sexta-feira, dezembro 13, 2013

Brasil

Com Lula e Dilma, Congresso do PT apoia mensaleiros condenados

Fernanda Krakovics e Luiza Damé, O Globo
Com as presenças da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o 5º Congresso do partido, aberto na noite desta quinta-feira, foi transformado em um ato de apoio aos petistas condenados no julgamento do mensalão. Com Lula e Dilma no palco, a plateia gritou em coro: "Dirceu, guerreiro do povo brasileiro", "Genoino, guerreiro do povo brasileiro", e "Delúbio guerreiro, do povo brasileiro". Lula começou seu discurso afirmando que não falaria de mensalão, mas depois de apelos da militância se referiu ao caso como "a maior campanha de difamação":
- Eles tinham medo do Lula, agora têm que enfrentar a Dilma e o Lula, agora têm que enfrentar um partido que na maior campanha de difamação faz um PED (Processo de Eleição Direta) e coloca mais de 400 mil militante para votar - disse Lula, citando as eleições internas do PT, que elegeu novos dirigentes no mês passado.
O ex-presidente também comparou o caso do helicóptero de um parlamentar pego com cocaína à repercussão do emprego de Dirceu.

 Foto: André Coelho / O Globo


Rogério Tolentino se entrega à PF em Belo Horizonte

André de Souza e Ezequiel Fagundes, O Globo
Após o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, decretar a prisão do ex-advogado de Marcos Valério, Rogério Tolentino, ele se entregou à Superintendência da Polícia Federal em Belo Horizonte. Às 21h20, na entrada da PF, Tolentino falou ao G1 sobre onde quer cumprir a pena:
- Pra que me mandar (para Brasília) se eu quero ficar? (...) Eu pedi a ele (Joaquim Barbosa) preventivamente que eu gostaria de ficar aqui. É um direito que a Lei Penal me proporciona - disse ao G1.
Nesta quinta-feira, o pedido de prisão aconteceu algumas horas depois de o STF ter decretado o trânsito em julgado das condenações de Tolentino e do deputado Pedro Henry (PP-MT), o que significa que eles não podem mais recorrer. O advogado de Tolentino, Paulo Sérgio Abreu e Silva, já havia adiantado que ele iria se apresentar à Polícia Federal em Belo Horizonte.


TSE concede liminar e mantém Rosalba à frente do governo do RN

Vinicius Sassine, O Globo
A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Laurita Vaz concedeu liminar na noite desta quinta-feira, 12, que mantém no cargo a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM, foto abaixo). A maioria do colegiado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no estado havia cassado o mandato de Ciarlini e determinado a inelegibilidade da governadora em razão de um suposto abuso de poder político e econômico numa campanha eleitoral em 2012.
A decisão do TRE foi tomada na última terça-feira, 10. Às 21h28 desta quinta, a ministra Laurita Vaz fez registrar a concessão da liminar no andamento do mandado de segurança impetrado no TSE pela defesa da governadora.



Inquérito que investiga caso Siemens chega ao STF com 10 nomes

Sérgio Roxo e Silvia Amorim, O Globo
O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu nesta quinta-feira o inquérito aberto na Justiça Federal de São Paulo para investigar denúncia de formação de cartel em contratos firmados para a construção do metrô de São Paulo. A lista oficial de investigados remetida ao STF tem dez nomes, dos quais quatro têm prerrogativa de foro e, portanto, só podem ser investigados por decisão da Suprema Corte. Três deles integram o secretariado do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).
Além de ex-diretores da Companhia Paulista de Transportes Metroviários (CPTM), como José Roberto Zaniboni, que presidiu a empresa, a lista remetida pela Justiça Federal ao STF inclui o secretário da Casa Civil, Edson Aparecido (PSDB), o secretário de desenvolvimento econômico, Rodrigo Garcia (DEM), e o secretário e Energia, José Aníbal (PSDB), além do deputado federal Arnaldo Jardim (PPS-SP).


