terça-feira, setembro 24, 2013

População de Crateús fará manifestação pela construção do Açude Fronteiras

Leito do rio Poty, no distrito de Ibiapaba, em Crateús é o local em que será construída a barragem Fronteiras
Leito do rio Poty, no distrito de Ibiapaba, em Crateús é o local em que será construída a barragem Fronteiras
No próximo dia 4, a partir das 6:30h a população de Crateús fará manifestação pela construção do Açude Fronteiras. O movimento será composto por uma caminhada pelas ruas da cidade e findará no Teatro Rosa Moraes, com a realização de uma Audiência Pública.
A organização é do Comitê de Apoio aos Produtores do Lago Fronteiras, que acompanha o desenrolar das ações de desapropriação e o andamento da obra em geral. O Comitê mobiliza diversas entidades e a população local para o movimento, motivado por mais um adiamento na licitação da construção do reservatório, que estava marcada para o dia 26 de setembro e novamente foi adiada pelo DNOCS.
Pedirão ao DNOCS celeridade à obra que é aguardada na região há vários anos, com vistas a resolver o problema da falta de água frequente, ocasionada pelas cíclicas estiagens.
Desde 2010 as datas de licitações são marcadas e adiadas. A morosidade tem sido uma das marcas da obra, que quando concluída proporcionará a redenção hídrica da região, uma das mais secas do Estado.
PAC
A Barragem Fronteiras, situada no Rio Poti, terá como finalidade o reforço do abastecimento d´água da sede do município de Crateús e irrigação, beneficiando uma população de aproximadamente 120 mil pessoas. A obra integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), cujo valor será de R$ 300 milhões. Terá capacidade de acumulação de 488 milhões de metros cúbicos de água, proporcionando o abastecimento de cerca de 40% da população urbana de Crateús e 20% da população rural. O volume é o sexto maior do Ceará.

0 comentários:

Postar um comentário