terça-feira, outubro 15, 2013

Brasil

POLÍTICA

Marina critica retrocesso de Dilma na economia; presidente contesta

Letícia Lins Tatiana Farah, O Globo
Em clima de campanha antecipada, a presidente Dilma Rousseff fez críticas aos adversários políticos, nesta segunda-feira, em Itajubá (MG). Disse que não está preocupada com a reeleição porque se dedica a governar enquanto os outros candidatos ainda têm de estudar os problemas do país.
Em Recife, à tarde, a ex-senadora Marina Silva (foto abaixo) partiu para o ataque ao afirmar que a marca do governo Dilma “é a do retrocesso”, e que a política econômica da gestão de Dilma vem sendo praticada com “alguma negligência em função da ansiedade política”, o que põe em risco as conquistas adquiridas desde o início da estabilização econômica, que começou a ser implantada ainda no governo do tucano Fernando Henrique Cardoso.

Foto: Hans von Manteuffel / O Globo

POLÍTICA

Mensalão: Jefferson pede perdão judicial e alega risco de morte

André de Souza, O Globo
Os advogados do ex-deputado Roberto Jefferon (PTB-RJ, foto abaixo), condenado a sete anos e 14 dias de reclusão em regime semiaberto no julgamento do mensalão, apresentaram nesta segunda-feira novo recurso para tentar livrá-lo da punição ou, ao menos, diminuir a pena. Eles chegam a dizer que a saúde de Jefferson é tão frágil que, caso seja preso, corre o risco de morrer.
A defesa de Jeffeson foi a primeira, e até agora a única, a entrar no Supremo Tribunal Federal (STF) com os segundos embargos de declaração, um tipo de recurso usado para esclarecer contradições, omissões e obscuridades. No julgamento dos primeiros embargos de declaração, em agosto deste ano, os ministros do STF rejeitaram os argumentos de Jefferson e mantiveram inalterada sua pena. O prazo para apresentar os segundos embargos termina na terça-feira.


POLÍTICA

Joaquim Barbosa não descarta candidatura política no futuro

O Globo
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa (foto abaixo), admitiu nesta segunda-feira a possibilidade de lançar uma candidatura política no futuro, após deixar a corte.
"Não tenho no momento nenhuma intenção de me lançar candidato à Presidência da República. Pode ser que no futuro", disse Barbosa a jornalistas em evento na PUC-RJ.
"Sempre tive carreira técnica. Agora, no dia que deixar o Supremo, como entrei muito jovem, ainda terei muito tempo para refletir sobre isso", acrescentou.
A popularidade de Barbosa cresceu devido à sua atuação no processo de julgamento da ação penal do mensalão, no qual foi relator, e seu nome chegou a aparecer em algumas pesquisas de opinião para as eleições do ano que vem para presidente.


POLÍTICA

Cabral pede a Rui Falcão para PT não entregar cargos do governo

Cássio Bruno, O Globo
O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB, foto abaixo) pediu ao presidente nacional do PT, Rui Falcão, para que os petistas não entreguem neste momento os cargos que ocupam atualmente em sua administração. A conversa entre Cabral e Falcão ocorreu pelo telefone na última sexta-feira, momentos antes da reunião para discutir a saída do PT do governo.
O contato feito pelo governador foi revelada pelo próprio Falcão aos petistas, com a presença do senador Lindbergh Farias, pré-candidato ao governo em 2014, e de deputados da legenda, antes do início da reunião da executiva regional. Cabral apoia a pré-candidatura do vice-governador Luiz Fernando Pezão.
Segundo petistas presentes no encontro, Cabral argumentou que não era o momento para o PT entregar os cargos. O motivo seria para não prejudicar a aliança nacional com o PMDB e, consequentemente,a reeleição da presidente Dilma Rousseff. No telefonema, segundo informou Falcão aos petistas, Cabral não descartou apoiar a Lindbergh. No entanto, publicamente, Cabral sempre negou esta possibilidade.

