terça-feira, outubro 01, 2013

Ato exigirá construção de reservatório

Crateús. Cansados de aguardarem o processo licitatório do Açude Fronteiras, previsto para ser construído neste município desde 2010, a população, encabeçada pelo Comitê de Apoio aos Produtores do Lago Fronteiras, fará uma manifestação reivindicando o início da obra.

Apesar da morosidade na licitação para o início das obras, a área do Açude está definida no município de Ibiapaba, no Sertão dos Inhamuns FOTO: SILVÃNIA CLAUDINO

O ato ocorrerá nesta sexta-feira, com uma caminhada que sairá às 6h30 do centro da cidade e culminará com uma audiência pública no Teatro Rosa Moraes. Ali, o Comitê organizará a leitura e assinatura de um documento, que será entregue ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), solicitando a urgente licitação para construção da obra do reservatório.

A morosidade tem sido uma das marcas da obra, que quando concluída proporcionará a redenção hídrica desta região, uma das mais secas do Estado. A previsão é que iniciaria no final de 2010, com prazo de conclusão estimado em três anos. Depois, em março de 2011. E por último, em dezembro do mesmo ano. Várias outras datas foram marcadas nos últimos dois anos, inclusive duas vezes neste mês de setembro. Agora, o órgão marcou para o dia 15 de outubro.
Redenção

A falta de água no município, provocada pela prolongada estiagem nestes últimos dois anos motiva ainda mais a pressa da população, que vislumbra o Açude como a única alternativa na redenção hídrica do município e região.

"No documento exigiremos que a licitação seja feita de fato no dia 15 para que a construção comece. De tanto aguardarmos essa licitação e ela não acontecer, há pessoas que nem acreditam mais na concretização da obra. Em função de tantos adiamentos e demoras, expressaremos nossa insatisfação nesse ato público. O Dnocs sempre tem justificativas, mas ao enfrentarmos essa grande estiagem ficamos ainda mais ansiosos pela obra", desabafa Edina Rodrigues, presidente do Comitê.

Expectativa

A expectativa é que a barragem transforme o perfil econômico do município, promovendo desenvolvimento sustentável de uma região que sofre com as consequências da falta de água e de reservatórios de grande porte. Piscicultura e fruticultura serão possíveis quando a barragem adquirir volume de água, cujos resultados serão sentidos diretamente no crescimento da agricultura familiar na região do rio Poti. Os distritos de Poti, Ibiapaba, Assis e Curral Velho, em Crateús, serão os mais beneficiados com a obra.

De acordo com Edina, o movimento promete ser grande, já que o Comitê está mobilizando as populações de vários municípios da região, inclusive do Estado do Piauí.

"O reservatório quando construído beneficiará não somente Crateús, mas toda a região. Então é uma obra esperada por todos. Estamos mobilizando representantes de movimentos sociais de toda a região", ressalta a presidente, informando que participarão pessoas dos municípios de Novo Oriente, Nova Russas, Independência, Poranga, Ipaporanga, Tamboril e do município piauiense, Buriti dos Montes, na divisa com o Ceará.

Conforme o Dnocs, a licitação foi adiada devido a ocorrência de falhas no edital do processo licitatório. "Foram verificadas algumas falhas que tiveram de ser corrigidas e nova data foi marcada. O novo edital foi analisado e acreditamos que agora dará certo", justificou o diretor de Infra Estrutura Hídrica do órgão, Glauco Mendes.

Segundo Mendes, após a definição da empresa por meio da licitação, em um prazo de 60 a 90 dias será dada a ordem de serviço da obra. O Açude integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), cujo valor será de R$ 300 milhões. Terá capacidade de acumulação de 488 milhões de metros cúbicos de água, proporcionando o abastecimento de cerca de 40% da população urbana de Crateús e 20% da população rural. O volume é o sexto maior do Ceará.

No momento, o abastecimento no município ocorre pela liberação de água do Açude Flor do Campo, em Novo Oriente para o Açude Carnaubal. A operação teve início em 29 de julho passado.

Mais informações:
Comitê de Apoio aos Produtores
Telefone: (88) 9418.7589
Dnocs
Telefone: (85) 3391.5172
www.dnocs.gov.br
 SILVÂNIA CLAUDINOREPÓRTER

0 comentários:

Postar um comentário