quarta-feira, janeiro 22, 2014

Brasil

A Fifa vai mudar, por Joaquim Falcão

Mais dia ou menos dias, mais anos ou menos anos, vai haver profundas mudanças no poder da Fifa.
Esta semana, o francês Jérôme Champagne anunciou que pretende disputar contra a aliança Blatter-Platini a presidência da Fifa em 2015. Acredita que suas chances são poucas, mas já propõe algumas medidas que certamente vão mudar tudo.
Propõe, por exemplo, que exista debate público entre os candidatos à presidência, e mais do que isto, que exista debate público na televisão global.
Não é difícil prever que este debate terá uma razoável audiência global, sendo objeto de análises pela mídia, e com intensa participação das mídias sociais. Pelo menos no Brasil, Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, a opinião pública vai entrar em campo.
Mais ainda, Champagne propõe que sejam divulgados os salários dos principais executivos da Fifa. É o início de uma era de transparência e de controle sobre as reiteradas acusações de manipulação e de corrupção que tem cercado nos últimos anos alguns dirigentes da organização.

Jérôme Champagne anuncia candidatura à presidência da Fifa
Foto: Facundo Arrizabalaga / EPA

Pouco a pouco vão se encontrando mecanismos de romper com a blindagem legal que protege a Fifa das regras de transparências que são exigidas para a maioria dos governos.
Esta blindagem assenta-se em três pilares: o fato de ter sede na Suíça, onde ainda existe um sistema de alta confidencialidade, o fato de ser uma associação privada e portanto não responsável diante dos organismos de controle estatais, quaisquer que sejam, e o fato de que não usando diretamente dinheiro dos contribuintes, não tem que prestar contas a ninguém, a não ser aos seus próprios associados, escolhidos aliás endogenamente.
Ocorre que esta blindagem legal está cada vez mais fragilizada pela evidência global, através da imprensa livre e das redes sociais, de que a Fifa só pode fazer seus campeonatos com recursos dos contribuintes locais.
Haja ver o que ocorre com a construção de estádios aqui no Brasil. Dinheiro público. Submeter os governos a gastos não prioritários ou desnecessários é diferente de ter o apoio da opinião pública.
Três fatores decisivos vão então mudar daqui para frente a política dos salões fechados da sucessão da Fifa. A disputa eleitoral com debates públicos e na TV entre candidatos. A crescente fiscalização com que a própria Suíça e demais países estão cercando os negócios da Fifa. E, com certeza, as manifestações populares que vão acontecer no Brasil, espera-se que pacíficas, mas com suficiente impacto midiático global.
Para chamar atenção do mundo para a necessidade de uma Fifa renovada: Blatter, se reeleito, ocupará o cargo por cerca de 20 anos. Talvez já seja demais.

Joaquim Falcão, escreve quinzenalmente para este blog.


Mandato de Cunha não será cassado, diz vice da Câmara

João Domingos, Estadão
O vice-presidente da Câmara, deputado André Vargas (PT-PR), acha que a Casa vai rejeitar a cassação do mandato do deputado João Paulo Cunha (PT-SP), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 9 anos e 4 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e peculato.
João Paulo é o único dos quatro deputados envolvidos no escândalo do mensalão ainda em liberdade e no exercício do mandato, embora o presidente do STF, Joaquim Barbosa, tenha rejeitado seus recursos e decidido que ele deve cumprir a pena.


