quarta-feira, dezembro 18, 2013

Tauá é referência em ações de inclusão digital no Ceará

Com ações de inovação tecnológica, este município fomenta o surgimento de mais empreendedores
Tauá. Acessibilidade (internet gratuita), empreendedorismo e capacitação. Esses são os atuais pilares do Programa Município Digital, desenvolvido neste município desde 2006 pela Prefeitura Municipal, em parceria com o Ministério das Comunicações. O Programa transformou a cidade quanto à inclusão digital e, neste ano, aprimora os projetos iniciais, além de investir na ampliação e novas ações na área da informática e tecnologia. É isto que garante o secretário de Ciência e Tecnologia do município, Elvis Gonçalves.

Jovens participam do Clube do Java, onde aprendem a criar programas de informática para utilização na gestão municipal FOTO: SILVANIA CLAUDINO
De acordo com o secretário, o foco atual do município de Tauá na questão digital, é o empreendedorismo: utilizar o aparato digital que o município possui, incentivar e implantar iniciativas empreendedoras. Alguns dos projetos iniciais continuam funcionando e foram aprimorados, como o Bode Fone, que está sendo reformulado e se transformará em Fone Fácil, em função do contínuo desuso do orelhão e expansão da telefonia móvel.

"Bode fone e alguns outros estão sendo aprimorados com uma nova perspectiva. Agora, com maior segurança no acesso e velocidade, possibilitará que invistamos em projetos maiores. Temos experiência, equipamentos e já há muitos projetos em andamento. O foco é o empreendedorismo, sem esquecer o acesso, capacitação e sustentabilidade", explica Gonçalves.

Ainda segundo o secretário, o Programa visa oferecer não somente Internet gratuita, mas também uma cultura de produção de tecnologia.

Um parque tecnológico e uma incubadora de empresas foram criados no município, como frutos do Programa. E já há várias novas empresas geradas pela iniciativa. Como exemplo, empreendedores independentes e com empresas atuam no mercado de informática e manutenção de computadores.

"O projeto Empreendedor Digital do Município de Tauá trabalha com uma metodologia de incubadora e aceleradora de negócios que facilita a criação de novas empresas. O projeto cresceu, pois com a abertura de empresas na área permitiu a criação de provedores de bairro no município", destaca o secretário.

Incubadora

O empresário Márcio Dimas é um exemplo de empreendedorismo, advindo do Programa. Passou pela incubadora digital, onde, durante um ano, recebeu orientações por meio de palestras e consultorias. Ali montou o seu plano de negócios e abriu a empresa MD Informática.

"Passei pelo processo de incubadora e agora sou independente, atuando na área de TI. Há 18 meses atuo no município, desenvolvendo o projeto que me preparei, trabalhando com provedor de internet nos bairros. Como a internet cresceu muito na cidade, atendo também na minha empresa serviços e manutenção de computadores", destaca o empresário Dimas.

O município investe agora na ampliação da capacidade do provedor, fato que permitirá também a informatização das unidades de saúde e educação, com oferta de internet para maior facilidade e rapidez no atendimento da população, na transmissão e troca de informações entre os órgãos públicos. "Estamos passando de 50 MPBS para 200 MPBS e haverá uma melhora significativa na oferta de internet para os tauaenses e órgãos públicos municipais. Com o Cinturão Digital do Governo do Estado e a nossa própria rede digital, todos os serviços web melhorarão em 100%", salienta Gonçalves.

Vários projetos são desenvolvidos no município por meio do Programa. O projeto Metareciclagem atende atualmente 25 alunos do ensino médio, que se reúnem com o professor uma vez por semana e reaproveitam equipamentos em desuso, como computadores antigos, equipamentos de som e muitos outros que chegam à Cidade Digital por meio de doações.

"Desmontamos os objetos e transformamos em objetos úteis, como lixeiras, estantes, chaveiros, carregadores universais, enfim, os alunos ficam à vontade e criam objetos diversos, usando a criatividade", conta Marcos Costa, professor do projeto.

Jovens

O Clube do Java é outro importante projeto, que chama a atenção dos jovens tauaenses. Sidney Rodrigues, de 17 anos, há um ano participa do Clube do Java, projeto local desenvolvido na Cidade Digital. "O avanço tecnológico no município é muito importante para os jovens, especialmente para os que como eu, que gostam e querem trabalhar na área, pois crescemos como pessoa e ajudamos o município", diz.

O jovem conta que, no referido Clube, ele e mais alguns estudantes, com o auxílio do professor, desenvolveram projetos de informática para utilização na própria gestão municipal, nos setores de licitação e protocolo, além de projetos na área de registro e cadastro para utilização em Associações.

SILVANIA CLAUDINOREPÓRTER

Mais informações
Programa Cidade Digital
Prefeitura Municipal de Tauá
Secretaria de Ciência e Tecnologia
Sertão dos Inhamuns
Telefone: (88)3437.3259

0 comentários:

Postar um comentário