quarta-feira, dezembro 18, 2013

Novo Mapa do Turismo brasileiro contempla 67 municípios do Ceará

Novo Mapa do Turismo foi divulgado nesta terça-feira pelo Mtur.

Nordeste foi dividido e, 81 regiões com 820 municípios contemplados.

Do G1 CE

Região
Cidades e locais
CaririAssaré, Barbalha, Crato,
Juazeiro do Norte, Missão Velha,
Nova Olinda e Santana do Cariri
Centro Sul/Vale do SalgadoIcó, Iguatu, Orós, Chapada da
Ibiapaba, Carnaubal, Guaraciaba
do Norte, Ibiapina, Ipu, São Benedito,
Tianguá, Ubajara, Viçosa do Ceará,
Fortaleza, Aquiraz e Caucaia
Litoral Extremo OesteAcaraú, Barroquinha, Camocim,
Chaval, Cruz, Granja e Jijoca de
Jericoacoara
Litoral LesteAracati  , Beberibe, Cascavel,
Fortim, Icapuí, Pindoretama,
Litoral Oeste, Amontada, Itapipoca,
Itarema, Paracuru, Paraipaba,
São Gonçalo do Amarante, Trairi
Serras de Aratanha e BaturitéBaturité, Guaiúba, Guaramiranga,
Maranguape  , Pacatuba, Pacoti,
Palmácia, Redenção, Sertão Central,
Banabuiú, Canindé, Quixadá,
Quixeramobim
Sertão dos InhamunsAiuaba, Crateús, Tauá, Vale do
Acaraú, Meruoca, Sobral, Vale do
Jaguaribe, Jaguaribara, Jaguaribe,
Limoeiro do Norte, Morada Nova














O Ministério do Turismo divulgou nesta terça-feira (17) o novo Mapa Turístico Brasileiro.  A configuração traz, além de regiões consagradas pelo turismo, apostas de roteiros que devem figurar nos próximos guias de viagem e atrair um número crescente de turistas nos próximos anos. O novo mapa turístico orienta a atuação de políticas e investimentos do Ministério do Turismo pelo país. NoCeará, além dos tradicionais destinos como Jijoca de JericoacoaraAquirazBeberibeParaipaba, por exemplo, outras cidades passam a figurar no Mapa do Turismo Brasileiro. 
O Mapa do Turismo Brasileiro de 2013 traz o Ceará dividido em 12 regiões – Cariri, Centro Sul/Vale do Salgado, Chapada da Ibiapaba,Fortaleza, Litoral Extremo Oeste,  Litoral Leste, Litoral Oeste, Serra da Aratanha e Baturité, Serão Central, Sertão dos Inhamuns, Vale do Acaraú e Jaguaribe – com 67 municípios contemplados. Pelo novo Mapa, o Nordeste foi dividida em 81 regiões com 820 municípios contemplados.
Em comparação ao mapa anterior, publicado em 2009, a nova versão possui um número maior de regiões turísticas (303). Todos os municípios selecionados passaram por uma reavaliação do seu interesse turístico, por isso o número diminuiu de 3.635 para 3.345. “Nem todas as cidades do mapa anterior apresentam potencial para fazer parte do processo de desenvolvimento da atividade turística no país. Isso é sinal de maturidade no trabalho de gestão”, afirma o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
De acordo com o Ministério do Turismo, a reavaliação dos destinos e de suas respectivas regiões se baseia nas novas diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo, definidas pelo Plano Nacional de Turismo 2013-2016.
A formação rochosa da Pedra Furada tem um imenso portal feito pela erosão do mar e do vento. É um das imagens cearenses mais famosas do mundo. (Foto: Kélvia Alves / Colaboração)A formação rochosa da Pedra Furada tem um imenso portal feito pela erosão do mar e do vento. É um das imagens cearenses mais famosas do mundo. (Foto: Kélvia Alves/Colaboração)

0 comentários:

Postar um comentário