quinta-feira, janeiro 31, 2013

CRATEÚS DE LUTO: MORRE ANTÔNIA SARAIVA CAVALCANTE, MÃE DO PREFEITO CARLOS FELIPE



Crateús, 31 de janeiro de 2013.

Com tristeza e pesar a Prefeitura Municipal de Crateús, comunica a família crateuense o falecimento da Srª Antônia Saraiva Cavalcante, mãe do Prefeito Carlos Felipe.

Dona Toinha, como era carinhosamente conhecida, lutava a meses contra uma severa enfermidade

Locais de votação da eleição do Conselho Tutelar


Centro Regional de Desenvolvimento de Educação Básica  -  Km 4 BR 222
Escola de Ensino Fundamental e Médio Presidente Eurico Gaspar Dutra – Rua Eduardo Albuquerque s/n
Escola de Cidadania José Freire Filho – Km 06 BR 404
Centro de Atenção Integral a Criança e ao Adolescente CAIC – Rua do Cruzeiro, s/n
Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA Rua Dr. Luis Chaves e Melo, s/n
Colégio Estadual Regina Pácis – CERP Rua Francisco Sá, 106
Escola Benoni Machado – Rua Clóvis Beviláqua, 966
Secretaria de Educação do Município – Rua Coronel Totó, 544
Escola de Cidadania Airan Veras – Rua Capistrano de Abreu, s/n
Escola de Ensino Fundamental e Médio Lions Clube – Rua Clóvis Beviláqua, 1417
Guarda Civil Municipal de Crateús (antigo CSU) – Rua José Albano, s/n
Prefeitura Municipal de Crateús (Centro Administrativo) – Rua Coronel Totó, 544
Sociedade Crateuense de Tiro Caça e Pesca –  Tv. João Soares, s/n
Escola Técnica de Comercio Padre Juvêncio – Rua João Soares, 15
Escola de Cidadania Amadeu Catunda – Rua Almirante Tamandaré, 1873
Sociedade Pestalozzi (antiga escola de Ensino Fundamental Santa Inês) – Rua João Ribeiro Lima, 183
Posto de Saúde de Irapuá – Distrito de Irapuá
Escola de Cidadania Santa Rosa -Jardim Localidade de Jardim
Escola de Cidadania Vicente Costa – Localidade de Santa Terezinha
Escola de Cidadania Umbelino Alves da Silva – Distrito de Curral do Meio
Escola de Cidadania Joaquim Ferreira Bonfim – Curral Velho Distrito de Curral Velho
Escola de Cidadania João Luciano – Assis Distrito de Assis
Escola de Cidadania de Ibiapaba – Ibiapaba Distrito de Ibiapaba
Escola de Cidadania Antônio Bezerra – Resende Localidade de Cabaças
Escola de Cidadania São José – Poty Distrito de Poty
Posto de Saúde de Cigana – Localidade de Cigana
Escola de Cidadania Francisco Ferreira Barros – Distrito de Tucuns
Escola de Cidadania José Araújo Veras -Queimadas Distrito de Queimadas
Escola de Cidadania José Soares de Souza – Santa Luzia Localidade de Santa Luzia
Tucuns Escola de Cidadania José das Chagas Leitão
Tapuio Localidade de Tapuio
Escola de Cidadania Realejo – Distrito de Realejo
Posto de Saúde de Carrapateira – Localidade de Carrapateira
Escola de Cidadania Imaculada Conceição – Corredores Localidade de Corredores
Escola de Cidadania José Martins de Lima – Patos
Escola de Cidadania José Braz de Oliveira – Lagoa das Pedras
Escola de Cidadania José Braz de Pinho – Lagoa das Pedras II
Escola de Cidadania Maria Bezerra de Souza – Cabeça da Onça
Escola de Cidadania de Santana II – Santana II
Escola de Cidadania Luis Ximenes Aragão – Rosário
Escola de Cidadania Francisco de Alcântara Barros – Montenebo
Escola de Cidadania Coração de Jesus – Santo André
Escola de Cidadania José de Oliveira Camerino – Bebida Nova
Escola de Cidadania Santo Antônio – Santo Antônio
Escola de Cidadania Belarmino Lopes Pinto – Canto dos Pintos
Escola de Cidadania Vidalina Maria de Conceição – Valente
Escola de Cidadania de Ingá – Ingá

Ceará amplia espaços com Eunício líder no Senado


O cearense conseguiu virar o jogo e se impôs como articulador dentro do PMDB para garantir cargo de líder

