sexta-feira, novembro 22, 2013

Brasil

Dirceu: o 'rei da cela'

Vera Rosa, Estadão
Acostumado a dar ordens, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu impõe a disciplina na prisão. Levanta bem cedo, faz ginástica, organiza temas para "debates" e virou o "rei da cela". É ele o mandachuva que passa as tarefas para os companheiros e decreta a hora de fazer exercícios, de ler, de caminhar e jogar conversa fora.
Na manhã desta quinta-feira, 21, antes da saída do ex-presidente do PT José Genoino - que passou mal e foi hospitalizado -, Dirceu deu voz de comando a Delúbio Soares, ex-tesoureiro do partido. Aficcionado por limpeza, ele pegou um balde de água, sabão e vassoura e puxou Delúbio para ajudá-lo na faxina na cela "S 13", número do PT.



'Entre submissão e humilhação, vou para luta', diz Genoino

Ricardo Brito, Estadão
O deputado federal licenciado e ex-presidente do PT, José Genoino (foto abaixo) era o mais exaltado entre os colegas de partido que cumprem pena na Penitenciária de Brasília, a Papuda, na manhã desta quinta-feira, 21."Entre a submissão e a humilhação, eu vou para a luta nem que leve a minha vida", disse Genoino em pé, segundo o vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC), no encontro que ocorreu na sala do diretor do presídio. Durante o encontro, o ex-presidente do partido teve aferida sua pressão arterial, que chegou a um pico de 18.
Nesta manhã, uma comitiva de parlamentares petistas visitou o grupo. Segundo eles, Genoino estava inconformado por não estar recebendo o tratamento médico adequado para se recuperar da cirurgia cardíaca a que foi submetido em julho. Ele também reclamou do fato de não ter garantido, até então, o direito a prisão domiciliar, que havia sido solicitado pela sua defesa ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator do mensalão, Joaquim Barbosa, no domingo.



Itália confirma que Pizzolato entrou no país por fronteira terrestre

Jamil Chade, Estadão
A Polícia da Itália confirmou nesta quinta-feira, 21, que Henrique Pizzolato (foto abaixo), ex-diretor do Banco do Brasil e condenado a 12 anos de prisão pelo envolvimento no caso do mensalão, está em território italiano e que entrou no país por uma das fronteiras terrestres do pais. Mas, desde então, seu paradeiro é desconhecido.
A informação foi confirmada ao Estado pela assessoria de imprensa da Polícia. Roma, porém, insiste que Pizzolato é "um homem livre" e que o alerta vermelho emitido pela Interpol não vale como mandado de prisão para um italiano dentro da Itália. "Ele entrou por uma fronteira terrestre, está na Itália. Mas não sabemos onde", declarou a assessoria de imprensa da Polícia.



MP pede fim do privilégio de mensaleiros na Papuda

G1
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) enviou nesta quinta-feira uma recomendação à diretoria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal para que seja seguido o princípio da isonomia no tratamento aos internos e visitantes das unidades prisionais. Apesar de não citar os nomes dos mensaleiros, é uma manifestação direta contra os privilégios que os petistas José Dirceu, Delúbio Soares e José Genoino estão recebendo, com visitas frequentes de amigos, familiares e parlamentares do PT.
A Promotoria lembrou que o horário de visitação do presídio é restrito às quartas e quintas-feiras, das 9h às 15h, além de destacar que os visitantes devem passar por revista, estar com roupa apropriada e deixar aparelhos eletrônicos na entrada. O acesso irrestrito aos parlamentares, fora dos horários estabelecidos, é um entendimento do juiz da Vara de Execuções Penais, que pode ser suspenso a qualquer momento.


Olívio Dutra considera justa a prisão dos mensaleiros

Jimmy Azevedo, Jornal do Comércio
Destoando do discurso de lideranças petistas, intelectuais de esquerda e juristas, o ex-governador do Rio Grande do Sul Olívio Dutra (foto abaixo) não acredita que houve cunho político na condenação e na prisão dos correligionários José Genoino, José Dirceu e Delúbio Soares, detidos, na semana passada, pelo escândalo do mensalão durante o primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Funcionou o que deveria funcionar. O STF (Supremo Tribunal Federal) julgou e a Justiça determinou a prisão, cumpra-se a lei”, analisa o ex-presidente estadual e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT).
No entendimento de Olívio Dutra, o desfecho da Ação Penal 470, conhecida popularmente como mensalão, foi uma resposta aos processos de corrupção que, historicamente, permeiam a política nacional, independentemente de partidos.



