sábado, setembro 07, 2013

EXONERAÇÕES Secretário de Segurança está fora

A falta de entendimento com os aliados atrasou a formação da nova equipe do governador, anunciada ontem
Para os políticos cearenses, ontem, o dia foi de expectativa quanto ao anúncio dos secretários estaduais e outros auxiliares do Governo Cid Gomes (PSB), que seriam exonerados, conforme anúncio feito pelo próprio Cid, à noite do dia anterior, através do Facebook. No Palácio da Abolição, ontem, o dia foi de contatos políticos do governador com alguns líderes de partidos aliados, para definição dos próximos auxiliares. A grande expectativa só foi confirmada no fim da noite: a exoneração do secretário de Segurança Pública, Francisco Bezerra.

Post do governador Cid Gomes no perfil do facebook confirmou ontem, às 23h, a exoneração dos três últimos secretários, dentre os quais o titular da Pasta de Segurança, Francisco Bezerra, cuja saída era a mais especulada durante o dia de ontem

Só no final da noite de ontem, às 23h, o governador Cid Gomes anunciou, também no facebook, a saída mais especulada dentre os quadros do primeiro escalão: o secretário de Segurança Pública, Francisco Bezerra. No mesmo post, ele também confirmou a saída do titular da pasta de Saúde, Arruda Bastas, e Trabalho e Desenvolvimento Social, Evandro Leitão. A justificativa do chefe do Executivo Federal é de que os gestores têm interesse a ser candidato em 2014.

Pouco antes do meio dia da sexta-feira, utilizando o mesmo Facebook, o governador já havia anunciado a exoneração dos secretários Mauro Filho (Fazenda), Francisco Pinheiro (Cultura), Gony Arruda (Esportes) e Camilo Santa (Cidades), e ainda Paulo Henrique Lustosa, suplente de deputado federal (Conpam).

O Diário Oficial do Estado do dia 6 de agosto atrasou sua publicação e não saiu ontem. Às 19h, o governador Cid Gomes liberou os funcionários responsáveis pelo sua publicação, ainda sem a confirmação das informações oficiais. O anúncio de reforma do secretariado tomou de surpresa o mundo político cearense, posto que tal providência estava sendo anunciada para o mês de dezembro próximo. Com alguns dos exonerados, Cid Gomes conversou nas últimas horas, inclusive com uns, depois de ter feito o anúncio, à noite da última quinta-feira, de trocar auxiliares.

Substitutos
A demora em anunciar todas as mudanças ocorreu pela falta de entendimento de Cid com dirigentes de partidos aliados que vão indicar os substitutos dos exonerados, mantendo a mesma coalização na administração estadual. Na nova equipe, deverá entrar um representante do DEM, indicado por Moroni Torgan, aliado a partir da última eleição municipal, em Fortaleza.

Os deputados estaduais exonerados ontem já assumirão suas cadeiras, na Assembleia, no início da próxima semana. Ontem, no Legislativo estadual, já estavam sendo adotadas as providências de limpezas dos gabinetes até então ocupados pelos respectivos suplentes. Mauro Filho e Camilo Santana estavam no Governo desde o início da primeira administração Cid Gomes, em janeiro de 2007.

Camilo só chegou a ocupar espaços na Assembleia por pouco tempo, no início do ano passado, em razão das eleições municipais, quando todos os deputados foram exonerados, para efeito de desincompatibilização, exceção apenas para Mauro Filho, que continuou no Governo. Os demais deputados, Nelson Martins, Francisco Pinheiro e Gony Arruda só chegaram ao Governo no segundo mandato de Cid.

A alegação para o governador antecipar a alteração na equipe, segundo alguns aliados, é a necessidade de a administração, no ano eleitoral, não sofrer solução de continuidade, principalmente por ser o último ano da gestão, e algumas importantes obras, para marcarem o período Cid Gomes, necessitarem de acompanhamento intensivo dos respectivos secretários.

Como a motivação é afastar os candidatos da administração, além dos secretários, foram relacionados outros nomes que estão ocupando cargos nos escalões em nível de secretário. No entanto, até o início da noite, esses nomes ainda não tinham sido confirmados.

Quando anunciou a exoneração dos secretários que voltarão à Assembleia, o governador disse que outras áreas da administração seriam também mexidas, sem no entanto citar quais, embora já estivesse circulando nos canais políticos a informação de que o secretário de Saúde, Arruda Bastos, seria mudado, por ser candidato a deputado estadual pelo PCdoB, e o secretário de Segurança, Francisco Bezerra, para alguns, o motivo real das exonerações no secretariado.

Bezerra trabalha diretamente com Cid há mais de 16 anos, desde quando o governador foi presidente da Assembleia, mais os oito anos de prefeito de Sobral e agora como governador. Há entre eles uma relação muito próxima, e a saída dele, isoladamente, poderia se entendido como uma punição aos índices de insegurança no Estado. 

0 comentários:

Postar um comentário