Por: Redação Web
O senador Eunício Oliveira deu uma demonstração de forças ao se articular e conseguir a liderança do PMDB no Senado no biênio 2013/2014. Com a indicação, o Ceará conquistou importante espaços políticos no Congresso Nacional. Líder da maior bancada no Senado, Eunício terá mais forças para defender interesses do Ceará em Brasília.
A escolha de Eunício Oliveira, a ser oficializada, nesta quinta-feira, foi antecidida de manobras que poderiam levar o senador Romero Jucá ao cargo de líder do PMDB. Jucá se lançou candidato à liderança mesmo com o acordo prévio no PMDB para Eunício ser o nome de consenso.
Dentro do entendimento interno, três posições no Senado estavam definidas: Renan Calheiros (presidente da Mesa Diretora), Romero (segundo vice-presidente), e Eunício Oliveira (líder da bancada). Jucá tentou quebrar o acordo e fez Eunício antecipar o retorno a Brasília na última sexta-feira para derrubar as manobras. Conseguiu.
As articulações do cearense para o acordo não ser quebrado envolveram, ainda, o vice-presidente da República, Michel Temer, que queria evitar o racha na bancada. O presidente do Senado, José Sarney, ao lado de Renan Calheiros, fez ponderações para o PMDB sair unido na eleição para novos dirigentes da Mesa Diretora e Liderança do Senado.
Eunício ameaçou ir para a disputa no voto se houve quebra de acordo. Depois de 72 horas de muitas articulações, as lideranças do PMDB anunciaram, nesta quarta-feira,  a escolha de Eunício para o cargo de líder, cabendo a Romero Jucá a segunda vice-presidência do Senado. Romero ficará, também, com a vice-liderança do PMDB.

quarta-feira, janeiro 30, 2013

MAURO SOARES PARTICIPA DE ENCONTRO DE NOVOS GESTORES EM BRASÍLIA

MAURO SOARES PARTICIPA DE ENCONTRO DE NOVOS GESTORES EM BRASÍLIA
O Vice-Prefeito Mauro Soares se encontra na capital do país Brasília, representando o Prefeito Carlos Felipe no Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas do Brasil. A representação de Crateús, também conta a presença do Vereador João de Deus (PCdoB), líder do prefeito na câmara.
O evento tem o objetivo  de apresentar aos gestores municipais os programas do governo federal e de que maneira eles têm reflexo direto nas Prefeituras. A programação foi organizada com base em quatro eixos: Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Ambiental e Urbano e Participação Social e Cidadania.
A presidenta da República, Dilma Rousseff, fez a abertura do evento (28/01). Dentro da programação principal, que ocupará os auditórios Master e Planalto, estarão contemplados aqueles ministérios que executam políticas mais descentralizadas e com contato maior com os executivos municipais. Foram discutidas e apresentadas as principais políticas em Educação, Saúde, Economia e Infraestrutura. No primeiro dia, o destaque foram as Políticas voltadas para as Mulheres, bem como o Plano Brasil Maior e Desenvolvimento Local.
No segundo dia, com programação mais extensa, foram abordados o Brasil Sem Miséria, o PAC 2, o enfrentamento ao Crack, dentre outros. No último dia do evento, a programação está voltada para os programas de Prevenção a Desastres Naturais, a programas de Desenvolvimento Rural Sustentável, além do relacionamento entre União e Municípios.

PMDB define nesta quinta futuro de Eunício na liderança


Senador cearense era o nome de consenso para assumir liderança do PMDB no Senado, mas Romero Jucá entrou no jogo

Por: Redação Web
Quando tudo parecia tranquilo e sem atropelos, surgiram os contratempos e o senador cearense Eunício Oliveira teve que redobrar esforços para tentar garantir o cargo de líder da bancada do PMDB no Senado.
Dentro dos entendimentos e articulações, Eunício era o nome de consenso para o cargo, mas o senador Romero Jucá decidiu entrar no jogo. As principais lideranças do PMDB se reuniram nesta terça-feira, em Brasília, e voltam a discutir o assunto amanhã.
O desfecho dessa discussão sairá, nesta quinta-feira, em reunião da bancada do PMDB no Senado com os principais caciques do partido (vice-presidente Michel Temer, Renan Calheiros e José Sarney). Eunício, também, estará na reunião.
O encontro desta quinta definirá ainda oficialmente a candidatura de Renan Calheiros à Presidência do Senado. Renan tem sido alvo de denúncias, mas, para muitos peemedebistas, as denúncias são requentadas e surgiram apenas para desgastar o partido e o nome do senador alagoano, hoje favorito na disputa pelo comando do Senado.