Temer diz que mensalão terá 'impacto zero' em 2014

Elder Ogliari, Estadão
O vice-presidente Michel Temer (PMDB, foto abaixo) acredita que o julgamento do mensalão e a condenação dos envolvidos será tema da campanha de 2014 sem, no entanto, interferir nos resultados eleitorais. "É claro que isso vai ser explorado, é natural que seja, mas impacto não terá", afirmou, durante entrevista coletiva no escritório do deputado federal Eliseu Padilha (PMDB) em Porto Alegre, nesta quinta-feira.
"Não acredito que uma sentença judicial que condenou alguns membros de um partido vai levar a mudanças no quadro eleitoral", reiterou.Para Temer, o governo federal "seguramente" tem capital político para enfrentar os argumentos que a oposição pode preparar, sustentado tanto em suas ações e resultados quanto na postura da chefe do Executivo. "Quem não conhece a lisura da presidente Dilma (Rousseff)?", questionou.



Com risco de perderem supersalários, ministros do TCU vão a deputados

Erich Decat, Estadão
Receosos de serem afetados com possível corte dos supersalários por parte da Câmara dos Deputados, ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) procuraram integrantes da cúpula da Casa nesta quarta-feira, 21, para discutir o tema. O 'corpo a corpo' foi feito por telefone, na véspera da reunião da Mesa Diretora da Casa, na qual estava prevista a discussão de um parecer em que é contestado o pagamento acima do teto constitucional aos ministros deste tribunal.
"Todos os ministros estão ligando. O presidente [do TCU] Augusto Nardes me ligou ontem para saber se (o parecer) iria entrar na pauta", disse ao Broadcast Político o segundo secretário da Mesa, deputado Simão Sessim (PP-RJ).


Denúncia de ex-diretor da Siemens sobre caixa 2 envolve seis partidos

G1
A denúncia feita pelo ex-diretor da Siemens Everton Rheinheimer sobre caixa 2 durante os governos tucanos de Mário Covas, Geraldo Alckmin e José Serra envolve os nomes de políticos do PSDB, do DEM, do PPS, do PTB, do PSB e do PMDB. Todos os envolvidos negam as acusações.
Rheinheimer disse, em relatório entregue em 17 de abril ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que possui “documentos que provam a existência de um forte esquema de corrupção no estado de São Paulo” durante os governos tucanos de Mário Covas, Geraldo Alckmin e José Serra, segundo reportagem publicada nesta quinta (21) pelo jornal “O Estado de S. Paulo”. No texto, o ex-funcionário disse que o arranjo “tinha como objetivo principal o abastecimento do caixa 2 do PSDB e do DEM”.


Assessor de secretário de Haddad é afastado do cargo

Germano Oliveira Leonardo Guandeline, O Globo
A Prefeitura de São Paulo afastou nesta quinta-feira o assessor especial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendorismo, Tony Nagy, investigado pela Controladoria Geral do Município (CGM) por suspeita de enriquecimento ilícito. Ele não apresentou à Prefeitura a declaração de patrimônio, segundo o prefeito Fernando Haddad (PT). A exoneração dele do cargo deve ser publicada no Diário Oficial do Município. Nagy, inclusive, doou R$ 140 mil à campanha de Eliseu Gabriel (PSB), titular da pasta e candidato a vereador na época da doação, no ano passado.
- Na verdade, nós recomendamos o afastamento desse assessor do Eliseu, em função... Ele já estava sendo monitorado pela Controladoria, ele não apresentou a declaração de renda (declaração de patrimônio) tempestivamente. Em função disso ele passou a ser monitorado e havia indícios de problemas com as declarações que ele prestou ao município. Ele não é servidor do município, está em um cargo comissionado, vindo da assessoria da Câmara, e nós recomendamos o afastamento dele.

0 comentários:

Postar um comentário