sábado, dezembro 14, 2013

Brasil

‘Anular julgamento não é posição do PT’

João Domingos e Daiene Cardoso,  O Estado de S. Paulo
O presidente nacional do PT, deputado estadual Rui Falcão (SP), disse que o pedido de anulação do julgamento do Supremo Tribunal Federal não representa a posição oficial do partido.
Escalado para coordenar a campanha da presidente Dilma Rousseff à reeleição, Falcão afirmou não considerar como presos políticos o ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro Delúbio Soares.
O pedido de anulação do julgamento apareceu na quinta-feira à noite, durante a abertura do 5.º Congresso do PT, quando Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram cobrados por militantes que chamavam Dirceu, Genoino e Delúbio de "guerreiros do povo brasileiro" e clamavam por solidariedade de outros petistas.
"São campanhas que se fazem, mas essa não é a posição do PT", afirmou Falcão.

                                                     Foto: Ed Ferreira/ Estadão

Na quinta-feira, o presidente do PT foi o único a defender publicamente os condenados, ao dizer que nenhum deles comprou votos no Congresso nem usou dinheiro público ou enriqueceu. "Se eu não falasse, vocês iriam dizer que eu fugi do assunto. Mas eu falei com moderação", afirmou o presidente do PT aos repórteres.


Dilma diz que não foi eleita para fazer 'muquifo' para o povo

Silvia Amorim, O Globo
Na véspera do aniversário da presidente Dilma Rousseff, o governo federal e a prefeitura de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, fizeram nesta sexta-feira um evento com direito a show sertanejo para inaugurar o Hospital das Clínicas de São Bernado do Campo, o maior da cidade.
Na cerimônia, Dilma disse que não foi eleita para construir “muquifo" para o povo. Entretanto, o hospital entregue vai funcionar plenamente somente em 2015. Por enquanto, estarão disponíveis à população 24% dos 293 leitos prometidos.
A unidade custou R$ 240 milhões, sendo 54% do governo federal e o restante dividido entre governo do estado e prefeitura.
— Chegamos à conclusão de uma coisa muito importante que aprendemos com o presidente Lula, que dizia o seguinte: não fui eleito para construir muquifo pra o povo brasileiro. Muquifo é algo ruim para o povo brasileiro. Eu também não fui. Nós fomos eleitos para buscar para o povo brasileiro aquilo que há de melhor — discursou Dilma.

                               Foto: Michel Filho/O Globo

Para comemorar a abertura do maior hospital da cidade, estavam na primeira fila do palco, além da presidente Dilma, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e a ex-primeira-dama Marisa Letícia, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, e o filho do ex-vice-presidente José Alencar, Josué. Alencar foi homenageado dando nome ao hospital. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) mandou representante ao evento — o secretário da Saúde, David Uip.


Campos é favorável ao fim de doações de empresas para campanhas

Angela Lacerda, O Estado de S. Paulo
O governador de Pernambuco e presidenciável Eduardo Campos (PSB) afirmou nesta sexta-feira, 13, ser favorável ao fim das doações de empresas a campanhas eleitorais e disse também ser necessário uma forte repressão ao caixa 2 e a dinheiro sujo de campanha. "Tudo que vier para diminuir a presença do dinheiro na campanha política ajuda as forças políticas como a nossa, que nunca tiveram estrutura para fazer campanha".
Ele fez o comentário em rápida entrevista após um almoço com mais de 70 representantes de centrais e federações sindicais, na zona sul do Recife.
"Torço para que ganhe força um grande debate por uma reforma sistêmica", assegurou, ao reiterar que ao lado da redução dos recursos, "tem que vir também forte processo de repressão ao caixa 2 e ao dinheiro sujo na campanha".
O governador afirmou ainda que sempre foi favorável à redução dos custos de campanha.