PSDB se assusta e acusa Dilma de campanha antecipada

Dirigentes nacionais tucanos foram surpreendidos com a ação radical do PT para neutralizar eventuais desgastes políticos do Governo Dilma e do ex-presidente Lula

Por: Redação Web
Os tucanos correm atrás do prejuízo e tentam frear as ações políticas do PT levadas às ruas para fortalecer a imagem do Governo Dilma e evitar prejuízos à imagem do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. Os tucanos se assustaram com a volúpia da estratégia eleitoral do PT.
O PSDB não gostou, viu excessos e anunciou ação judicial para acusar a presidente Dilma Rousseff de campanha eleitoral antecipada. Dilma pode concorrer à reeleição em 2014 e, na semana passada, fez um pronunciamento sobre redução do custo da energia elétrica que, para os opositores, teve nítida conotação política e eleitoral.
Durante o pronunciamento, Dilma criticou quem fez previsões de que não seria possível garantir o corte para consumidores residenciais e industriais, agricultura e serviços. 
O PSDB afirma, na representação junto à Procuradoria Geral da República, que, em vez de cumprir o objetivo de preservar a segurança, a ordem social e divulgar assuntos do interesse da administração pública, o pronunciamento tinha por objetivo a "cristalina promoção da presidente da República", ao contrário do que prevê a legislação sobre o assunto.
A presidente Dilma Rousseff ao visitar o Estado de Sergipe, nesta terça-feira, foi abordada sobre a ação do PSDB, disse que nada tinha cometido de irregular e a procuradoria geral da República entenderá que não houve excesso.

terça-feira, janeiro 29, 2013

Crateús está ameaçada de um colapso no abastecimento dágua



O governador Cid Gomes ao falar de sua preocupação com as consequências da seca que se abaterá no Ceará, neste ano, falou das providências que estão sendo adotadas para garantir o abastecimento de água potável para algumas populações cearenses e foi enfático ao citar a cidade de Crateús, como a mais ameaçada de um colapso no abastecimento. Cid garantiu que nos próximos meses estará garantida a ampliação na oferta de água para Fortaleza, em mais 50% da capacidade atual. A água virá do Açude Castanhão. Ele falou também do novo ritmo das obras de transposição de águas do Rio São Francisco e as providências do Estado para que parte do líquido chegue logo à Região dos Inhamuns.

segunda-feira, janeiro 28, 2013

Convite!

De olho em 2014, Dilma libera R$ 66,8 bilhões a prefeitos


Em encontro com chefes do Executivo municipal, presidente da República fez discurso de quase 50 minutos, em tom pré-eleitoral, e exaltou parcerias

Gabriel Castro e Marcela Mattos, de Brasília
A presidente Dilma Rousseff em encontro com prefeitos eleitos, em Brasília
A presidente Dilma Rousseff em encontro com prefeitos eleitos, em Brasília (Roberto Stuckert Filho/PR)
A presidente da República Dilma Rousseff anunciou nesta segunda-feira, durante 2º Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, em Brasília, a liberação de 66,8 bilhões de reais para áreas como educação, infraestrutura e saúde. Desse total, 35,5 bilhões de reais devem ser liberados em fevereiro. O restante depende da elaboração de novos projetos pelos municípios.
 
Em um discurso de quase 50 minutos, usando um tom pré-eleitoral, Dilma prometeu a construção de mais 1,1 milhão de moradias pelo programa Minha Casa, Minha Vida, além do 1,3 milhão anunciado no início do governo. Dos novos recursos, 3,6 bilhões de reais serão destinados a municípios com menos de 50.000 habitantes.
 
Dilma afirmou que o governo vai reabrir prazo para que os novos prefeitos se cadastrem no programa de construção de 6.000 creches. Uma das principais promessas da campanha da presidente, o projeto avança a passos lentos. Ainda na educação, Dilma anunciou a flexibilização das regras de outro projeto atrasado: a construção de quadras esportivas em escolas públicas. O plano beneficiava apenas escolas com mais de 500 alunos; este limite caiu para 100 estudantes. 
 
O governo também disponibilizará 12 bilhões de reais para investimentos em saneamento e 5 bilhões de reais para pavimentação de ruas. Outra meta é construir 1.500 unidades de novos postos de saúde. O gasto total de 1,2 bilhão de reais com a saúde custeará também a compra de novos equipamentos. 
 
Apesar do tom otimista, a presidente admitiu que muitos empreendimentos de seu governo não avançam no ritmo adequado: “Ainda há um grande número de obras atrasadas, paralisadas e outras que não foram iniciadas. Nós precisamos superar essa situação."
 
Tratando do programa Brasil Sem Miséria, Dilma afirmou que seu governo vai tirar 36 milhões de pessoas da pobreza extrema até 2014.
 
Ao encerrar o discurso, Dilma pediu que a União e os municípios trabalhem juntos. “A gente pode divergir em um processo eleitoral, os ânimos podem se acirrar. Mas depois que passa nós temos de trabalhar juntos. E isso significa que nos respeitamos e fomos eleitos para trabalhar por todos”, afirmou. 
 