Médico convidado para a Saúde é alvo de inquérito no MP

Chico de Gois e Tatiana Farah, O Globo
O médico Ademar Arthur Chioro dos Reis (foto abaixo) enfrenta um inquérito civil público aberto no Ministério Público para apurar se ele infringiu lei municipal, de São Bernardo do Campo, que proíbe secretários de manterem sociedade em empresas que tenham contratos com entes federativo. Além disso, em sua gestão à frente da Secretaria Municipal de Saúde de São Bernardo, no ABC paulista, Chioro contratou dois sócios de uma de suas empresas para cargos em comissão na pasta administrada por ele. Após o caso se tornar público, um deles foi demitido.
A Consaude Consultoria, Auditoria e Planejamento foi criada por Chioro em fevereiro de 1997; em março de 2003, ele se afastou da sociedade para assumir cargo no Ministério da Saúde. Voltou a atuar na empresa em agosto de 2006 e, em junho de 2012, tornou-se o sócio majoritário, atuando ainda como administrador, como mostram documentos da Junta Comercial de São Paulo. Nessa época, ele era secretário em São Bernardo, cargo que assumiu em 2009, no início da gestão de Luiz Marinho.

Foto: O Globo


Campos discute campanha em horário de expediente

Isadora Peron, Estadão
A primeira reunião do PSB para discutir o cronograma da candidatura à Presidência de Eduardo Campos (foto abaixo), realizada nesta terça-feira, 21, no Recife, começou num horário em que Campos deveria cumprir expediente como governador de Pernambuco.
Campos disse à imprensa que o encontro teve início às 16h, mas pelo menos desde as 14h já havia carros de correligionários estacionados em frente à sua casa, no bairro Dois Irmãos. Às 23h30, o grupo de cerca de dez integrantes da Executiva do PSB continuava reunido no local.



Tarso Genro é condenado por improbidade em Porto Alegre

Flávio Ilha, O Globo
O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT, foto abaixo), e dois ex-prefeitos de Porto Alegre foram condenados por improbidade administrativa, em primeira instância, por contratações irregulares de profissionais da área médica entre 1997 e 2002. A decisão é de setembro, mas foi divulgada apenas nesta terça-feira.
Tarso ocupou a prefeitura da capital pela primeira vez entre 1993 e 1996, foi sucedido pelo atual deputado estadual Raul Pont (1997 a 2000), também condenado por improbidade, e voltou a ocupar o cargo a partir de 2001. Ele renunciou no ano seguinte para concorrer ao governo do Estado, tendo assumido em seu lugar o vice-prefeito João Verle, também condenado na ação.

 


Ex-ministro do governo Lula se livra de acusações do mensalão tucano

Ezequiel Fagundes, O Globo
Ex-ministro do governo Lula, o empresário Walfrido dos Mares Guia (PSB-MG, foto abaixo) se livrou, oficialmente, das acusações no processo do mensalão tucano. Walfrido completou 70 anos de idade e teve prescrito os crimes de peculato (desvio de dinheiro público) e lavagem de dinheiro, conforme havia adiantado O GLOBO em novembro de 2012, na véspera de seu aniversário.
Responsável pelo processo contra os dez réus que não possuem foro privilegiado, a juíza Neide da Silva Martins, da 9ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, declarou extinta a punibilidade do réu no último dia 14 de janeiro.



Operação flagra trabalho infantil e análogo à escravidão em SP

Ronaldo D'Ercole, O Globo
Uma força-tarefa formada por mais de 100 agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), auditores do Ministério do Trabalho, juízes e promotores do Ministério Público deflagrou na manhã desta terça-feira uma grande operação contra irregularidades em carvoarias na região de Bragança Paulista, no interior de São Paulo, que incluem trabalho infantil e análogo à escravidão, desmatamento ilegal de mata nativa e construção de fornos em áreas de risco (em alguns casos, ao lado de gasodutos da Petrobras).
Batizada de “Operação Gato Preto”, neste primeiro dia a ação teve como alvo dez carvoarias da região. A blitz deve continuar pelo menos até a próxima terça-feira. Em todos os locais vistoriados, havia problemas de empregados sem registro de trabalho. Em três carvoarias, os auditores identificaram 19 pessoas trabalhando em condições análogas à escravidão. Também foram foram encontrados sete crianças (menores de idade) trabalhando em outras três.


