sexta-feira, novembro 08, 2013

Ministério Público embarga obra em clube de Crateús

A ação veio depois da reclamação da Academia de Letras de Crateús e da sociedade de Crateús
Crateús. O Ministério Público estadual interrompeu, por meio de mandado de notificação, obra realizada na Sociedade Crateuense de Tiro, Caça e Pesca, o tradicional Clube Caça e Pesca deste município.

Com a determinação do promotor de Justiça, José Arteiro, desde a última quarta-feira, as obras na estrutura física do prédio, considerado patrimônio histórico, foram paralisadas FOTO: SILVANIA CLAUDINO
O documento, assinado pelo promotor de Justiça José Arteiro Soares Goiano, susta a obra de construção civil realizada nas dependências do local, fundado há mais de meio século na cidade. Desde a última quarta-feira, as obras na estrutura física do prédio foram paralisadas.

"Notifique os responsáveis a cumprirem a imediata e voluntariamente a seguinte obrigação de sustar, suspender, interromper, paralisar quaisquer atividades de demolição, modificação, edificação, bem assim obras diversas tendentes ou que impliquem na alteração da estrutura física original do clube, sobrestando-se os trabalhos até ulterior deliberação do Poder Judiciário local, cuja tutela jurisdicional restou requerida", diz um trecho o documento.

O Ministério Público cearense foi procurado na manhã da quarta-feira pela Academia de Letras de Crateús (ALC) e por membros da sociedade crateuense, que se sentiram afetados com a obra. O grupo, formado por escritores, intelectuais, médicos, entre outros segmentos da sociedade entendeu que a obra feria o patrimônio arquitetônico, histórico e cultural da cidade e não devia ter continuidade.

Após encontro, o promotor de Justiça visitou o local e decidiu suspender a obra. "O grupo me procurou inconformado com a obra, que eles consideram como patrimônio paisagístico, histórico e cultural de Crateús. Fomos ao local e expedimos um mandado de notificação, entendendo que o mais sensato é suspender", relatou o promotor de Justiça José Arteiro.

História

Para a ALC, muitas das alterações que já foram feitas são irrecuperáveis no Clube que consideram como um marco referencial da história da cidade. "Foi um estrago irreversível na história de Crateús. O Clube Caça e Pesca é para os crateuenses como um marco na história, uma das referências históricas e culturais do município. É como o rio Poty, a Catedral Senhor do Bonfim, a Estação Ferroviária, a Coluna da Hora, entre outras edificações e marcos de Crateús. Não pode ser demolido assim. Uma ação como essa fere o brio histórico de Crateús", frisa o professor, poeta e escritor Raimundo Cândido, presidente da ALC.

Ele conta que, quando soube da obra, foi ao Clube e ficou muito estarrecido quando viu o estado atual da edificação, construída segundo a ALC em 1956 pelo 4° Batalhão de Construção, situado em Crateús à época, em terreno doado por Tobias Resende, de tradicional família local.

"Foi um choque ver boa parte das paredes e tijolos no chão. Ali, há uma rica história de Crateús. Foi nas dependências da Sociedade Crateuense de Tiro, Caça e Pesca que ocorreram os principais eventos da cidade, as festas tradicionais, os antigos bailes de debutantes, as apurações de eleições, momentos importantes da história da cidade. O Clube Caça e Pesca é um patrimônio de Crateús", destaca Cândido.

O professor Leônidas Loiola também é contrário à realização de alterações na estrutura física da edificação. É sócio do Clube e foi membro da diretoria da Sociedade. Destaca também que o Clube faz parte da história da cidade, lembrando que no início de seu funcionamento comprou uma ação no valor de duzentos mil reis para ser sócio. "Não deve ser mexida na estrutura física, exceto no teto por questões de segurança. Até a telha de lá é diferente, não se faz mais. Sou a favor de reforma, modernização, desde que não mexa na estrutura física", ressaltou.

De acordo com Dáryo Cardoso, produtor de evento responsável pela execução da obra de reforma no local, a intenção é modernizar e preparar o Clube Caça e Pesca para grandes eventos. O primeiro, inclusive, está marcado para o dia 25 de dezembro, já com ampla divulgação na cidade e região.

A reportagem não conseguiu manter contato com o diretor do Clube, cujo celular estava fora da área de serviço.

Mais informações:
Ministério Público do Ceará
Promotoria de Justiça de Crateús
Endereço: Rua Almirante Tamandaré, 691, Centro
Telefone: (88) 3691.0239

SILVANIA CLAUDINOREPÓRTER 

0 comentários:

Postar um comentário