Organizado pelo governo federal, o encontro em Brasília reuniu milhares de prefeitos de todo o país. A parceria com os municípios é essencial para que a presidente Dilma cumpra suas metas de campanha e sustente sua candidatura à reeleição em 2014

PREFEITURA PERFURA POÇOS NA ZONA RURAL


A Prefeitura de Crateús através da Defesa Civil Municipal está perfurando diversos poços na zona rural de Crateús.
Os poços profundos visam minorar os efeitos da pior seca das ultimas décadas, tendo um investimento total em todas as ações por parte do Município de R$ 330.000,00 no primeiro trimestre de 2013.
O trabalho de perfuração de poços começou após a analise geológica de diversas localidades da zona rural.
As localidades de Santiago, Corredores, Barra do Rio e Bom Jesus, já tiveram seus respectivos poços perfurados.  Após a perfuração foi realizado a instalação elétrica e hidráulica nas localidades de Corredores e Barra do Rio, que aguardam a ligação da rede elétrica para conclusão dos trabalhos.
A perfuração e instalação de poços continuarão até a conclusão dos dezesseis inicialmente previstos.
Confira fotos da perfuração

IFCE de Crateús inaugura primeiras turmas de Letras e Zootecnia

Crateús. Dois novos cursos superiores são ofertados no campus do Instituto Federal de Educação (IFCE) deste município. As primeiras turmas de Licenciatura em Letras e Bacharelado em Zootecnia ampliam em 35 e 20, respectivamente, o número de vagas na instituição de ensino, realizando sonho antigo da população.
Alunos do curso de Licenciatura em Letras com professores após aula inaugural. Com o curso de Zootecnia, iniciam nova fase do IFCE FOTO: SILVÂNIA CLAUDINO
Para as aulas do semestre 2012.2 os alunos veteranos dos cursos técnicos de Química e Edificações também foram recepcionados por servidores e professores. A turma de bacharelado em Zootecnia estuda no período da manhã. No turno da noite acontecem as aulas do curso de Licenciatura em letras.
Ministraram a aula inaugural de Letras os professores Vilmar Ferreira de Sousa e Maria Elias Soares, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab). A professora Maria Elias edita a revista do curso de Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde também leciona.
A professora Maria Elias Soares ressaltou a sua alegria pelo novo curso e pelo desenvolvimento do ensino superior na sua cidade natal, Crateús. Como tema da sua aula destacou "Os desafios da formação do profissional de Letras", fazendo uma retrospectiva do curso no País quanto a formação do profissional de Letras.
O professor da Unilab, Vilmar Ferreira apresentou, durante a aula o projeto "O papel do profissional de Letras como vetor de empoderamento semiótico-discursivo". Discorreu sobre o estudo da Gramática Sistêmico Funcional de Michel Halliday e a Análise Críticas do Discurso, como aportes teóricos do novo curso de graduação.
Desafio
O coordenador do curso de Letras, professor Wellington Costa enfatizou os desafios para a implantação da nova graduação, além do apoio obtido pela direção local e geral do IFCE. Para ele, "o curso ousa ser crítico e reflexivo" e contribuirá bastante com a formação profissional em Crateús e Região.
Para a diretora geral do Campus de Crateús, Paula Cristina, as novas graduações são sinais de desenvolvimento na educação local. "Esse início de semestre é divisor de águas na educação de Crateús, porque agora o Instituto Federal oferta duas novas graduações, em áreas carentes e com expressiva vocação na nossa região", frisa.
Certificação
Recentemente, dois grupos de pesquisa dos dois novos cursos do campus de Crateús foram certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O grupo de pesquisa na área de língua portuguesa estuda o tema "Análise do Discurso Crítica"; na área de Zootecnia, recebeu certificação o grupo com o tema "Produção Animal no Semiárido do Nordeste".
Mais Informações
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
Campus de Crateús
Rua Lopes Vieira, S/N
Telefone: (88) 3692.3864.

SILVÂNIA CLAUDINOREPÓRTER 

Prefeitos do CE vão ao DF e esperam dinheiro da União


Uma das primeiras medidas que anteciparam o encontro em Brasília é a renegociação de débitos com a Previdência Social

Por: Redação Web
Os prefeitos do Ceará desembarcam, nesta segunda-feira, em Brasília, para ouvir a presidente Dilma Rousseff sobre os novos rumos administrativos dos Municípios e, ao mesmo tempo, cheios de expectativa para receberem boas notícias sobre a liberação de dinheiro do Governo Federal.
O encontro da presidente da República e ministros do Governo Federal com os prefeitos acontece a partir desta segunda e se estende até quarta-feira. Os prefeitos que começam os novos mandatos reclamam dos cofres vazios, de dívidas herdadas dos antecessores e confisco de receitas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
As queixas serão menores com o anúncio de projetos e parcerias que o Governo Dilma quer realizar com os municípios, ampliando, principalmente, programas na área social. Uma das primeiras medidas que anteciparam o encontro em Brasília é a renegociação de débitos com a Previdência Social. Agora, os novos prefeitos poderão pagar as dívidas com o INSS em 240 meses.

domingo, janeiro 27, 2013

Autoridades corrigem número de mortos em boate: 232

Incêndio em boate de Santa Maria

Batalhão de Operações Especiais (BOE) havia informado anteriormente 245 vítimas fatais. Há, ainda, mais de cem pessoas hospitalizadas.