Tribunal cassa aposentadoria de ex-juiz Nicolau

Fausto Macedo, Estadão
O Plenário do Tribunal Regional do Trabalho da 2.ª Região (TRT2) cassou a aposentadoria do ex-juiz Nicolau dos Santos Neto (foto abaixo), condenado por desvio de verbas das obras do Fórum Trabalhista da Capital. Preso desde abril, Nicolau presidiu o TRT2 nos anos 1990, época em que foi realizada a licitação para a construção do Fórum, situado na Barra Funda, zona Oeste de São Paulo.
Ele foi condenado a 28 anos de prisão, sob acusação de lavagem de dinheiro, corrupção e fraude no processo de concorrência. Atualmente, aos 84 anos de idade, ele cumpre pena no Presídio de Tremembé (SP). O desvio, segundo o Ministério Público Federal, alcança, em valores atualizados, R$ 1 bilhão.



13 mil famílias moram em áreas de alto risco na cidade do Rio

Marcelo Gomes, Estadão
Ao comentar a enchente que afetou principalmente a zona norte da cidade, durante toda a quarta-feira, 11, e a madrugada de quinta-feira, 12, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB, foto abaixo), afirmou, na tarde desta quinta-feira, 12, que cerca de 13 mil famílias moram em áreas de alto risco na cidade. Segundo ele, desde o início de sua gestão, em 2009, 20 mil famílias foram reassentadas. Paes chamou de "demagogos de plantão" os críticos da política de reassentamento.
"A região de Acari e Fazenda Botafogo (que estão entre as mais afetadas pelo temporal de quarta-feira, 11) é de acúmulo de sedimentos carregados pelo Rio Acari. Este rio está todo em obras, mas são obras difíceis. Com a enchente, a área recebeu ainda mais sedimentos. Mas tem os demagogos de plantão", diz Paes. "Na época do verão, eles somem quando acontecem essas tragédias. Quando acaba o verão, eles dizem que estamos removendo os pobres de suas casas e a imprensa dá cobertura para isso. Não podemos permitir que pessoas continuem morando em beira de rio ou áreas de risco."



Polícia já identificou 60 torcedores na briga em Joinville

Marcos Dias de Oliveira, Estadão
Mais de 100 denúncias chegaram até a Polícia Civil de Santa Catarina através de um e-mail criado especificamente para dar apoio às investigações sobre os envolvidos na briga entre torcedores de Atlético-PR e Vasco, ocorrida no domingo passado, na Arena Joinville, pela última rodada do Brasileirão.
Com isso, já foram identificados 40 torcedores dos dois clubes que teriam participado da briga e foi possível fazer a qualificação (obtenção dos dados pessoais do acusado) de outros 20 envolvidos. A informação é do delegado geral da Delegacia Regional, Dirceu da Silveira Júnior, que garantiu o indiciamento de todos cujas participações fiquem comprovadas pelas fotos e filmagens.



Agressões contra jornalistas durante protestos foram "deliberadas"

Nielmar de Oliveira, Agência Brasil
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) concluiu que, dos 113 casos de agressões a jornalistas, ocorridos nas manifestações de ruas, a partir do mês de junho deste ano em todo o país, 70 foram deliberadas – o equivalente a 77% do total. “Foram considerados deliberados os ataques ocorridos a despeito da identificação das vítimas como profissionais da imprensa”, disse a associação.
Para o presidente da Abraji, Marcelo Moreira, os dados revelam um retrocesso na liberdade de expressão e de imprensa no Brasil durante os protestos, com uma restrição ao trabalho dos jornalistas. “Isso é grave porque impede a liberdade de expressão e atenta contra os direitos humanos. Quando impedem o jornalista de fazer o trabalho dele, estão impedindo que a sociedade tenha acesso à informação, o que configura uma realidade muito ruim para o nosso país”, declarou.

0 comentários:

Postar um comentário