segunda-feira, agosto 19, 2013

Tauá demonstra potencial para sediar grandes eventos

Não só os empresários do varejo ganharam com a convenção estadual, mas todos os municípios da região
Tauá Um público de mais de 4 mil pessoas movimentou a 26° Convenção Estadual do Comércio Lojista, realizada neste município, no fim de semana. A informação é da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDLCe), que comemora o êxito do evento. 900 lojistas participaram dos três dias da Convenção, que este ano teve como tema central "Vencendo desafios com criatividade, inteligência, sustentabilidade e tecnologia". Em torno da grande estrutura física montada ao lado do Hotel Maria Bastos, os convencionais discutiram temas importantes do setor.

Prefeitura, empresariado e população prestigiaram a realização fotos: silvania claudino

Segundo a Federação, a 26° Convenção atendeu às expectativas em todos os aspectos, sendo mais uma vez caracterizada como um evento fundamental para o setor empresarial do Estado. Trouxe palestrantes de renome, debateu temas atuais que impactam a rotina do comércio, congregou lojistas e mostrou para o Estado que o comércio do Interior do Estado, excepcionalmente da região dos Inhamuns, tem potencial para vender bem e para receber grandes eventos.

"O principal objetivo foi atendido, que era construir uma melhor matriz comercial da região. De certa forma, na memória do cearense e dos Estados no entorno, esta região é desprovida de tudo o que é bom. A Convenção mostrou que na região tem empreendedores, que o comércio tem capacidade de crescimento, que é criativo e tem potencial", avaliou Honório Pinheiro, presidente da FCDL.

Pinheiro destaca ainda que o evento gerou 220 empregos diretos na região durante os três dias, fato que denota a relevância do encontro dos lojistas. Seguranças, garçons, auxiliares administrativos e diversos outros serviços foram contratados pela organização da Convenção, a fim de atender e proporcionar o êxito de todas as atividades realizadas no local.

O presidente da FCDLCe fez questão de destacar a hospitalidade do povo de Tauá como diferencial da Convenção. Segundo ele, o município apoiou o evento e os convencionais de uma forma especial.

"Tauá nos recebeu muito bem, a população incorporou um sentido de pertencimento ao evento e isso fez toda a diferença. O município se envolveu como um todo, se preparando para o evento. A população recebeu bem, acolheu bem e a Prefeitura preparou o município. Conhecemos a cultura local, a gastronomia e a hospitalidade do povo tauaense", ressaltou.

De acordo com Pinheiro, outro ponto que contou para o êxito da Convenção foi a facilidade digital vivenciada na cidade. Tauá é uma cidade completamente digital e isso favoreceu na realização do evento.

"Encerramos o evento satisfeitos com a forma receptiva e eficiente com que Tauá nos acolheu e a certeza de cumprimento da tarefa", avalia Pinheiro.

Caravanas
Dentre os 900 lojistas, a Convenção recebeu caravanas dos 67 municípios do Estado que possuem CDL. A maior caravana, que recebeu certificação no encerramento foi a de Fortaleza. A caravana de Mombaça também foi destaque como delegação maior em termos de proporção.

Os municípios desta região também marcaram presença na Convenção. A CDL de Parambu, inclusive, teve a sua primeira diretoria empossada na Convenção, durante o Encontro de Líderes, evento paralelo. É a mais nova CDL do Estado e participou da Convenção com uma caravana de 67 sócios.

Durante a programação, ocorreram quatro eventos paralelos, movimentando diversos públicos do setor comercial: Encontro de Líderes, que congregou os presidentes das CDLs; Encontro de Mulheres; CDL Jovem; e do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), que discutiu os temas de crédito e endividamento.

No último dia, registrou-se o maior número de palestrantes. A primeira palestra foi a doutora em administração de empresas, Regiane Romano, que tratou sobre "Novas tecnologias aplicadas aos negócios". O especialista em Marketing, Cláudio Tomanini, ministrou palestra com o tema "Entender, preparar e agir" e, por último, o administrador de empresas com MBA na Califórnia, Walter Longo, discorreu sobre "Digital e experiencial: os novos rumos do varejo".

Tomanini repassou ideias e conhecimentos para os lojistas, salientando a importância da capacitação das pessoas. Destacou ainda que inovação deve ser algo inerente ao empresário. O público feminino foi destacado pelo palestrante como capaz e crescente no mundo das vendas.

"O empresário tem que analisar qual a diferença que ele faz no mercado e ter a atitude de que a sua loja tem que ser inaugurada todos os dias. O comerciante não pode parar de inovar", aconselhou.
Positivo
"A Convenção foi um sucesso total. A visibilidade que o evento deu ao município combina com a evolução de Tauá"
Jefferson Cidrão MassilonPresidente da CDL de Tauá

"Evento excelente que mostrou a questão tecnológica e a importância das pessoas. Abriu nossas mentes"
Edmilson BastosEmpresário


SILVANIA CLAUDINOREPÓRTER

0 comentários:

Postar um comentário