“Uma tragédia para nós todos. Pedi a todos os meus ministros que possam contribuir para minorar as consequências dessa tragédia que viajem para Santa Maria. Eu também irei”, disse a presidente Dilma Rousseff
O número de mortos no incêndio na boate Kiss, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, foi corrigido na tarde deste domingo para 232. Anteriormente, o major do Batalhão de Operações Especiais (BOE), Cleberson Braida Bastianello, havia informado 245 vítimas fatais. Há, ainda, mais de cem pessoas hospitalizadas, cujo estado de saúde ainda não foi detalhado.
A maioria das mortes ocorreu por asfixia. A identificação prévia foi feita por meio de documentos que estavam com as vítimas, levadas para o Centro Desportivo Municipal (CDM). Por volta das 12h30, o acesso dos familiares foi liberado para o reconhecimento dos corpos. A prefeitura estuda a realização de um velório coletivo, nos ginásios do próprio CDM.
No momento do incêndio, por volta das 2h deste domingo, havia entre 1.000 e 2.000 pessoas na casa noturna, a maioria jovens. Segundo o jornal local Diário de Santa Maria, acontecia na boate uma festa dos cursos de Agronomia, Veterinária, Pedagogia e Tecnologia dos Alimentos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). No local, também ocorria a festa de um bloco de carnaval da cidade, o Nagandaya.
As primeiras informações são de que o cantor da banda que se apresentava na boate acendeu um sinalizador que atingiu o teto. A partir daí, o fogo se espalhou rapidamente. Testemunhas, que estavam na boate no momento do acidente, dizem que os seguranças, acreditando que se tratava de uma briga, impediram a saída das pessoas, para garantir o pagamento das comandas.
Em entrevista à TV Globo, um segurança da casa disse que tentou resgatar alguns jovens. "Pedimos para que as pessoas saíssem. No meio do tumulto, alguns foram pisoteados. Houve gente que não teve tempo de sair. Chegamos a conseguir levar alguns às unidades de saúde. Algumas estavam com 80% do corpo queimado e não resistiram. Um colega nosso também morreu. Foi um filme de terror", contou.
Governo - O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, classificou o incêndio como uma tragédia. Em seu primeiro pronunciamento na chegada ao município, ele afirmou que o governo está mobilizado para esclarecer as causas do acidente. "Nós estamos empenhados, desde a madrugada, em dar o apoio necessário para que tenhamos o levantamento de provas para fazer um inquérito policial de alto nível, para que a gente possa depois, com essas provas, ter um esclarecimento inclusive em relação às causas que determinaram esse evento", declarou.
Tarso, que é natural de Santa Maria, também reforçou o apoio dado pelo governo federal e afirmou que esse a prioridade, inicialmente, é dar apoio às famílias enlutadas. "É um momento muito duro para todos nós. Nós temos que ter competência, responsabilidade, trabalhar muito bem para que a gente possa dar uma resposta a altura desse acontecimento."
Mais cedo, a presidente Dilma Rousseff informou que colocaria toda a estrutura do governo federal à disposição do estado para atender às vítimas. Antecipando seu retorno do Chile - onde participava de reunião da Comunidade de Estados Latino Americanos e Caribenhos com a União Europeia -, ela chegou à cidade gaúcha por volta das 13h.
"Uma tragédia para nós todos. Não continuarei na reunião por razões muito claras. Quem precisa de mim hoje é o povo brasileiro. Pedi a todos os meus ministros que possam contribuir para minorar as consequências dessa tragédia que viajem para Santa Maria. Eu também irei", disse Dilma, ainda em território chileno, com a voz embargada. "Queria dizer à população brasileira, em especial à de Santa Maria, que estamos juntos. Iremos superar, mantendo a tristeza."

sábado, janeiro 26, 2013

Projeto Paulo Freire terá R$ 40 milhões


Famílias terão aporte financeiro para aumentar a produção e gerenciar o próprio negócio na comunidade
Canindé O Senado Federal aprovou, na Comissão de Assuntos Econômicos e no Plenário, o empréstimo do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) ao Estado do Ceará, no valor de US$ 40 milhões. A contrapartida do Estado será do mesmo valor. O Ceará terá 18 anos para pagar o empréstimo, com três anos de carência. Os recursos receberam parecer favorável do Governo Federal.

Vista aérea da cidade de Tejuçuoca, um dos 31 municípios que serão beneficiados com recursos do projeto federal que objetiva livrar famílias carentes da situação de extrema pobreza Foto: Antônio Carlos Alves


Os recursos serão investidos no Projeto de Desenvolvimento Produtivo e de Capacidades Paulo Freire, que será executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). O dinheiro será aplicado entre os anos de 2013 e 2019, em ações para reduzir a pobreza rural cearense no âmbito agrícola e não agrícola, com foco principal em jovens e mulheres.