Foto: Pablo Jacob / O Globo

GERAL

PCC prepara ataques até na Copa e Comando-Geral põe PMs em alerta

Marcelo Godoy, Estadão
O Primeiro Comando da Capital (PCC) prepara novos ataques caso a cúpula seja transferida para o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) da Penitenciária de Presidente Bernardes, no interior de São Paulo. Diante das novas ameaças do bando, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Benedito Roberto Meira, pôs a corporação em estado de alerta.
As ameaças da facção se estendem a 2014, quando os bandidos prometem uma "Copa do Mundo do terror" e ataques nas eleições. Os planos dos criminosos foram interceptados em telefonemas recentes flagrados pela inteligência da polícia. Os bandidos afirmam que vão fazer uma greve branca nos presídios se a liderança do PCC for transferida para o RDD. Também dizem que, em caso de reação do governo paulista à greve, criminosos nas ruas vão atacar.

GERAL

Dia do Professor terá protesto em 15 cidades

Laura Maia, Estadão
O Dia do Professor deve ser marcado nesta terça-feira, 15, por protestos em ao menos 15 cidades brasileiras. Organizados pelas redes sociais, os atos pela educação têm diferentes pautas, mas todos citam a necessidade de melhorias no ensino público e o apoio aos professores do Rio, que estão em greve desde o dia 8 de agosto.
Mais de cem mil pessoas confirmaram pela internet a presença nas ruas do Rio, Macaé, São Paulo, Brasília, Goiânia, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Curitiba, Londrina, Cascavel, Salvador, Recife, Fortaleza, João Pessoa e São Luís.
Na capital fluminense, a manifestação intitulada "Um milhão pela Educação" tinha mais de 89 mil pessoas confirmadas no Facebook. O ato, organizado pelo Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe), está marcado para às 17 horas, na Candelária, centro da cidade.


GERAL

Médicos são orientados a pedir votos de pacientes contra Dilma

Letícia Fernandes, O Globo
Em reação à aprovação da medida provisória que criou o programa Mais Médicos, as entidades que representam esses profissionais de Saúde preparam uma ofensiva nacional na campanha de 2014 contra a presidente Dilma Rousseff, sobretudo na população de baixa renda. Segundo o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Florentino Cardoso, a maior parte dos médicos vai influenciar o eleitorado de forma indireta, sem recorrer à participação partidária. Para ele, o importante é marcar uma posição antigoverno.
- Um número muito grande de médicos que nunca se envolveu em eleições está determinado a se envolver, mas influenciando, não se candidatando. É muito comum os pacientes perguntarem para a gente, em período eleitoral, em quem vamos votar, principalmente nas regiões menos favorecidas. Há um movimento grande da classe médica para participar da política dessa forma. Não é o candidato A ou B, o sentimento é escolher um candidato que, certamente, não será a presidente Dilma - disse.


GERAL

Depoimento de PM diz que Amarildo sofreu tortura dentro de UPP

O Globo
Um policial militar que trabalhava na noite do desaparecimento de Amarildo de Souza deu um depoimento afirmando que o ajudante de pedreiro sofreu tortura dentro da UPP da Rocinha (foto abaixo). O testemunho foi dado na noite deste domingo no Ministério Público (MP) e entrou pela madrugada, de acordo com o site G1.
Segundo o militar, todos os policiais que estavam de serviço em 14 de julho receberam ordem do tenente Luiz Felipe de Medeiros para que ficassem dentro de um contêiner. De lá, ouviram barulhos por 40 minutos que davam a entender que ocorria uma sessão de tortura no local. Gritos, agressões, barulhos de choques e ruídos de asfixia foram ouvidos. Após o silêncio, os policiais gritaram que algo tinha dado errado e começou uma movimentação em direção à mata atrás da UPP da Rocinha.



ECONOMIA

Mantega: BNDES não dará mais empréstimos aos estados

Ronaldo D'Ercole, O Globo
O ministro da Fazenda, Guido Mantega (foto abaixo), anunciou na noite desta segunda-feira que o BNDES não concederá mais empréstimos aos estados a partir do ano que vem. A ideia, segundo Mantega, é que, com isso, o governo também reduza as transferências do Tesouro Nacional para o BNDES.
— A tendência é que o BNDES esteja mais focado em atividades que são mais difíceis de serem financiadas pelo setor privado. Fundamentalmente, infraestrutura e indústria pesada. A orientação é de que não haja novos empréstimos para os estados — disse.
As linhas do Pró-Investe, programa criado em 2012 para financiar investimentos dos governos estaduais serão suspensas, segundo informou o ministro.


0 comentários:

Postar um comentário