terça-feira, novembro 26, 2013

Pesquisa do Ipespe aponta Dilma com 43%, Aécio 16% e Campos 12% das intenções de votos

FotoFlexer_Photo
Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Sociais Políticas e Econômicas, o Ipespe, a pedido do PSB, obtida por ÉPOCA, mostra que a presidente Dilma Rousseff venceria as eleições presidenciais no primeiro turno, caso fossem realizadas hoje. Num dos cenários, Dilma (PT) teria 43% dos votos, contra 16% do senador Aécio Neves (PSDB) e 12% do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Em um segundo cenário, em que a ex-senadora Marina Silva disputaria as eleições pelo PSB, no lugar Campos, Dilma obtém 40%, e Aécio 16%, mesma pontuação alcançada por Marina. A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 20 de novembro, com 2 mil entrevistados, em 130 municípios de todas as regiões do país. Segundo o Ipespe, a margem de erro é 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Com Marina na vice, Eduardo passa Aécio em pesquisa
O levantamento acrescentou um elemento geralmente ausente de pesquisas de opinião: o nome do candidato a vice-presidente na provável chapa. Ao explorar esse fator, o levantamento demonstra que o apoio da ex-senadora Marina Silva como cabo eleitoral do governador Eduardo Campos pode ser importante. Num cenário com a chapa composta pela presidente Dilma e o vice-presidente Michel Temer, a mesma de 2010, contra as hipotéticas dobradinhas Eduardo Campos/Marina Silva e Aécio Neves/José Serra, a chapa de Dilma ficaria hoje com 41% das intenções de voto. A dupla Campos/Marina ficaria com 18%, enquanto que a dupla tucana atingiria 17%.
O Ipespe também simulou a votação dos pré-candidatos quando associados a seus principais cabos eleitorais. Dilma, apoiada pelo ex-presidente Lula, tem 45% dos votos quando seu nome é claramente apresentado de forma associada ao do ex-presidente pesita. Eduardo Campos, apoiado por Marina, alcança 16% com a informação dessa associação, enquanto Aécio aparece com 15% quando o nome do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é mencionado como seu principal apoiador.
Na pesquisa espontânea, em que o eleitor não é submetido a um grupo de possíveis candidatos e apenas cita em quem votaria para presidente, Dilma Rousseff aparece com 19% das intenções de voto medidas pelo Ipespe. O ex-presidente Lula é o segundo, com 8%. Na sequência aparecem Aécio Neves, com 5%, Marina Silva, com 4%, Eduardo Campos, com 2%, e o ex-governador de São Paulo José Serra, também com 2%.
Fonte: Época.

0 comentários:

Postar um comentário