sexta-feira, setembro 27, 2013

CRATEÚS Servidores contra regime trabalhista ( Diário do Nordeste)

Crateús. Os servidores públicos municipais desta cidade protestam contra mudança de regime trabalhista. O Sindicato dos Servidores Municipais mobiliza a categoria para pressionar o Legislativo municipal de não aprovar o projeto de lei que trata de mudança de regime trabalhista no município.

A proposta apresentada pela gestão municipal prevê a mudança de regime de celetista para estatutário. O Sindicato considera o projeto um golpe contra os servidores.

Alega que a mudança trará retrocessos para os trabalhadores municipais. Segundo o presidente da entidade, Ricardo Cosmo Júnior, a aprovação do novo regime implica em grandes prejuízos para a categoria.

Dois principais pontos são levantados pelo Sindicato como inaceitáveis. "Se mudar o regime perdemos o FGTS, benefício que nos garante um depósito de 96% ao ano. Outro ponto é que passando para o estatutário, a gestão fica autorizada a criar um fundo de previdência próprio, que pode vir a quebrar".

Segundo ele, no Brasil em cerca de dois mil municípios com o regime estatutário, os fundos de previdência estão quebrados, e que no Ceará dos 54 municípios que os servidores são regidos pelo sistema, em 51 os fundos de previdência estão na mesma situação. "Isso pode ocorrer em Crateús com a aprovação do regime", disse.

A Prefeitura da cidade declarou ontem, por meio de nota, que "o Estatuto é o conjunto de leis e regras referentes aos direitos e deveres dos servidores e a sua implementação possibilitará a adoção de uma política de maior valorização dos servidores públicos, e que não haverá qualquer perda para os servidores de Crateús".

0 comentários:

Postar um comentário