sábado, agosto 03, 2013

INHAMUNS Reunião debate rumos da assistência social

Evento discutiu principais temas relacionados à gestão e financiamento na efetivação do SUAS

Crateús. Durante dois dias, este município reuniu profissionais da área da assistencial social, educação e saúde, estudantes de Serviço Social, representantes de Conselhos Municipais na VII Conferência Municipal de Assistência Social, que este ano debateu assuntos pertinentes ao tema "Gestão e Financiamento na Efetivação do SUAS". O evento finalizou, ontem, no auditório do Centro de Treinamento, com a participação efetiva de aproximadamente 200 pessoas, da sede e zona rural.

Evento teve a duração de dois dias, ocasião em que houve toda uma reflexão em torno construção da política brasileira da assistência social, analisando gerenciamento e investimentos em diferentes segmentos sociais FOTO: SILVÂNIA CLAUDINO
O objetivo da Conferência é oportunizar espaço e condições para analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único de Assistência Social, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado.

Para a Secretaria Municipal de assistência Social, a realização da conferência representa a discussão de forma democrática e participativa dos usuários da Assistência Social, opinando e apresentando suas propostas sobre o tema.

Avaliar o Sistema Único de Assistência social (SUAS), após oito anos de conquistas, de acordo com o formato proposto significa favorecer e ampliar o conhecimento de gestores, trabalhadores, usuários, organizações sociais, conselheiros e demais segmentos sociais sobre as peculiaridades da construção da política brasileira da assistência social, bem como analisar avanços, conquistas e potencialidades.

"Consideramos a Conferência muito boa, participativa e com o envolvimento do participantes que se debruçaram nos dois dias sobre a avaliação do SUAS, os avanços e dificuldades no município, com vistas a contribuir com o seu aprimoramento. Momento histórico para o município, que contou com um espaço democrático para debater o tema proposto e com a efetiva participação dos segmentos sociais", declarou a secretária municipal de Assistência Social, Luciene Rolim Bezerra, que também é presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Ceará (Coegemas/CE).

Propostas

Criação de uma Ouvidoria; aumentar recursos para benefícios eventuais; instituir recursos para entidades socioassistenciais; ampliação de equipes de trabalho; criação de Sala de Situação; realização de planejamento estratégico dentro dos serviços socioassistenciais e criação de sistema de monitoramento das ações municipais foram algumas das propostas apresentadas ao final do encontro. Após compilação pela Secretaria, as propostas serão encaminhadas para a organização da conferência estadual. Foram também, ao final, escolhidos os delegados e observadores para estarem presentes nas conferências estadual e Nacional.

Para o estudante de Serviço Social, Messias Gomes, o encontro foi positivo para melhor compreender o sistema no município."Serviu para compreender de perto as questões da área e vejo que há avanços na mobilização das comunidades locais na área da assistência social e o positivo trabalho", afirmou.

Mais informações:
Secretaria Municipal de Assistência Social
Rua Cel. Totó, S/N
Crateús
Telefone: (88) 3692.3319

SILVÂNIA CLAUDINOREPÓRTER 

0 comentários:

Postar um comentário