sexta-feira, novembro 08, 2013

Pimentel comemora migração das rádios AM para FM

Senador José Pimentel (PT-CE) pede apoio para votação de projeto que atualiza Simples Nacional
Os benefícios da migração das emissoras de rádio que operam na faixa AM para a faixa FM foram tema de pronunciamento do senador José Pimentel (PT/CE) nesta quinta-feira (7). A mudança, autorizada por decreto assinado hoje pela presidenta Dilma Rousseff, atende a uma solicitação antiga de radiodifusores e radialistas, que esperam melhoria na qualidade de transmissão.
Pimentel afirmou que os radialistas, que comemoram hoje o seu dia, têm mais um motivo forte para festejar e destacou que a migração vai resultar em melhoria significativa da qualidade da transmissão. “Temos clareza de que o rádio ouvido hoje por mais de 70% da sociedade brasileira alcançará um padrão de maior qualidade com esse novo sistema”, disse.
O senador relembrou que nas décadas de 1960 e 1970 o rádio era o grande instrumento de informação no Brasil e comparou o Repórter Esso ao Diário Oficial da União. “O que era dito no Repórter Esso, era certeza. E posteriormente todas as notícias eram confirmadas pelos órgãos públicos municipais, estaduais e federais”, disse. Pimentel afirmou que essa mesma realidade ainda persiste nos pontos mais distantes do país, como na região Norte ou no semiárido cearense e nordestino.
Ao final do pronunciamento, o senador saudou os radialistas cearenses, citando Cid Carvalho, Antonio Viana, Messias Pontes, Narcélio Limaverde, Nazareno Albuquerque, Paulo Oliveira, Agostinho Gósson, Fernando Maia e Luzenor de Oliveira. “Em nome desses profissionais, eu parabenizo todos os radialistas cearenses”, disse.
Prazo
As emissoras terão prazo máximo de um ano para solicitar a mudança da frequência de AM para FM. Depois da autorização do Ministério das Comunicações, as empresas poderão continuar operando nas duas faixas por um período de cinco anos, até a migração definitiva.
Hoje, 1.772 emissoras operam na faixa AM no país, divididas em alcance local, regional e nacional. As rádios terão alguns custos para fazer a alteração, como a diferença no valor de outorga e com os equipamentos de transmissão. O processo de licença será simplificado e as empresas interessadas podem buscar financiamento para comprar os transmissores.
Segundo o Ministério das Comunicações, as emissoras de faixa AM eram prejudicadas não só por causa da interferência no sinal de transmissão, mas também porque não podem ser sintonizadas por dispositivos móveis, como celulares, ou aparelhos mais modernos.

0 comentários:

Postar um comentário