                                                   Foto: Blog do Jamildo

Nesta semana, o Supremo Tribunal Federal começou a julgar a Ação Direta de Inconstitucionalidade protocolada pela Ordem dos Advogados do Brasil questionando a doação de pessoas jurídicas a campanhas eleitorais.
Ao todo, quatro ministros já votaram pela inconstitucionalidade das doações, mas o julgamento foi suspenso na quinta-feira após o ministro Teori Zavascki pedir vista.


Raúl Castro almoça com Jaques Wagner na Bahia

Biaggio Talento, A Tarde
O ditador cubano Raúl Castro almoçou nesta sexta-feira no Palácio de Ondina com o governador da Bahia, Jaques Wagner. Eles passaram a tarde conversando, mas o governo não deu qualquer informação sobre o encontro. Apenas fotos foram divulgadas.
Castro chegou ao Palácio de Ondina por volta das 13h30 e saiu às 17h30. O governo não informou o horário que o avião do presidente cubano iria decolar de Salvador, mas o certo é que ele não se encontraria novamente com Wagner.
O ditador cubano estava acompanhado de dois assessores. Antes do almoço, ele comeu acarajé e na saída pediu um “beijinho” da baiana que o serviu, conhecida como Marise.

                Almoço no Palácio de Ondina - Foto: Divulgação/Governo da Bahia


Preso na Papuda, Pedro Henry fica inelegível até 2029

Demétrio Weber Isabel Braga e Cristiane Jungblut, O Globo
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, determinou nesta sexta-feira a prisão do deputado federal Pedro Henry (PP-MT), condenado no processo do mensalão a sete anos e dois meses de reclusão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em regime semiaberto, no qual é possível trabalhar durante o dia e voltar para a prisão à noite.
Ele se apresentou na Superintendência da Polícia Federal às 12h30m e foi transferido para o Complexo Penitenciário da Papuda.
Conforme esperado, Pedro Henry também enviou à Câmara carta de renúncia ao mandato. Até agora, só quatro réus condenados não tiveram pelo menos parte de suas penas executadas. Do total de 25 condenados, 15 estão na cadeia. Henry fica inelegível até 2029 considerando a pena de 7 anos de 2 meses e mais 8 anos previstos na lei da Ficha Limpa, que são contados a partir do final do cumprimento da pena.
“Não seria este o desfecho da vida pública que eu havia planejado, mas não vou expor a instituição mais do que já se encontra exposta por esse episódio”, diz Henry na carta.

                              Foto: André Coelho/O Globo


Prefeituras da Baixada terão até terça para solicitar recursos

Taís Mendes e Fábio Teixeira,  O Globo
Prefeitos das oito cidades da Baixada Fluminense mais afetadas pelas chuvas terão até terça-feira para fazer um balanço do que precisam.
A decisão foi tomada nesta sexta-feira, na primeira reunião do gabinete integrado da Baixada, com representantes da União, do estado e dos municípios, no Centro Integrado de Comando e Controle, na Cidade Nova. A ideia é que sejam criadas patrulhas temporárias emergenciais, com reforço de máquinas e pessoal, para atuar na limpeza das cidades afetadas pelos temporais.

Alexandre Cardoso, prefeito de Duque de Caxias, que enfrentou enchentes no distrito de Xerém no início do ano, teria estimado em R$ 700 mil mensais, durante quatro meses, o custo para a limpeza do distrito. Os prefeitos das cidades mais afetadas estão trabalhando com essa estimativa inicial para fazer seus relatórios.
Dependendo do valor liberado pelo Ministério da Integração Nacional, o governo do estado pode complementar os recursos.

           Reunião gabinete integrado na Cidade Nova - Foto: Márcia Foletto/O Globo


Como é a vida nas cidades aonde os médicos não chegam?

