sábado, novembro 30, 2013

Brasil

Com Lula, Dilma tenta destravar aliança nos Estados

João DomingosTânia Monteiro, Eduardo Bresciani Ricardo della Coletta,  Agência Estado
Para tentar reduzir os danos eleitorais que o racha entre o PT e os partidos aliados poderá causar à campanha pela reeleição, a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do PT, Rui Falcão, e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, reúnem-se neste sábado, 30, com as cúpulas do PMDB e do PP na Granja do Torto, em Brasília.
A ideia é avançar nas negociações dos palanques estaduais com os maiores partidos da base, uma semana depois de Dilma ter assegurado o "independente" PSD na coalizão de sua reeleição. Unidos, PT, PMDB, PP e PSD garantem quase metade do tempo do horário eleitoral gratuito de rádio e televisão.
A reunião deste sábado tenta sanar os problemas identificados em onze Estados em que PT e PMDB têm palanques, por ora, separados. Do lado peemedebista, participarão do encontro o presidente do partido e vice-presidente da República, Michel Temer, os presidentes do Senado, Renan Calheiros (AL), e da Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), e o presidente interino da agremiação, senador Valdir Raupp (RO).


Gilberto Carvalho acusa PSDB de ‘manobra diversionista’

Thayná Rodrigues, O Globo
O secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, afirmou nesta sexta-feira, no Rio, que a cúpula tucana adota “manobra diversionista” diante das denúncias de existência de um cartel entre empresas que disputam as licitações do sistema metroferroviário de São Paulo. Carvalho rebateu as acusações, feitas pelo PSDB, de que petistas teriam manipulado documentação sobre a investigação do esquema para comprometer políticos do partido.
Durante ato de posse da comissão de trabalhadores do Porto Maravilha, o secretário-geral do Planalto disse que o senador e pré-candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves (MG), está “acostumado” com uma época em que escândalos de corrupção não eram investigados.
— O Aécio (Neves) está acostumado com o tempo em que não se fazia investigação séria sobre quem não interessava ser investigado. Esse tempo acabou desde o tempo do governo do presidente Lula — afirmou o petista.


Procurador-geral vai ao STF contra lei de central de inquéritos de SP

Luciano Bottini Filho,  O Estado de S. Paulo
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot Monteiro de Barros, apresentou nesta sexta-feira, 29, uma Ação Declaratória de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a lei que cria o Departamento Estadual de Execuções Criminais e o Departamento Estadual de Inquéritos Policiais (Dipo) no Judiciário de São Paulo.O projeto foi proposto pelo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), Ivan Sartori, e aprovado na Assembleia Legislativa em junho.
Pela lei paulista, os inquéritos e execuções criminais serão distribuídos em dez regiões judiciárias do Estado. Os departamentos serão comandados por juízes designados pelo Conselho Superior da Magistratura (CSM) paulista. Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), esse modelo fere o princípio do juiz natural, em que cada processo ou inquérito é acompanhado pelos vários magistrados onde o processo ocorreu.
Com essa concentração em departamentos, a lei reuniria a supervisão das investigações e da execução penal nas sedes com mais movimento. Hoje, em todo os Estado do País, essa tarefa é espalhada pelas varas crimininais de cada comarca.


Barbosa pede que junta médica avalie saúde de Roberto Jefferson

Carolina Brígido, O Globo
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator do processo do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, determinou que uma perícia médica avalie o estado de saúde do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), condenado a sete anos e 14 dias de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, antes de decidir se ele cumprirá a pena na cadeia ou em casa. O ministro quer que a junta seja composta por, no mínimo, três médicos oncologistas, a serem indicados pelo diretor do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Rio de Janeiro, no prazo de 24 horas.
“Há possibilidade excepcional de concessão do regime domiciliar para réus do regime semiaberto ou do fechado, desde que demonstrada a gravidade da doença e, notadamente, que o estabelecimento prisional não possa fornecer o tratamento médico prescrito para atender à recomendação médica”, afirmou Barbosa na decisão.

