segunda-feira, setembro 09, 2013

Ciro será o futuro secretário da Saúde do Ceará; veja outros secretários


Divulgação oficial de oito novos secretários será anunciada na segunda.
Na quinta-feira (6), oito secretários do Estado haviam sido exonerados.

Do G1 CE

SAI
ENTRA
Saúde
ARRUDA BASTOS
Arruda Bastos (Foto: Al/Divulgação)

CIRO GOMES
Ciro Gomes (Foto: Divulgação)
Esporte
GONY ARRUDA
Gony Arruda (Foto: Divulgação)

GILVAN PAIVA
Gilvan Paiva (Foto: Divulgação)
Fazenda
MAURO FILHO
Mauro FIlho (Foto: Assembleia Legislativa)

JOÃO MARCOS MAIA
João Marcos Maia (Foto: Fiec)
Trabalho
EVANDRO LEITÃO
Evandro Leitão (Foto: Ceará SC/Divulgação)

CLEMENTINO
Josebertine Clementino (Foto: ceará, fortaleza)
Segurança
FRANCISCO BEZERRA
Francisco Bezerra (Foto: Diana Vasconcelos)

Não divulgado
Cultura
FRANCISCO PINHEIRO
Franciso Pinheiro (Foto: Divulgação)

Não divulgado
Meio Ambiente
PAULO HENRIQUE
Paulo Henrique (Foto: Assembleia Legislativa)

Não divulgado
Cidades
CAMILO SANTANA
Camilo Santana (Foto: Assembleia Legislativa)

Não divulgado
O ex-minsitro Ciro Gomes será o futuro secretário da Saúde do Ceará, segundo o governador Cid Gomes. A informação será anunciada nesta segunda-feira (9), mas foi antecipada neste domingo ao jornalista Roberto Moreira. Também serão anunciados os secretários Gilvan Paiva (Esportes), João Marcos Maia (Fazenda) e Joserbetini Clementino (Trabalho e Desenvolvimento Social).
Na sexta-feira (6), foram anunciadas as saídas de oito secretários: Camilo Santana (Cidades), Gony Arruda (Esportes), Mauro Filho (Fazenda) e Francisco Pinheiro (Cultura), Francisco Bezerra (Segurança). Além dos secretários da Saúde, Arruda Bastos; do Trabalho e Desenvolvimento Social, Evandro Leitão; e Meio Ambiente, Paulo Henrique.
Segundo Cid Gomes, a "minirreforma" do secretariado ocorreu por vontade dos próprios ex-secretários, que desejam se candidatar nas eleições de 2014. A lei eleitoral exige que candidatos deixem os cargos em abril de 2014, caso queiram participar das eleições no próximo ano.
Ciro Gomes, futuro secretário da Saúde, enfrentou uma crise envolvendo médicos em 1992, quando era Governador do Ceará; na época, a categoria entrou em greve. Ciro Gomes se referiu aos profissionais como "sal": "branco e barato", disse, na época.
Quatro pastas ainda não tiveram o nome de seus substitutos divulgados: Segurança, Cultura, Meio Ambiente e Cidades. Os nomes devem ser divulgados oficialmente na manhã desta segunda-feira, segundo a assessoria do Governo do Estado.
Críticas
O secretário da Segurança, Franciso Bezerra, sofreu fortes críticas ao longo de três anos - período em que assume a pasta - devido ao crescimento nos índice de violência no estado.
Ele foi convidado a depor na Assembleia Legislativa do Ceará, em agosto. Na ocasião, ele falou de índices positivos, como o crescimento da apreensão de armas e drogas e do número de prisões. Já a oposição criticou a falta de segurança entre a população do estado, citando o aumento no número de assaltos e homicídios.
Camilo Santana, que deixou a Secretaria de Cidades, também se envolveu em polêmica por suposto envolvimento no chamado "escândalo dos banheiros". ONGs realizavam parceria com a pasta para a construção de banheiros populares em cidades do Ceará. Os banheiros não eram entregues ou eram concluídos pela metade. Segundo o Ministério Público, a verba repassada pela Secretaria das Cidades foi desviada
.

0 comentários:

Postar um comentário