terça-feira, dezembro 10, 2013

Brasil

Mensaleiros na Papuda devem passar Natal e Ano Novo presos

O Globo
Os condenados no julgamento do mensalão que estão presos no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, não têm direito ao benefício da saída de Natal e Ano Novo. Portaria da Vara de Execuções Penais (VEP) do Distrito Federal que trata do assunto, publicada no último dia 20, determinou que só podem usufruir do chamado “saidão” nessas datas presos que já tenham autorização para trabalho externo ou que já tenham saído do presídio em outras saídas especiais nos últimos 12 meses.
Os mensaleiros que estão na Papuda – entre eles o ex-ministro José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o ex-deputado Valdemar Costa Neto - não se enquadram nessas condições e devem passar as festividades de final de ano atrás das grades. A defesa dos condenados pode pedir à Justiça que permita a saída, o que seria analisado pelo juiz de Execuções Penais.



'Quem cumpre a lei não age de forma antiética', diz Cardozo

Vera Rosa, Estadão
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo (foto abaixo), disse nesta segunda que está "absolutamente tranquilo" em relação ao pedido de informações sobre a investigação do cartel de trens e de metrô em São Paulo, encaminhado a ele pela Comissão de Ética da Presidência da República. "Quem cumpre a lei seguramente não age de forma antiética", afirmou Cardozo. "É correto, legal e normal o procedimento da Comissão de Ética da Presidência ao requerer informações."
O PSDB acusa Cardozo de usar o cargo para determinar uma "investigação seletiva", com o objetivo de perseguir adversários políticos tucanos e abafar os desdobramentos do escândalo do mensalão, que atinge o PT.



Ministro da CGU diz que símbolos da corrupção continuam soltos

André de Souza e Vinicius Sassine, O Globo
O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage (foto abaixo), disse nesta segunda-feira que os condenados no processo do mensalão - em sua maioria já encarcerados - não simbolizam a corrupção no país. Sem citar nomes, ele afirmou que os símbolos da corrupção brasileira estão soltos. O julgamento do mensalão, no Supremo Tribunal Federal (STF), resultou na condenação de 25 pessoas, das quais 15 estão presas, entre elas o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu.
Questionado sobre quem são os símbolos da corrupção ainda soltos, ele preferiu não dar nomes. À tarde, em outro evento para celebrar o Dia Internacional contra a Corrupção, o ministro reafirmou que os réus do mensalão não representam "os verdadeiros símbolos da corrupção". Mas, novamente, não quis nominar quem são os símbolos mencionados.



Aécio Neves e Eduardo Campos jantam juntos no Rio

Maria Lima, O Globo
Em um discreto jantar domingo, no Rio, os presidentes do PSDB, Aécio Neves, e do PSB, Eduardo Campos (foto abaixo), continuaram as articulações para a formação de palanques conjuntos em estados estratégicos, em 2014.
O pacto de não agressão no primeiro turno continua de pé, mas os dois principais adversários da presidente Dilma conversaram desta vez diante de uma nova realidade: a entrada de Marina Silva na coligação com o PSB, comprometendo a pretendida parceria.
Tucanos atribuem as novas dificuldades de entendimento ao radicalismo de Marina e sua má vontade com o PSDB. Já os socialistas alegam que os tucanos ficaram mais cautelosos por causa da ameaça concreta que a chapa Campos-Marina representa para Aécio, como mostram as pesquisas.

Foto: Marcos Pinto / O Globo


Ex-ministra, Erenice Guerra defende no TCU empresário ligado ao PT

Fábio Fabrini Andreza Matais, Estadão
Empresário ligado ao PT, Benedito Rodrigues de Oliveira Neto, conhecido como Bené, contratou a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra (foto abaixo) para defendê-lo em processos no Tribunal de Contas da União nos quais é suspeito de superfaturamento em serviços prestados ao governo federal.
Bené ganhou notoriedade em 2010 ao ajudar a pagar o aluguel de uma casa em Brasília onde funcionou um núcleo da pré-campanha de Dilma Rousseff. Ele é dono de empresas que já receberam R$ 272 milhões das gestões petistas no Palácio do Planalto. Já Erenice foi braço direito de Dilma na Casa Civil. Depois, substituiu a petista no cargo de ministra. Ela deixou o posto em 2010 ao se ver envolvida em suspeitas de tráfico de influência.



Comissão da Verdade conclui que Juscelino Kubitschek foi assassinado

Elaine Patricia Cruz, Agência Brasil
A Comissão Municipal da Verdade de São Paulo declarou hoje (9) que o ex-presidente da República Juscelino Kubitschek (JK) foi assassinado durante a ditadura militar (1964-1985), contrariando a versão de que o ex-presidente morreu em um acidente de carro.
A versão oficial sobre a morte aponta que Juscelino e seu motorista, Geraldo Ribeiro, morreram em agosto de 1976 em um acidente de trânsito na Rodovia Presidente Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, quando o carro em que estava o ex-presidente colidiu com uma carreta após ter sido fechado por um ônibus. A versão de morte acidental sempre foi contestada pela comissão. "Não temos dúvida de que Juscelino Kubitschek foi vítima de conspiração, complô e atentado político", disse o vereador Gilberto Natalini, presidente da Comissão Municipal da Verdade.



Ministério Público e PM culpam Atlético-PR por falta de segurança

Estadão
O Ministério Público e a Polícia Militar de Santa Catarina responsabilizaram a organização do jogo entre Atlético-PR e Vasco, no domingo, pelas falhas de segurança na Arena Joinville, por meio de nota divulgada na tarde desta segunda-feira. De acordo com o comunicado, a segurança na parte interna do estádio era de responsabilidade do Atlético-PR, mandante da partida, cabendo à polícia garantir a ordem pública em seu exterior. A nota afirma que 113 profissionais foram designados para a função e que estavam prontos a apartar confusões como a ocorrida entre as duas torcidas.
Os órgãos afirmam ainda ter entrado em vigor no dia 2 de dezembro deste ano uma ação civil pública pela interdição da Arena Joinville em 2014, após a constatação de diversas irregularidades na execução de eventos esportivos no estádio. Alguns pontos do relatório do promotor Francisco de Paula Fernandes Neto, puderam ser observados na confusão, como a separação entre torcidas adversárias, falta de assentos numerados e de sistema de monitoramento por imagens.

0 comentários:

Postar um comentário