Globo Repórter, G1
Neste país tão grande, não são poucos os brasileiros que vivem longe. Longe da atenção e dos cuidados de quem organiza e distribui os recursos da saúde. É assim nas pequenas cidades da Ilha do Marajó.
As carências são tantas que coisas básicas ganham status de luxo. Uma mulher que está na maca acaba de dar a luz com a mesma roupa que vestia ao chegar. A vida em condições assim parece ter a força dos milagres.
E é bom que não precise de berço aquecido, incubadora, equipamentos que fazem a diferença entre a vida e a morte em um lugar isolado como Cachoeira do Arari. Semanas atrás trigêmeos nasceram e morreram lá.
“Fizeram o parto e os bebês duraram algumas horas porque não tínhamos onde colocar os bebês. Foi chamado o resgate antes pra ver se levava a mãe, mas não conseguimos. Um caso que o município nunca vai esquecer”, conta diretora do hospital Ângela Barbosa.
As cubanas Margarida Sanches e Maria Caridad, contratadas pelo programa Mais Médicos, estavam em fase de reconhecimento e adaptação quando a equipe do programa esteve no Marajó.
As cubanas Margarida Sanches e Maria Caridad, contratadas pelo programa Mais Médicos, estavam em fase de reconhecimento e adaptação quando a equipe do programa esteve no Marajó.
Cachoeira do Arari só tinha um médico pra atender mais de 20 mil moradores. E eles não estão só na cidade, se espalham por comunidades ainda mais distantes e com menos recursos.
“Não tem posto de saúde. Uma escola, nada mais, sem água. Eles têm que carregar a água como daqui ao hospital para a escola”, diz uma das cubanas.
A casa onde iriam morar estava sendo reformada e um posto de saúde construído.
“O Programa Nacional de Atenção Básica requer médicos, enfermeira, agente comunitário de saúde, odontologia, equipamento”, conta a cubana.
“A pessoa pode achar que tendo um médico lá na Ilha do Marajó está resolvido o seu problema de saúde. Não está e isso é um engano, isso é uma pseudo-assistência porque ele vai precisar de outras coisas e não vai ter. Essa é a diferença e se for um médico mal formado, pior ainda”, presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto Luiz D’Avila.


CNN elege Brasil como destino do ano em 2014

O Globo

Depois de entrar no topo da lista dos guias “Lonely Planet” entre os países para visitar em 2014, o Brasil garantiu o primeiro lugar entre as escolhas do site internacional da CNN. A Copa do Mundo é o principal motivo elencado pela CNN, que ressalta a paixão brasileira pelo futebol e a vocação festeira da nação.
Segundo a lista, o Brasil “tem a seleção com histórico mais estrelado, com cinco títulos da Copa do Mundo; é a terra natal de quem se considera o maior jogador do mundo, Pelé; e gerentes e chefes costumam exigir que os empregados tirem o dia de folga para assistir aos grandes jogos.”
Ainda pela CNN, a Copa do Mundo no Brasil será “no mínimo, memorável”. Como vir ao país é uma viagem longa para muitos turistas, o site recomenda aproveitar a viagem para visitar as praias do país, a Amazônia ou as Cataratas do Iguaçú.

                                   Foto: Christophe Simon/AFP


Vodka mais cara do mundo custa R$ 8,5 milhões

O Globo

O nome já diz a que veio a campeã da lista: a vodka dos bilionários. Feita com uma "receita secreta" que envolve, como as outras desta lista, águas puríssimas, grãos de qualidade superior e técnicas de destilações e filtragens múltiplas, vem em embalagem de 5 litros. "É bom ser o rei", diz o anúncio da bebida criada pelo inventor do "champanhe dos bilionários", o designer de luxo Leon Verres, que traz 3.000 diamantes incrustados na garrafa.

                                             Foto: Divulgação


Seis grupos vão participar do leilão de trecho da BR-163 em MS

Fábio Amato, G1
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou nesta sexta-feira (13) que 6 empresas e grupos vão disputar o leilão do trecho de Mato Grosso do Sul da BR-163. O leilão está marcado para a próxima terça (17), às 10h, na BM&FBovespa, em São Paulo.
O trecho em Mato Grosso do Sul da BR-163 será o quarto a ser concedido pelo governo à iniciativa privada dentro do Programa de Investimento em Logística (PIL). No dia 27 de dezembro, ocorrerá o quinto e último leilão de rodovias em 2013, envolvendo a BR-040, entre Brasília e Juiz de Fora (MG).
Lançado em agosto do ano passado, o PIL prevê a concessão de 9 trechos rodoviários, num total de 7,5 mil quilômetros. Mas em entrevista exclusiva ao G1 na semana passada, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, afirmou que é "uma grande probabilidade" que o governo desista de conceder à iniciativa privada 3 dos 4 lotes restantes. São eles: BR-262 (entre ES e MG), BR-101 (BA) e BR-116 (MG). 