Foto: Pablo Jacob / O Globo


‘Lulu reproduz mentalidade sexista’, diz professora da PUC-Rio

Marina Cohen, O Globo
Não tem escapatória: o assunto da semana é o Lulu, aplicativo criado nos EUA e lançado recentemente no Brasil que permite às mulheres avaliar homens de quem são amigas no Facebook em quesitos como “aparência”, “sexo” e “educação”. No app, os rapazes ganham perfis não autorizados aos quais as garotas atribuem hashtags elogiosas e/ou negativas. A ferramenta, então, confere nota ao cidadão.
O tema está sendo discutido na redes sociais, em blogs e até nos grandes jornais. A ferramenta estimula o sexismo? Coloca as mulheres em posição de poder? Ou é apenas brincadeira? A atriz americana Sam Ressler escreveu um artigo para o jornal “Huffington Post” em que chama o Lulu de “o pior aplicativo para mulheres, feito por mulheres”. Ao usar o serviço, Sam diz que a ferramenta permitiu que ela se lembrasse de toda a raiva dos ex-namorados. “O Lulu derramou sal em suas feridas mais recentes e te afastou do cara legal com quem você saiu na noite passada”, escreveu.


Incêndio atinge Memórial da América Latina em SP

Bruno RibeiroPaulo SaldañaDiego Zanchetta e Bruno Paes Manso,  O Estado de S. Paulo
Um incêndio de grandes proporções destruiu o interior do Auditório Simón Bolívar, prédio projetado por Oscar Niemeyer que faz parte do Memorial da América Latina, na Barra Funda, zona oeste da Capital. Um brigadista e 15 bombeiros e ficaram feridos, dois em estado grave, durante o combate às chamas, que demorou mais de cinco horas.
Segundo a Defesa Civil, uma avaliação será feita neste sábado, 30, para determinar se as estruturas do prédio foram atingidas - ainda havia fumaça saindo por rachaduras no teto côncavo do auditório, no começo da noite de sexta-feira, 29.

Foto: Alex Silva/Estadão


Força Nacional impedirá conflitos por terras no MS

João Fellet, BBC Brasil
Diante do acirramento da tensão entre índios e fazendeiros em Mato Grosso do Sul, o governo decidiu enviar tropas da Força Nacional para o Estado.
Uma portaria do Ministério da Justiça publicada [ontem] autoriza o emprego imediato da força para impedir confrontos no Cone Sul do Estado e na Terra Indígena Buriti, em Sidrolândia (a 70 km de Campo Grande). Seu período de atuação será de 90 dias e pode ser prorrogado.
As tropas, que atuarão com a Polícia Federal e forças estaduais, chegarão a Mato Grosso do Sul no momento em que se encerra um prazo dado por associações de agricultores locais para a solução dos conflitos agrários no Estado.
Elas têm dito que, caso as autoridades não apresentem até este sábado uma proposta para acabar com as disputas de terras, confrontos violentos poderão ocorrer.

Foto: ABr


'Foi fatalidade a morte do aspirante', diz Escola Naval

O Globo
O capitão de Mar e Guerra e comandante do Corpo de Aspirantes da Escola Naval, Alexandre Reis Leite, afirmou que foi uma fatalidade a morte do aspirante Vitor Lauria Pinto da Silva, durante atividades da Marinha. O aspirante de 21 anos morreu após desmaiar durante uma travessia submersa na piscina da Escola Naval, no Centro do Rio.
- Foi uma fatalidade. O Vitor era uma pessoa muito especial. Foi o segundo colocado da turma ano passado em desempenho acadêmico no ano passado - comentou Leite, destacando que sempre há militares nas imediações do Parque Aquático.
Segundo o capitão, as atividades na água são natação e permanência - que consiste em flutuar por dez minutos na água. Vitor e outros 40 alunos praticavam a atividade no período de lazer, segundo Alexandre Reis. O laudo do Instituto Médico Legal (IML) apontou que o jovem morreu afogado.


