quarta-feira, dezembro 04, 2013

Crateús terá casa de terapia para dependentes químicos

Unidade prestará atendimento para uma demanda de usuários de drogas que tem aumentado na região
Crateús. Ainda neste mês esta cidade contará com uma casa para tratamento de dependência química. O espaço está em reforma e a previsão é de que dentro de 15 dias comece a funcionar, recebendo dependentes químicos de municípios vizinhos. É a primeira do gênero na região e terá capacidade para receber 100 dependentes, sendo 70 homens e 30 mulheres.

Representantes do Ministério Público visitam instalações da unidade terapêutica FOTO: SILVANIA CLAUDINO

Funcionará no antigo Liceu Manoel Mano, no bairro Fátima II, cedido pelo Governo do Estado. Além de completa reforma, o prédio receberá também mobiliário e equipamentos de segurança, como alarmes, cercas, grades e câmeras de monitoramento interno e externo.

A unidade será aberta pelo Projeto Reviver Cariri, que possui duas unidades em Juazeiro do Norte e conta com o apoio do Ministério Público do Estado, Polícia Militar, 40° Batalhão de Infantaria do Exército e Prefeitura de Crateús. A OAB, seccional dos Inhamuns, também manifestou apoio à iniciativa.

Preocupação

Desde o ano passado que o Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, encabeçado pelo Promotor de Justiça José Arteiro Soares Goiano, preocupados com o aumento do consumo da droga na sede e zona rural da cidade, debateram a execução de um amplo plano de enfrentamento ao crack em Crateús e toda região.

Em março deste ano, inclusive, foi realizada uma audiência pública sobre o assunto, acompanhada pelo Diário do Nordeste. Na época, a abertura da Casa foi anunciada.

A retomada da comunidade terapêutica é fruto dessas discussões entre as autoridades da cidade. Ultimamente têm crescido o número de usuários na cidade. São comuns cenas de pedintes em praças e saídas de restaurantes, no período noturno, de pessoas que, inclusive, assumem a dependência de drogas.

Desespero

Representantes dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e profissionais que atuam na Saúde e Assistência Social relatam situações corriqueiras no dia a dia, em que pais e mães lamentam seus sofrimentos com filhos usuários da substância. Contam ainda que o desespero, muitas vezes, toma conta de familiares, que não sabem como lidar com a situação e, principalmente, como retirar os filhos, maridos e mulheres do vício.

A violência na cidade tem aumentado nos últimos meses e as autoridades da segurança são unânimes em atribuir ao uso de drogas, especialmente o crack.

Profissionais e colaboradores que atuarão na nova Casa - que possui uma ampla estrutura física com quase duas dezenas de salas, cozinha, banheiros, pátio, auditório e quadra esportiva, estão sendo treinados pelo Projeto Reviver, que instalará a unidade e acompanhará o seu funcionamento com o quadro de profissionais capacitados.

Na última sexta-feira, um dos coordenadores do Projeto Reviver, Júlio César, ministrou capacitação para profissionais, que estarão aptos a atuar na unidade terapêutica.

"Além de estarem capacitados a trabalhar na unidade, esses monitores serão agentes multiplicadores na prevenção do uso de drogas na cidade", destaca César, ao definir alguns conceitos importantes para quem vai tratar dependentes químicos, como segurança, resiliência, dentre outros.

Reviver

O Projeto Reviver, da Fundação Educacional do Cariri, da Igreja Pentecostal Betel, possui duas unidades em Juazeiro do Norte, que vem segundo os coordenadores, apresentando resultados bastante positivos nos últimos cinco anos na recuperação de dependentes químicos. Para Crateús virá uma equipe de oito pessoas a fim de iniciar os trabalhos. Depois, serão contratados profissionais locais.

De acordo com o Projeto Reviver, a recuperação na unidade tem como base a palavra de Deus, entendido como um comprometimento no estudo e aplicação da Bíblia na vida pessoal e coletiva.

Além disso a terapia envolve o exercício de diversas atividades que são desenvolvidas com os acolhidos a fim de garantir a sua recuperação. Atividades terapêuticas fazem parte das ações da unidade, com o acompanhamento de profissionais capacitados para lidar com os dependentes químicos.

"Temos como missão recuperar vidas através da Palavra de Deus e, nas nossas unidades em Juazeiro do Norte, temos excelentes resultados, entre os melhores do país", citou César.

Compulsória

Segundo o MP, várias famílias da cidade e região aguardam a abertura da Casa para tratar familiares, vítimas das drogas. Na unidade do Cariri já há em torno de 15 pessoas da região sendo atendidos devido à falta de uma unidade na cidade.

Sobre internação compulsória, o MP acredita que em situações extremas será estabelecida, já que "estamos lidando com vidas e a vida é o bem maior, então partimos dessa premissa" destaca o promotor José Arteiro Soares Goiano. Ele destacou que o serviço atende pleito da comunidade, que se ressente de maior amparo para vítimas das drogas.

SILVANIA CLAUDINO
REPÓRTER

Mais informações:

Promotoria de Justiça
Rua Almirante Tamandaré, 691 Centro
Telefone : (88) 3692.3653
Crateús

0 comentários:

Postar um comentário