Serão atendidos pelo Projeto Paulo Freire 31 municípios cearenses com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), nos territórios do Cariri Oeste, Inhamus/ Crateús, Sobral, Vales do Curu/Aracatiaçu, beneficiando, diretamente, 60 mil famílias com ações de capacitação.

A meta é que as famílias beneficiadas aumentem as suas produções e possam gerir os seus negócios. Dessas, 30 mil receberão projetos produtivos. “O Projeto Paulo Freire irá trabalhar no Ceará e tem como objetivo prover mais de 60 mil famílias pobres rurais com treinamento e investimentos produtivos necessários para que possam superar a pobreza”, afirmou o gerente de Programas do Fida para o Brasil, Ivan Cossio. 

O secretário Nelson Martins destacou a fundamental participação da bancada cearense no Senado para a aprovação do empréstimo. “Os senadores José Pimentel, Eunício Oliveira e Inácio Arruda lideraram as articulações no Congresso e também junto ao Palácio do Planalto. O governador Cid Gomes também manteve contatos com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e com a presidenta Dilma Rousseff para que a mensagem fosse encaminhada ao Senado”, afirmou ele.

Segundo o secretário Nelson Martins, a previsão é que o contrato entre o Estado do Ceará e o Fida seja assinado ainda no começo deste ano para começar a execução.

A Cidade de Tejuçuoca, que fica localizada no Vale do Curu, é uma das beneficiadas com o programa. Para o prefeito Walmar Bernardo, ações dessa natureza fortalecem a cidadania e ajudam a mudar o quadro das famílias no campo. “Fico muito feliz em poder participar de um projeto que só irá trazer benefícios para o povo de minha terra. Cuidar do povo de Tejuçuoca será uma das metas de meu governo’’, disse.

O Índice de Desenvolvimento Humano de Tejuçuoca é de 0,611, o 129º do Estado e o 4.474º do Brasil. “Nossa população carece de investimentos. O ex-prefeito Edilardo Eufrásio fez muito no sentido de tirar o município dessa posição, mas as dificuldades são muitas. Com a participação de todos, haveremos de melhorar esse quadro’’, aposta o prefeito.

Há um esforço do Governo do Estado em acabar com a pobreza, mas, mesmo assim, ainda existem muitas cidades com o IDH ainda muito alto, deixando a desejar em relação à qualidade de vida, principalmente nas comunidades da zona rural.

Em Apuiarés, o IDH é de 0,622, o 109º do Estado e o 4.164º do Brasil. Esses índices atingem, na sua maioria, a zona rural. A cidade está incluída na relação dos 31 municípios do Ceará que irão receber recursos para cuidar melhor dos jovens e das mulheres, através do Projeto Paulo Freire.

Já em Caridade, cidade localizada nos Sertões de Canindé, o IDH é 0,618, ficando na 116ª colocação do Ceará e 4.336º no País. A nova prefeita Simone Tavares anunciou que vai priorizar o social. “Iremos cuidar de cada família de Caridade da mesma forma que cuida da minha. Estamos com um programa de governo participativo, onde tem a presença das comunidades e isso nos deixar bem à vontade para darmos início a todo um processo de combate a pobreza no campo’’, salientou ela.

General Sampaio, localizado no Vale do Curu, tem um IDH de 0, 606, ocupando a 138ª posição no cenário social do Estado, e de 4.554º no ranking nacional.

Já em Itatira, o prefeito Antônio Almir priorizará a geração de emprego e renda. O IDH da cidade é de 0,369, colocando a região na 177ª posição no cenário estadual, e no 3.123º lugar em nível nacional. “As parcerias com os governos Federal e do Estado vai permitir encerrar meu governo com uma qualidade de vida mais elevada. Criaremos programas voltados para geração de emprego e renda’’, avisa o prefeito.

Na cidade de Madalena, o IDH é de 0,644, a 81ª posição no cenário estadual e 4.040º lugar no contexto nacional. Outro que vive uma situação crítica em relação ao IDH é Monsenhor Tabosa: 0,604, ficando no 141º lugar no Estado e, no Brasil, ocupando a 4.302ª posição.

Antônio Carlos AlvesColaborador


sexta-feira, janeiro 25, 2013

Carnafolia 2013

TODO MUNDO VEM PRA CÁ! CRATEÚS É O LUGAR!
Vem que tem! Bandas locais de 08 a 12 de fevereiro e Circuito dos Paredões na Praça dos Pirulitos.

Dia 10 (Dom) Desfile dos Bloco Alternativos e Paredão Sonic Sound de Fortaleza.