Após transferência de chefes de facção, mais um preso é morto no MA

Afonso Benites, El Pais
Mesmo com o reforço da tropa de choque da Polícia Militar e de agentes da Força Nacional de Segurança, o complexo penitenciário de Pedrinhas (foto abaixo), em São Luís (MA), registrou mais uma morte de preso. Foi a terceira do ano e a 64ª desde janeiro do ano passado. A vítima dessa vez foi o detento Jô de Souza Nojosa, que estava preso havia menos de um mês na Central de Custódia de Presos Judiciais do complexo.
A morte do preso foi notada pelos agentes penitenciários na manhã de hoje, quando viram o corpo dele pendurado em uma “teresa”, uma espécie de corda artesanal feita de panos. Na mesma cela da vítima havia outros sete detentos que serão interrogados pela polícia civil. A principal hipótese para o assassinato, segundo o Governo maranhense, é uma retaliação pela transferência de nove chefes de facções criminosas para o presídio federal de Campo Grande (MS).



Família de jovem gay diz que está convencida sobre suicídio

Laís Cattassani, G1
A família do adolescente gay Kaique Augusto dos Santos, de 17 anos, encontrado morto em 11 de janeiro sob o Viaduto Nove de Julho, no Centro de São Paulo, disse nesta terça-feira (21) estar convencida de que ele se matou.
Os parentes contestavam a versão da polícia, que registrou o caso como suicídio, e cobravam a investigação da morte.O advogado Ademar Gomes, que representa a mãe do jovem, disse que a família não irá mais contestar a versão oficial.


SP: Manifestação contra morte de adolescente fecha a Marginal do Tietê

Estadão
A pista local da Marginal do Tietê, entre as pontes do Limão e Julio de Mesquita Neto, sentido Rodovia Castelo Branco, foi fechada nesta terça-feira, 21, duas vezes, pela manhã e à noite. Nos dois casos, grupos protestavam contra a morte de um adolescente em um acidente de trânsito.
Na manhã, o grupo colocou fogo em pedaços de madeira e pneus, bloqueando toda a pista local. Motoristas tiverem de voltar na contramão para pegar a pista expressa.


Geração de empregos em 2013 cai e tem o pior resultado em dez anos

Cristiane Bonfanti, O Globo
O Brasil criou 1.117.717 postos de trabalho com carteira assinada em 2013, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho nesta terça-feira. O número representa uma queda de 14% na comparação com o total de 1.301.842 empregos criados em 2012 e é o pior resultado em 10 anos.
O Ministério do Trabalho ressaltou que, apesar da desaceleração, o mercado de trabalho formal apresentou, pelo quinto mês consecutivo (de agosto a dezembro), maio dinamismo frente ao mesmo período de 2012. Em termos setoriais, o setor de serviços apresentou o maior aumento no número de empregos, com abertura líquida de 546.917 postos. No comércio, foram abertas 301.095 vagas e, na indústria de transformação, 126.359. A construção civil, por sua vez, abriu 107.024 postos de trabalho e a administração pública, 22.841. A indústria extrativa mineral criou 2.680 vagas e a agricultura, 1.872.


Crédito imobiliário cresce 32% e bate recorde

O Globo
Os financiamentos imobiliários no Brasil bateram recorde em 2013, avançando 32% sobre o ano anterior, e a expectativa é de um crescimento de 15% em 2014, divulgou nesta terça-feira a Abecip, associação que representa as entidades de crédito imobiliário e poupança.
O volume de empréstimos para a aquisição e construção de imóveis com recursos das cadernetas do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) somou R$ 109,2 bilhões no ano passado. Para 2014, a expectativa da associação é que os financiamentos cheguem a R$ 126 bilhões.
Em número de unidades, foram 529,8 mil imóveis financiados no acumulado de 2013, avanço de 17% sobre o consolidado do ano anterior, indicando que boa parte do aumento no volume foi calcado na subida dos preços — algo como 40% nas estimativas do presidente da Abecip, Octavio de Lazari Junior.

0 comentários:

Postar um comentário