quinta-feira, dezembro 26, 2013

Gasolina mais limpa em 2014 pode subir preço

A partir de janeiro, a gasolina usada nos carros de todo o País vai ter menos enxofre para poluir menos. A mudança pode deixar o combustível um pouco mais caro. O assessor de economia do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Ceará (Sindipostos-CE), Antônio José Costa, afirma existir uma expectativa de aumento logo nos primeiros dias do próximo mês. “Mas isso só saberemos quando as distribuidoras entregarem o combustível no início do ano”, ressalta, salientando que, se for um reajuste pequeno, não deverá ser repassado ao consumidor.
O diretor de mercado do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), César Guimarães, sustenta que não haverá reajuste. Ele explica que se trata apenas de uma substituição de produto sem qualquer alteração na logística. “Não temos qualquer informação que a gasolina terá um custo diferente”, completa. O POVO procurou a Petrobras. Até o fechamento desta edição, não houve retorno.
 
Doenças respiratórias
Conforme a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. (ANP), a partir de 1º de janeiro de 2014, a gasolina comum comercializada em todo o território nacional terá o teor de enxofre reduzido dos atuais 800 mg/kg para 50 mg/kg. A medida, prevista na Resolução 40/2013, reduz a emissão de enxofre na atmosfera em 94%, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar e para a diminuição de doenças respiratórias. 

O aumento da qualidade da gasolina comum também melhora o desempenho dos motores automotivos, reduzindo os custos de manutenção e aumentando a durabilidade, diz a ANP. Adianta que os postos terão três meses para esgotar o estoque de gasolina velha. A partir de abril, o posto flagrado cometendo irregularidade será punido. 
As novas especificações das gasolinas de uso automotivo permitem antecipar o cumprimento, para toda a frota circulante no Brasil, das determinações da etapa L-6 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que na sua resolução nº 415, de 2009, determina os limites máximos de emissão de poluentes para veículos leves.
Variação do etanol
O assessor de economia do Sindipostos-CE, Antônio José Costa, descarta reajustes da gasolina influenciado pela variação de preço do etanol anidro e álcool hidratado.  
“Essas variações no preço do álcool ocorrem quase que diariamente, só que o posto não repassa sempre porque são diferenças mínimas”, considera, ressaltando que, se os donos de postos fossem repassar todas as variações, o preço da gasolina mudaria todos os dias.
Números
4% foi o quanto subiu a gasolina no final de novembro. Alta vinha sendo segurada
25% é percentual do álcool anidro na gasolina. Terá reajuste pode influir na gasolina 
R$ 3 era a expectativa de máxima de preço da gasolina para 2013, o que não foi consolidado

0 comentários:

Postar um comentário