ATRAÇÕES PRINCIPAIS


Dia 08 Sexta-Feira: Forró do Movimento. Local: Clube Caça e Pesca. 19h


Dia 09 Sábado: Banda Afoxé. Local: Praça dos Pirulitos. 19h


Dia 10 Segunda-feira: Banda Prabalá. Local: Praça dos Pirulitos. 19h


Dia 11 Terça-feira: Forró do Muído. Local Praça dos Pirulitos.  19h

quinta-feira, janeiro 24, 2013

FPM é bloqueado para 24 prefeituras de municípios cearenses


Os repasses foram barrados para esses municípios devido à falta de pagamento ao INSS e a Receita Federal

Por: Marcela de Freitas
Dos 184 municípios do Estado do Ceará, 24 novos gestores que assumiram as prefeituras no início do mês já começaram administrar as prefeituras sem a principal fonte de recursos, que é o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que foi creditado neste mês.
O motivo que leva os municípios a terem o bloqueio dos repasses é por conta ou da irresponsabilidade de gestores anteriores que deixaram de pagar as dívidas junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) ou com a Receita Federal.
Os verdadeiros prejudicados da história são os habitantes das cidades que tiveram os recursos barrados. Na grande maioria delas, não existe arrecadação própria e os prefeitos se eximem de cobrar os impostos, muitas vezes para não serem prejudicados eleitoralmente.
O dinheiro do FPM é utilizado para pagar os serviços de limpeza pública, manutenção dos hospitais e pagamentos dos salários dos servidores dentre outros.
Veja a lista dos municípios que tiveram o repasse do FPM bloqueado:

Procurador pedirá na Justiça devolução do cachê de Ivete


O pagamento do cachê foi registrado ontem na contabilidade do Governo do Estado e a cantora baiana se mantém longe da polêmica

Por: Redação Web
O Governo do Estado pagou, nesta quarta-feira, o cachê de R$ 650 mil a cantora Ivete Sangalo pelo show realizado, sexta-feira passada, em Sobral, durante a inauguração do Hospital Regional Norte, mas o procurador do Ministério Público de Contas, Gleydson Alexandre, cobrará na Justiça o ressarcimento do dinheiro.
A decisão judicial será adotada após o Tribunal de Contas do Estado voltar a analisar o caso, o que acontece na primeira semana de fevereiro. O TCE já havia decidido que o processo não teve irrregularidade. 
O Ministério Público de Contas considera que, mesmo em casos de dispensa de licitação, o poder público deve apresentar ao menos três orçamentos. O Ministério Público listou seis shows de Ivete Sangalo contratados por prefeituras em 2012, entre elas a do Rio de Janeiro, por valores entre R$ 400 mil e R$ 500 mil.

Dilma vai à TV para negar risco de apagão e ataca quem é "do contra"


Presidente diz que país não será atingido por previsões "alarmistas" e insiste em classificar como erros as perspectivas de desabastecimento

