sábado, novembro 16, 2013

Brasil

No Twitter, Dilma ignora mensalão e elogia PCdoB

Sérgio Roxo, O Globo
Enquanto o ex-ministro José Dirceu, o deputado federal José Genoino (PT-SP) e outros condenados no processo do mensalão se apresentavam à Polícia Federal, a presidente Dilma Rousseff fazia elogios ao PCdoB pelo Twitter. Presente no 13° Congresso do partido, a presidente lembrou se tratar da única legenda, além do PT, que esteve ao lado de Lula em todas as eleições desde 1989.
“Esta aliança se mantem sólida por tanto tempo porque há identidade nos nossos compromissos com um Brasil justo, soberano e democrático. O PCdoB compartilha comigo o desafio de governar o Brasil. Ele me ajuda com a força de sua unidade política”, afirmou na rede social, sem mencionar a prisão de 12 réus condenados no mensalão.


Delúbio: PT continuará sendo o partido mais querido da história

Maria Lima, O Globo
“Viva o PT. Viva o Brasil”. Assim o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, encerrou artigo publicado nesta sexta-feira no site 247, cujo link postou no Twitter momentos antes da decretação de sua prisão como um dos cabeças do que foi considerado o maior esquema de corrupção orquestrado na cúpula de seu partido.
Enquanto companheiros como o deputado José Genoíno e o ex-ministro José Dirceu davam declarações sobre suas prisões, Delúbio, alheio ao desfecho do processo, publicou em sua página no twitter: "PED 2013: o PT e sua missão histórica", é o meu artigo semanal para sites, blogs, jornais e revistas”. 

Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT. Foto: Ailton de Freitas

No artigo, Delúbio diz que o compromisso dele e do PT com os brasileiros é tamanho e a fé nos ideais que professam é de tal forma grandiosa, “que os imensos sacrifícios pessoais, os ódios que atraímos e as perseguições covardes das quais somos vítimas nada representam diante da responsabilidade que os brasileiros nos depositam, de forma crescente a cada eleição, fazendo do PT o mais querido, admirado e respeitado partido da história do Brasil”.


'Estamos juntos', diz Lula a condenados

Vera Rosa, O Estado de S. Paulo 
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta sexta-feira, 15, para o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e para o ex-presidente do PT José Genoino logo após saber da expedição dos mandados de prisão contra os dois ex-dirigentes do partido, ambos condenados no processo do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal. "Estamos juntos", disse Lula aos antigos companheiros.
Apesar de manifestar solidariedade aos petistas que tiveram ordem de prisão decretada, a estratégia acertada entre Lula e a presidente Dilma Rousseff para não prolongar o desgaste é a lei do silêncio sobre os desdobramentos do mensalão e a condenação e prisão dos ex-dirigentes petistas. "Nós temos um acordo de não falar sobre esse assunto", admitiu neste feriado o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho.
Nos bastidores, Dilma e Lula avaliam que, como não há chances de reversão da sentença que condenou os petistas, o desfecho mais favorável para o governo foi mesmo a execução imediata das penas. Motivo: Dilma é candidata ao segundo mandato e tudo o que o PT não queria era a prisão dos condenados em 2014, um ano eleitoral.

Dirceu, Genoino, Valério e mais sete se apresentaram à PF

André de Souza, Carolina Brígido, Vinicius Sassine, Gustavo Uribe, Ezequiel Fagundes e Letícia Fernandes, O Globo
O ex-ministro José Dirceu, o deputado federal José Genoino (PT-SP), Marcos Valério e outros sete condenados no processo do mensalão já se apresentaram à Polícia Federal (PF). Ao todo, 12 ordens de prisão foram expedidas pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa.
Os presos serão todos levados para a carceragem da Polícia Federal em Brasília. A previsão é de que eles cheguem no domingo à capital federal, para onde serão levados em num avião da PF. Eles terão de dividir a cela durante o período em que estiverem na carceragem da PF em Brasília, pois não há espaço para celas individuais.
Dirceu deixou sua casa em Vinhedo e chegou à Superintendência em São Paulo por volta das 20h30m. Antes, em documento intitulado "Carta Aberta ao Povo Brasileiro", divulgado minutos depois de ter seu mandado de prisão expedido pelo Supremo, o ex-ministro reiterou sua inocência, disse ser vítima de uma condenação injusta e que, assim como José Genoino, se considera "um preso político de uma democracia sob pressão das elites". 

José Dirceu, ex-ministro. Foto: Eliaria Andrade / O Globo

Já Genoino deixou sua casa no Butantã, em São Paulo, levantando o braço em sinal de força. Sua filha chorava muito. Em seguida, o deputado entrou no carro do advogado e seguiu rumo à Superintendência da PF. Ao longo do caminho, repetia o sinal de força para os fotógrafos que acompanharam o carro no trajeto.
Na sede da PF, correligionários esperavam Genoino. A mulher do parlamentar foi até a superintendência. Mais cedo, Genoino distribuiu nota à imprensa em que diz que é inocente e que se considera um preso político.

0 comentários:

Postar um comentário