Exoneradois dois assessores de Mantega

Simone Iglesias, O Globo
O governo decidiu exonerar o chefe de gabinete do ministro da Fazenda, Guido Mantega, Marcelo Fiche, e seu adjunto, Humberto Alencar, ambos suspeitos de receber propina da empresa Partnersnet Comunicação Empresarial, que presta serviços de assessoria de imprensa ao Ministério da Fazenda. A notícia foi antecipada pelo blog Panorama Político, do GLOBO. Na semana passada, a coluna já havia antecipado que a situação dos servidores era insustentável e que eles estavam com os dias contados no governo. As demissões, para evitar maior constrangimento, aparecerão na edição do “Diário Oficial” de segunda-feira como “a pedido”.
A denúncia de propina, revelada pela “Revista Época”, fez com que Fiche e Alencar entrassem em férias no dia 18 de novembro para se defenderem das suspeitas. A acusação foi feita por uma ex-secretária da Partnersnet Anne Paiva, que alega ter entregue R$ 60 mil em dinheiro a ambos.


Times de futebol: 'Vem pra Caixa você também'

Nelson Lima Neto e Henrique Gomes Batista, O Globo
O velho slogan “Vem pra Caixa você também” nunca foi tão verdadeiro no mundo do futebol. Num movimento crescente, o banco estatal já destina R$ 97 milhões por ano a 11 times, estampando sua marca no espaço principal de patrocínio de camisas diversas das séries A e B do Campeonato Brasileiro. A quantia ultrapassa o que o Barcelona recebeu em 2013 da Qatar Airways - e está em viés de alta. A Caixa negocia patrocínios para Cruzeiro, Atlético Mineiro, Bahia, Fluminense, Sport, Ceará e Fortaleza.
Se os compromissos vingarem, o logotipo do banco estará em 17 times de nove estados do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Goiás, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina, Minas Gerais, Bahia e Alagoas. Analisando por outro ângulo: se estes contratos saírem, na pior das hipóteses - levando em conta o sobe e desce que só se define no fim da competição nacional -, a Caixa estará no peito de 10 das 20 torcidas da série A de 2014.

Foto: Eliária Andrade


Descontos da Black Friday ficaram em 20% do preço dos produtos

O Globo
O desconto médio no preço de produtos e serviços das lojas publicados no site da Black Friday é de 20%. As informações são de uma análise feita pela Sieve - empresa especializada em inteligência de precificação no comércio eletrônico - que comparou a média histórica de preços nos últimos 90 dias com os preços das lojas disponíveis no site à 1h dessa sexta-feira.
O levantamento considera somente os produtos e serviços publicados pelas lojas no site www.blackfriday.com.br - que reúne ofertas de 109 lojas virtuais. Segundo as informações, as categorias que tiveram os maiores descontos são: papelaria (31%); moda e acessórios (30%); e casa e decoração (28%).
- A procura pelo termo ‘Black Friday’ na internet no mês de novembro cresceu mais de 300% em relação a 2012 - afirma Pedro Eugenio, CEO do Busca Descontos e criador da Black Friday.

Foto: Pedro Kirilos / Agência O Globo


Preço da gasolina sobe 4%

Eulina Oliveira, Francisco Carlos de Assis e Sabrina Valle,  Agência Estado
A Petrobrás informou nesta sexta-feira que os preços da gasolina e do diesel serão reajustados nas refinarias a partir da 0h deste sábado, dia 30. Para a gasolina, o aumento é de 4% e para o diesel, 8%. O reajuste foi decidido hoje durante a reunião do conselho de administração da estatal.
Para o consumidor final, o aumento da gasolina deve representar uma alta de 2% a 2,5% no preço na bomba, segundo cálculos do economista da LCA Consultores, Fábio Romão.
Segundo a empresa, os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste anunciado, não incluem os tributos federais Cide e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS.

0 comentários:

Postar um comentário