sexta-feira, dezembro 06, 2013

PT não cede reivindicações do PMDB e cobra apoio da sigla a Dilma em todos os estados

Dilma e Temer 1
As cúpulas do PT e do PMDB continuam se reunindo na tentativa de resolver as crises que separam as duas legendas nos Estados, na disputa eleitoral de 2014. O comando da campanha da presidente Dilma Rousseff tem jogado duro e busca a reedição da aliança para o ano que vem.
Até agora, o PT não cedeu a nenhuma das principais reivindicações do parceiro, mas exige que o partido do vice-presidente Michel Temer dê apoio integral à Dilma nas eleições, sem as divisões que caracterizaram os pemedebistas nos últimos anos.
Segundo cálculos do PMDB e do PT, o apoio à reedição da aliança não corre risco real na convenção do partido. A cúpula pemedebista, no entanto, avalia que a falta de acordo em alguns Estados pode causar sobressaltos desnecessários, mais à frente. Pressionado internamente e por outros aliados, o PT devolveu o problema ao PMDB.
Outra situação considerada crítica pelo PMDB envolve seu líder no Senado, Eunício Oliveira, pré-candidato ao governo do Ceará. O comando da campanha de Dilma, no entanto, informou à cúpula pemedebista que o jogo no Estado será definido pelo governador Cid e seu irmão Ciro Gomes.
Os dois querem lançar um candidato próprio do grupo político que lideram no Ceará. Os pemedebistas mostraram pesquisas que apontam Eunício na frente, mas a presidente Dilma deixou claro que os irmãos Gomes ganharam preferência, ao deixarem o PSB, fragilizando a candidatura Campos.
Apesar das dificuldades postas pelo PT, a reedição da chapa, na perspectiva de hoje, é dada como certa por causa do favoritismo eleitoral da presidente registrado pelas últimas pesquisas, o que diminuiu o poder de barganha do PMDB.

0 comentários:

Postar um comentário