quinta-feira, dezembro 26, 2013

Brasil

PSDB denunciará Dilma por ‘uso indevido da máquina’

Cristiane Bonfanti, O Globo
O líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), informou nesta quarta-feira que acionará a Justiça Eleitoral e a Procuradoria-Geral da República “contra o uso indevido da máquina pública” pela presidente Dilma Rousseff. No dia 24, o GLOBO informou que a presidente enviou uma carta de Natal aos servidores públicos federais.
“Esse tipo de ação já caracteriza, por si só, abuso de poder. Nenhum outro candidato teria acesso aos endereços de todos os funcionários públicos federais para poder enviar correspondências natalinas similares”, disse Sampaio, por meio de nota.“Mas a presidente Dilma vai ainda mais longe na afronta às leis e à Constituição, pois essa ação ilegal configurou, na realidade, promoção pessoal visando angariar votos para sua candidatura em 2014. E tudo isso foi feito, ao que tudo indica, com dinheiro público”, afirmou o líder tucano.



Na TV, presidente da Câmara defende reforma política

Eduardo Bresciani, Estadão
O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN, foto abaixo), prometeu na noite desta quarta-feira, 25, em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV, colocar em discussão no ano que vem o fim da reeleição para cargos do Executivo e o fim do voto obrigatório no País.
As duas propostas constam de um projeto de reforma política formulado neste ano na Câmara. O texto é uma resposta dos parlamentares à tentativa frustrada da presidente Dilma Rousseff de realizar um plebiscito sobre mudanças no modelo eleitoral brasileiro. Dilma tomou a iniciativa de propor a consulta popular após as manifestações de junho, que abalaram sua popularidade e de praticamente toda a classe política nacional.



Tribunais deixam meta de julgar ações de corrupção pela metade

Juliana Castro, O Globo
O país que tanto reclama dos esquemas de desvio de dinheiro viu seus tribunais passarem longe da meta de julgar, até 31 de dezembro deste ano, todos os processos de improbidade administrativa e ações penais relacionadas a crimes contra a administração pública, entre os quais está o de corrupção, distribuídos à Justiça até 2011. Até o dia 23, apenas 53,95% dessas ações foram julgadas pelos tribunais regionais federais, estaduais e superiores.
O objetivo de acabar com o estoque de ações antigas constitui a Meta 18, firmada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2012. A meta era analisar 114.308 ações, mas foram julgadas 61.672 até o início do recesso do Judiciário.


Subiu para 21 o número de mortes provocadas pelas chuvas no ES

Cassio Bruno, O Globo
Subiu para 21 o número de mortes provocadas pelas chuvas no Espírito Santo (foto abaixo). O último boletim da Defesa Civil informava que eram 18 mortos, mas o órgão confirmou mais três falecimentos em decorrência das chuvas - um em Colatina e duas em Barra de São Francisco.
De acordo com o boletim da Defesa Civil do estado divulgado nesta quarta-feira, 48.601 pessoas estão desalojadas, sendo 4.565 desabrigadas, em 50 municípios atingidos pelos temporais. No último sábado, o governador Renato Casagrande (PSB) decretou estado de emergência. Na terça-feira, a presidente Dilma Rousseff sobrevoou algumas cidades da Região Metropolitana de Vitória ao lado de ministros. Em Minas Gerais, desde o início de dezembro, 17 mortes foram registradas.



Natal violento: sete pessoas foram vítimas de balas perdidas no Rio

O Globo
O Natal foi marcado pela violência em comunidades do Rio e de Niterói. Entre a tarde de terça-feira e a manhã de quarta, durante as celebrações, balas perdidas feriram quatro pessoas, duas crianças, uma mulher e um adolescente. Dois casos ocorreram em favelas com Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Nos últimos três dias, foram sete vítimas de balas perdidas no estado.
Um dos casos foi o da menina Maria Eduarda da Silva Sardinha, de 11 anos, que morreu segunda-feira, numa favela em Colégio, atingida na cabeça dentro de casa. Um tiro, terça-feira à tarde, acabou com o Natal da família de Breno Freitas, de 2 anos. Ele foi baleado na cabeça dentro de casa, no Morro da Chácara, no Centro de Niterói. Os pais do menino contaram que chegavam à comunidade quando ouviram um barulho. Em seguida, encontraram a criança ferida no chão. Breno foi levado para o Hospital de Clínicas da cidade, onde continua internado no CTI pediátrico em estado grave.


