo e difundir a cultura regional.

Durante o evento os participantes trocaram experiências. O encontro serviu também para tratar de temas como a idealização de políticas de cultura e turismo para a região, e a captação de recursos voltados ao setor FOTO: SILVANIA CLAUDINO

O encontro foi convocado pela Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Juventude de Crateús, órgão que dirige o Fórum Regional. O objetivo foi de avivar o Fórum Regional, que, segundo a própria Secretaria, encontra-se desarticulado. Foram tratados também assuntos sobre agenda de encontros do Fórum, definição da diretoria e idealização de políticas de cultura e turismo para a região.

"A cultura é um grande instrumento de desenvolvimento em qualquer município e convocamos esse encontro com vistas a estruturar o Fórum, que é de suma importância para o desenvolvimento da cultura local e regional", diz o secretário de Cultura de Crateús, Otaviano Bezerra.

Captação de recursos para investir no setor foi outro assunto tratado no encontro. Para a maioria dos gestores e diretores da área, esse é um dos pontos cruciais e que dificultam o desenvolvimento cultural na região.

Antônio Augusto de Oliveira, titular da pasta da Cultura do município de Novo Oriente, avalia a falta de recursos como um dos grandes problemas do setor. "O setor cultural é sempre o maior prejudicado em termos de recursos, especialmente nos municípios menores, e hoje aqui trocaremos ideias também nesse aspecto de captação de recursos para o investimento na cultura e turismo", destaca.

Para Tardelli Oliveira, secretário de Cultura de Ipueiras, a iniciativa enriquece a cultura regional, na medida em que possibilita a "troca de ideias e informações e nos une no encaminhamento de ações e projetos de cunho regional", afirma.

Maria Sônia Vieira, coordenadora de projetos culturais do município de Ipaporanga, trouxe como proposta de seu município a criação de um Festival de Cultura dos Sertões de Crateús e também entende que a união dos municípios em torno de grandes projetos e a captação de recursos são os principais desafios do Fórum.

Os Fóruns Regionais de Cultura e Turismo são espaços de articulação e debates sobre cultura e turismo, identificando e priorizando demandas e propondo alternativas na gestão democrática da cultura no Estado.

Eles funcionam como instrumentos de proposição para o desenvolvimento integrado da cultura e do turismo, delineando um novo modelo de gestão pública, descentralizada e participativa. Tem o papel de indicar demandas e propor alternativas para a sustentabilidade regional.

Cada Fórum Regional cria sua própria forma de funcionamento e os critérios para participação. De um modo geral, os espaços garantidos por eles norteiam-se por princípios democráticos valorizando a pluralidade e a participação popular. Eles são abertos à participação de representantes de organizações do setor público e da sociedade civil.

SILVANIA CLAUDINOREPÓRTER 

0 comentários:

Postar um comentário