Laryssa Borges, de Brasília
Dilma Rousseff durante café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto
Dilma Rousseff critica oposição e diz que não há risco de apagão (Fernando Bizerra Jr./EFE)
Em pronunciamento em cadeia de rádio e televisão na noite desta quarta-feira, a presidente Dilma Rousseff resolveu levar a discussão do setor elétrico para o campo político. Depois de ser duramente criticada - no Brasil e no exterior - pela maneira como impôs novas regras de jogo às concessionárias de energia elétrica, de modo a baratear a conta de luz, a presidente foi questionada pela oposição sobre o risco de apagão. Escolheu a TV para atacar sem ser incomodada por réplicas. Dilma foi categórica ao dizer que não há risco de desabastecimento, da mesma forma que afirmou que o PIB cresceria de maneira substancial em 2012 - o que não ocorreu. “Surpreende que desde o mês passado, algumas pessoas – por precipitação, desinformação ou algum outro motivo – tenham feito previsões sem fundamento quando os níveis dos reservatórios baixaram”, disse a presidente.
Especialistas do setor – e não apenas políticos da oposição - têm alertado que o risco de racionamento existe, e que a queda nas tarifas, apesar de benéfica a curto prazo para o consumidor, pode agravá-lo. A equação não é complexa: energia mais barata tende a ampliar o consumo num sistema que está longe de ter a calibragem perfeita apontada pela presidente. Some-se a isso o fato de que o setor deve sofrer uma redução nos investimentos e ficam patentes os motivos de preocupação. "O investimento no setor vai recuar por causa da maneira como os contratos com as concessionárias foram rompidos, diz Adriano Pires, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diretor do Centro Brasileiro de Infra Estrutura (CBIE). "Algumas empresas deixaram o jogo e as que permaneceram terão retornos mais baixos, o que diminui sua capacidade de investimento".
Segundo Pires, as chances do barateamento das tarifas ser revertido no curto prazo são altas. "Estamos caminhando para uma situação em que as térmicas serão acionadas com mais frequência. A energia delas é cara e isso deve empurrar as tarifas, que o governo baixou artificialmente, de volta para o alto", afirma.
Mais promessas  –  Dilma rebateu os argumentos técnicos com promessas. Disse na TV que a entrada em operação de novas usinas e a viabilização de linhas de transmissão vão permitir um aumento de mais de 7% da produção de energia. Ainda aos críticos, emendou: “o Brasil não deixou de produzir um único quilowatt do que precisava e agora, com a volta das chuvas, as térmicas voltarão a ser menos exigidas”. “Cometeram os mesmos erros de previsão os que diziam primeiro que o governo não conseguiria baixar a conta de luz. Depois passaram a dizer que a redução iria tardar. Por último, que ela ia ser menor do que o índice que havíamos anunciado”, afirmou a presidente.
O recado da presidente ocorreu após a confirmação de que o governo federal decidiu ampliar o desconto para os consumidores residenciais para o patamar de 18% e aumentar a redução da tarifa de energia para a indústria dos 28% originalmente previstos por integrantes do governo para até 32%. De acordo com Dilma, a redução na conta de luz dos consumidores domésticos e do setor industrial entra em vigor já nesta quinta-feira. “O Brasil vai ter energia cada vez melhor e mais barata. Significa que o Brasil tem e terá energia mais que suficiente para o presente e para o futuro, sem nenhum risco de racionamento ou de qualquer tipo de estrangulamento no curto, no médio ou no longo prazo”, afirmou a presidente no pronunciamento. Apesar do discurso inflamado, a presidente não explicou qual artifícios o governo usará para promover o aumento, já que as renovações de contratos com as concessionárias já foram feitas. Ao que tudo indica, o Tesouro Nacional terá de desembolsar alguns bilhões para permitir a ampliação do corte. E o custo de mais uma "bondade" creditada aos cofres públicos ainda é desconhecido.
Apesar da situação crítica dos reservatórios e da falta de planejamento do setor, a presidente usou seus oito minutos no horário nobre para ressaltar os “feitos” de 2012 no setor. “Foram colocados em operação 4.000 megawatts e 2.780 quilômetros de linha de transmissão. Este ano, a meta do governo é colocar mais 8.500 megawatts de energia e 7.540 quilômetros de novas linhas. Com base em projeções de outras usinas e linhas de transmissão em construção ou projetadas, Dilma afirmou que, no prazo de 15 anos, o país conseguirá dobrar a capacidade instalada de energia elétrica, hoje na casa dos 121.000 megawatts. “Temos contratada toda a energia que o Brasil precisa para crescer e bem neste e nos próximos anos”, resumiu ela.
Embora regiões do país tenham vivenciado apagões – nesta semana Teresina e outras 32 cidades sofreram um apagão no dia em que a própria Dilma iria visitar o Piauí – a presidente disse nesta quarta-feira que “o Brasil vive uma situação segura na área de energia” e que “não há maiores riscos ou inquietações”, garantiu.
No pronunciamento, a presidente aproveitou para também alfinetar as concessionárias de energia de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, que não aceitaram as condições do governo para o barateamento de energia. De acordo com ela, a despeito da posição da Cesp, Cemig e Copel, os consumidores desses estados também serão beneficiados com a redução na conta de luz. “Os cidadãos atendidos pelas concessionárias que não aderiram ao nosso esforço terão ainda sim sua conta de luz reduzida, como todos os brasileiros”, disse.

quarta-feira, janeiro 23, 2013

Carnaubal Esta Com 9,87% De Sua Capacidade


acudes


Mesmo com nível de água , que esta a baixo de 10% , os técnicos da Cagece, afirmam que a água que esta vindo do açude Carnaubal , não sofreu alteração, para ser tratada no reservatório da Cagece.
A FUNCEME , deverá anunciar oficialmente até o dia 25, com poderá ser o inverno para este ano, em todo o Estado do Ceará, já que , os números , até o presente momento não são animadores, mesmo com o tempo nublado.
Na informações abaixo, podemos ver os níveis dos açudes com níveis abaixo de 30%, no sertão de Crateús,
acudes2

Do Facebook


Chaguinha Sales Sales e Hugo Melo Sales 
Só queria ouvir sua voz me dizendo sorrindo, aproveite o seu tempo você ainda é uma menina.Apesar de distância e do tempo eu não posso esconder...Tudo isso eu às vezes preciso escutar de você. Entrar na sua casinha, sentir o seu cheiro lá e não te ver, sair pela porta da frente sem o seu afago, sem dúvidas a maior dor que já senti! Será sempre a LADY LAURA dos seus filhos, netos, noras e genro! Saudades demais... http://www.youtube.com/watch?v=JQJoU4cJUz4

















Só queria ouvir sua voz me dizendo sorrindo, aproveite o seu tempo você ainda é uma menina.Apesar de distância e do tempo eu não posso esconder...Tudo isso eu às vezes preciso escutar de você. Entrar na sua casinha, sentir o seu cheiro lá e não te ver, sair pela porta da frente sem o seu afago, sem dúvidas a maior dor que já senti! Será sempre a LADY LAURA dos seus filhos, netos, noras e genro! Saudades demais...