quinta-feira, outubro 31, 2013

Cogerh avalia operações em Crateús

Crateús. A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) esteve ontem, neste município, em solenidade comemorativa aos 20 anos do órgão. Na ocasião, a Companhia fez uma avaliação das últimas ações executadas na região acerca da provisão de abastecimento de água e a Câmara Municipal entregou o título de cidadão crateuense ao atual presidente da Companhia, Rennys Frota. A solenidade aconteceu no auditório do Instituto Federal de Educação (IFCE) e contou com a presença de autoridades municipais, membros do Comitê da Bacia dos Sertões de Crateús e técnicos da Cogerh.
Presidente da Cogerh, Rennys Costa, prefeito de Crateús, Carlos Felipe, e presidente da Câmara Municipal, Aldairton Carvalho na solenidade

Após a entrega da comenda, o diretor de planejamento da Cogerh, João Lúcio, proferiu palestra com o tema "20 anos de Cogerh: desafios e proposituras".

Rennys Frota agradeceu à Câmara Municipal que, por unanimidade, concedeu o título de cidadão crateuense e discorreu sobre os desafios enfrentados recentemente pelo órgão em impedir o colapso no abastecimento de água em Crateús.

"Agradeço à generosidade do povo de Crateús e à Câmara pelo título, do qual me sinto muito honrado. Registro o êxito da experiência que passamos na perenização do leito do rio Poty para a transferência de água, que garantiu o abastecimento para as famílias de Crateús. A Cogerh, junto com o Comitê, continuará monitorando as atividades realizadas ao longo do rio", destacou.

No final de agosto, a Cogerh iniciou a transferência de água do açude Flor do Campo, em Novo Oriente, para Crateús a fim de garantir o abastecimento de água para a população da cidade, onde há mais de 70 mil habitantes que corriam o risco de ficar sem água de forma total em suas torneiras, devido ao esvaziamento de água no açude Carnaubal, reservatório que abastece Crateús.

A operação foi encerrada após 60 dias, no dia 27 de setembro e, segundo o órgão, assegura o abastecimento de água em Crateús até o início de março de 2014. O volume de água transferido ainda não foi divulgado oficialmente, mas a previsão do escritório local é que tenha sido transferido em torno de 4 milhões de metros cúbicos do açude Flor do Campo para o açude Carnaubal, em um percurso de 45km pelo leito do rio Poty.

Para o presidente da Câmara Municipal, Aldaírton Carvalho, o título reflete o agradecimento do povo de Crateús pelo empenho do presidente na solução do problema de água em Crateús.

"Dr. Rennys demonstrou interesse e preocupação com a situação local desde a primeira audiência, além de ter preparo profissional e pessoal para atender a necessidade do município naquele momento difícil. A Câmara concede o título de forma justa", ressaltou o edil.

Carvalho citou que a perenização do rio beneficiou não somente a população da cidade de Crateús, mas também as comunidades ao longo do rio.

0 comentários:

Postar um comentário