Trabalhadores denunciam fazendeiro por trabalho escravo no sul do TO

G1
Em Gurupi, sul do Tocantins, dois homens denunciaram um fazendeiro de Lagoa da Confusão de submetê-los a um trabalho semelhante à escravidão. Por causa do medo, os trabalhadores preferiram não se identificar. Eles estão no município há 13 dias, depois que saíram da fazenda.
"Às vezes ele dava uma lona para forrarmos em cima do caminhão e outras vezes a gente dormia embaixo do caminhão", disse um deles. Eles vieram de Minas Gerais. Ao chegarem à fazenda, contam que tiveram que trabalhar até no período noturno. Um deles, mostra marcas nas costas e diz que foi agredido. "Carregávamos a madeira nas costas e quando nós não aguentávamos, eles nos batiam".


Inflação de 2014 vai ser pressionada pelas tarifas

Márcia De Chiara, Estadão
A inflação vai continuar sendo um problema para os brasileiros em 2014 e deve ficar acima do centro da meta estabelecida pelo Banco Central (BC) de 4,5% pelo quinto ano consecutivo. Previsões para 2014 de consultorias para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) variam entre 5,7% e 6%, podendo superar esse teto por causa do comportamento do dólar. O Boletim Focus do BC, divulgado na segunda-feira, mostra que o mercado elevou de 5,95% para 5,97% a expectativa do IPCA para 2014.
O câmbio é apontado pelos economistas como principal fator de risco inflacionário para o ano que vem, especialmente depois que o Fed, o banco central americano, decidiu retirar os estímulos à economia dos Estados Unidos, reduzindo gradualmente as compras de títulos no mercado. Isso pode aumentar a volatilidade da cotação da moeda americana. E o maior fator de pressão para a inflação de 2014 é a alta dos preços administrados que, neste ano, tiveram um alívio por causa das intervenções do governo e que não devem se repetir em 2014.


Bovespa deve encerrar 2013 com o pior desempenho

O Globo
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) deve encerrar 2013 com o pior desempenho dentre os 48 principais índices mundiais. Um levantamento feito pelo analista Jason Vieira, diretor-geral do portal de informações financeiras MoneYou, mostra queda acumulada no ano de -15,82% nesta quarta-feira. O segundo pior resultado é da Turquia (-11,94%) e em terceiro, República Tcheca (-5,15%).
Na outra ponta, com os melhores resultados para este ano, estão Argentina (92,48%) e Emirados Árabes (57,29%). Entre os motivos do mal desempenho, Vieira aponta o temor de risco regulatório por parte dos estrangeiros, OGX e as commodities.



China deve crescer 7,6% em 2013, aponta governo

Gabriela Vieira, Estadão
A economia da China deve crescer 7,6% em 2013, valor ligeiramente abaixo dos 7,7% registrados no ano passado, segundo relatório do Conselho de Estado divulgado pela agência de notícias estatal Xinhua nesta quarta-feira. De acordo com o documento, o ritmo do crescimento econômico do país tem sido superior ao esperado desde 2011, mas há uma tendência de desacelaração.
O relatório avalia a execução do 12º plano quinquenal do país, relativo ao período de 2011 a 2015, que estabeleceu uma meta de crescimento anual do Produto Interno Bruto (PIB) chinês de 7% ao longo dos cinco anos. Em 2011, o crescimento da economia foi de 9,3% e em 2012, de 7,7%. No primeiro semestre deste ano, o PIB registrou alta de 7,6%, segundo o relatório.



McDonald's tira do ar site que aconselhava a evitar fast food

G1
O McDonald´s informou que mandou retirar do ar um site de recursos humanos voltado para os trabalhadores da rede, no qual foi publicado um post com dicas de saúde no qual a empresa aconselhava os funcionários a evitarem comer fast food e a priorizarem uma alimentação mais saudável.
A situação embaraçosa ocorreu após a emissora CNBC noticiar que a gigante do fast food aconselhava no site McDonald's Mc Resources Line seus empregados a evitarem refeições semelhantes às vendidas pela empresa.

0 comentários:

Postar um comentário