Banco do Brasil venderá imóveis e espera arrecadar R$ 1 bilhão

Andreza Matais e Murilo Rodrigues Alves,  Estadão
O Banco do Brasil vai se desfazer de parte de seu patrimônio em imóveis, negócio que pode render mais de R$ 1 bilhão à instituição até 2016. O plano inicial prevê leiloar a última sede administrativa do BB e mais dois terrenos na capital federal nos próximos meses. Nos anos seguintes, trocará de endereço na Avenida Paulista, o que permitirá vender outros prédios da capital paulista, como o da Nossa Caixa, no centro.
O banco ainda espera melhores condições no mercado de capitais para entregar a um novo fundo de investimento 200 agências no País. Com as mudanças em Brasília e em São Paulo, vai quase dobrar suas despesas com a locação de imóveis corporativos nas duas praças, de R$ 9,4 milhões para R$ 17,4 milhões até julho de 2016.
Atualmente, o BB desembolsa todo mês R$ 82,2 milhões em aluguéis de sedes administrativas, centros tecnológicas e agências bancárias em todo o País.
Dirigentes do BB disseram ao Estado que a operação, chamada tecnicamente de "desmobilização", permitirá ao banco ter mais recursos para emprestar aos clientes, além de causar impacto favorável no índice de Basileia, que mede a relação entre o capital próprio e ativos ponderados pelo risco.
O BB também justifica que a mudança para prédios com "selo verde" é uma exigência para o melhor desempenho das ações do banco em bolsas internacionais, que têm a sustentabilidade como um dos critérios de avaliação.


Economia brasileira avançou acima do esperado em outubro

Gabriela Valente e Marcio Beck, O Globo
A economia brasileira avançou 0,77% em outubro, na comparação com setembro, de acordo com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado pela instituição nesta sexta-feira. O resultado superou as expectativas dos analistas. A previsão dos especialistas no mercado financeiro era de um crescimento de 0,5% no mês.
A autoridade monetária ainda revisou o dado do crescimento em setembro. Em vez de o país ter encolhido 0,12%, como foi divulgado no mês passado, cresceu 0,01%. Nos últimos 12 meses, a expansão da economia foi de 2,59%. Está acima da perspectiva dos economistas ouvidos semanalmente pelo Banco Central. Eles apostam em um crescimento de 2,35% neste ano.

                           

Pilotos ameaçam entrar em greve no dia 20

Marina Gazzoni, Estadão
O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), entidade que representa pilotos e comissários, aprovou nesta sexta-feira um indicativo de greve para o próximo dia 20. Os trabalhadores farão nova reunião na próxima quinta-feira, dia 19, para confirmar se vão interromper as atividades na sexta-feira que vem (20/12).
A indicação de greve ocorre porque as empresas e os trabalhadores não chegaram a um acordo sobre o dissídio da categoria. A proposta das empresas é de corrigir os salários pela variação do INPC, acumulado em 5,58% nos últimos 12 meses até novembro. Já os trabalhadores reivindicam um reajuste de 8%, segundo o presidente do SNA, Marcelo Ceriotti.
Se confirmada, a paralisação ocorrerá no dia em que muitas empresas entram em férias coletivas para as festas de fim de ano, uma época de alta temporada para a aviação.
O sindicato diz que tentará novo acordo com as empresas até o dia 19. O SNA e o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) farão nova reunião na quarta-feira, dia 18.

0 comentários:

Postar um comentário