quarta-feira, dezembro 04, 2013

Clube Caça e Pesca será preservado

Elias de França

Acordo assegura a reconstrução, em 120 dias, do pavilhão principal e realização de Assembleia Geral Extraordinária com os sócios para deliberação acerca da reconstrução dos arcos, da piscina e outras estruturas.

Em audiência de conciliação realizada hoje pela manha, na 3° Vara de Justiça da Comarca de Crateús, diante do Juiz Dr. José Ari Cisne Júnior, foi celebrado acordo visando a preservação da memória histórico-patrimonial da Sociedade Crateuense de Tiro Caça e Pesca. Pelo acordado, a diretoria da Sociedade Recreativa assumiu o compromisso de reconstruir, no prazo de 120 dias, o salão principal (pavilhão frontal do prédio). Ficou ainda pactuado que, após a reconstrução do salão, será convocada Assembleia Geral Extraordinária, com ampla divulgação entre os sócios, para deliberação acerca da reconstrução dos arcos, símbolos da sociedade, das demais estruturas demolidas e da reativação da piscina e parque aquático do Clube.

Assinado o acordo, o Juiz determinou a suspensão do processo relativo a Ação Cautelar Preparatória de Ação Civil Pública com Pedido de Liminar, até que sejam providenciados os itens do acordo, quando deverá ser convocada nova audiência para dar sequência à causa arguida na ação.

Estiveram presentes à audiência os Promotores de Justiça Dr. José Arteiro Soares Goiano e Dr. Rafael de Paula Pessoa Morais, os representantes da Sociedade Crateuense de Tiro Caça e Pesca: João Teomar Gonçalves Marques, José Neurimar Rodrigues e o Advogado Antonio Coutinho Saboia; os sócios-proprietários do Clube: Maria Eliane Soares Rosa Melo, Maria Lionete de Oliveira Camerino, Maria Sônia Linhares Freire e Paulo Soares Cavalcante; representante da empresa Darys Produções, Francisco Darys Brescio Cardoso Martins; e representante da Academia de Letras de Crateús, Antonio Elias de França.

Entendendo o caso

No último dia 08 de novembro, membros da Academia de Letras de Crateús - ALC juntamento com sócios do Cluble foram avisados por populares de que o prédio da Sociedade Crateuense de Tiro Caça e Pesca estava sendo demolido. Em visita à sede daquela sociedade recreativa, foi constatada a demolição da maior parte das estruturas edificadas, bem como o aterramento da piscina.

A ALC e o grupo de sócios procuraram, então, o Ministério Público Estadual, tendo o Órgão, através do Promotor de Justiça Dr. José Arteiro Soares Goiano, notificado a direção do Clube a sobrestar toda e qualquer atividade de demolição ou reforma, até ulterior decisão judicial.

Posteriormente, o Ministério Público Estadual impetrou Ação Cautelar, com pedido de liminar, processo cível n° 17224-08.2013.8.06.0070, que resultou no acordo firmado hoje pela preservação das estruturas histórico-patrimoniais do prédio

0 comentários:

Postar um comentário