sábado, janeiro 25, 2014

Brasil

Lula em cena, por Ruy Fabiano

Um dos temas da semana foi a reaparição de Lula no centro do poder – do qual, diga-se, jamais se afastou. Mas o simples fato de se ter exibido sem qualquer discrição, participando de reunião no Palácio da Alvorada com a presidente Dilma e alguns ministros, mostra que fazia questão de ser visto, no papel que exerce desde que transmitiu a faixa presidencial: o de tutor da presidente.
Não foi uma reunião qualquer. Durou cinco horas e, ao final, anunciou-se a troca de guarda na Casa Civil: saiu a senadora Gleisi Hoffmann, entrou o senador Aloizio Mercadante.
A saída de Gleisi estava prevista, já que deve se candidatar ao governo do Paraná. Mas a nomeação de Mercadante, que jamais se incluiu entre os favoritos de Dilma, é sinal de que Lula quer dar cunho mais político que administrativo à Casa Civil e quer se fazer mais presente na antessala da presidente.
Mercadante, assim como Gilberto Carvalho, ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, é de seu staff pessoal. Com eles, Lula está agora no Palácio. A presença no encontro de Franklin Martins, que dá expediente no Instituto Lula, é outro sinal de que o presidente prepara-se para assumir papel mais ativo no governo, nesse período. É o PT no efetivo comando.
As relações do partido com Dilma sempre foram meio esquizofrênicas. Dilma não é petista histórica. Sua carreira na administração pública começa no Rio Grande do Sul, pelas mãos de Leonel Brizola, que a filiou ao PDT. Seu ingresso no PT deu-se posteriormente, pelas mãos de Lula.
É uma história conhecida, no relato de Lula, que disse ter se impressionado quando a conheceu, admirando seu jeito afirmativo. Trouxe-a para seu governo, deu-lhe o importante cargo de ministra de Minas e Energia e, depois, na crise do Mensalão, que fulminou a carreira de José Dirceu, colocou-a na chefia da Casa Civil.


Fala de Dilma se assemelha à de FH

Henrique Gomes Batista, O Globo
O discurso de estreia da presidente Dilma Roussef em Davos se parece muito com o que de Fernando Henrique Cardoso em 1998: a presidente “vendeu” o Brasil, foi pragmática, falou para Wall Street, justo no momento em que os investidores começam a “enjoar” dos emergentes.
Uma estratégia diferente da primeira vez que seu “mentor” esteve no Fórum Econômico Mundial. Luiz Inácio Lula da Silva preferiu, em 2003, debater temas globais e propôs algo mais ousado ao sisudo evento: a criação de um fundo global de combate à pobreza.
Dilma, como FH no fim da década de 1990, discursou em um ano que disputará a reeleição. A presidente tratou dos impactos da crise global de 2008 da mesma forma que o tucano tentou afastar os fantasmas da crise asiática que teimavam em rondar o país.
A análise dos três discursos deixa isso nítido: no de Lula, entre as palavras destacadas, estão “fome” e “esperança”. Nos de Dilma e de FH, aparecem com peso termos como “bilhões”, “investimento” e “dólares”.
Martelando nos números, Dilma disse que o sucesso está associado à parceria com os investidores. Divulgou cifras que indicam que o Brasil está se tornando uma nação de classe média. Gastou um terço do tempo elogiando as concessões públicas — as mesmas que aqui geram polêmica se apresentadas como privatizações.
A presidente tentou afastar impressões negativas, afirmando que o Brasil ainda cresce, controla a inflação e é fiscalmente responsável, apesar de, cada vez mais, brotarem dados contrários.


 
                                                      Foto: O Globo


PSB recorrerá a pesquisas para convencer Marina a apoiar tucanos em SP

Maria Lima, O Globo
No dia 4 de fevereiro, o governador de Pernambuco e presidenciável do PSB, Eduardo Campos, e a ex-senadora Marina Silva estarão juntos em um ato em Brasília para a divulgação do esboço do programa conjunto de governo da chapa PSB-Rede.
Estará sendo cumprida a primeira parte das exigências de Marina para a formalização de sua participação na aliança como vice, o que não tem ainda data para acontecer.
A segunda exigência, que é a definição de candidaturas próprias no Rio, em São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, só será cumprida, ou não, depois de 25 de março, quando a Executiva do PSB vai analisar os acertos regionais, em especial as alianças com o PSDB. Até lá, dirigentes do PSB, munidos de pesquisas, vão tentar convencer Marina sobre as vantagens da aliança com os tucanos, em São Paulo principalmente.
Em 4 de abril, com ou sem Marina na chapa presidencial, o PSB vai fazer outro grande ato político para marcar a saída de Eduardo Campos do governo de Pernambuco e a inauguração de um comitê central de campanha em Brasília.
Embora a Rede defenda candidaturas próprias nesses estados, o PSB não abre mão da aliança com o PSDB em Minas e Pernambuco, e vai recorrer a pesquisas para tentar convencer Marina e seus companheiros da Rede de que será um risco não renovar a aliança com o governador Geraldo Alckmin em São Paulo.


                                         Foto: Michel Filho/Agência O Globo


OAB constata superlotação e falta de agentes na Papuda

O Globo
Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal visitaram nesta sexta-feira o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, e identificaram problemas como superlotação e baixo efetivo de servidores para atender os detentos.
As duas penitenciárias do presídio (PDF I e PDF II), onde estão alguns dos condenados do mensalão, tem quase o dobro dos presos que pode comportar. Com capacidade para 2,9 mil pessoas, o presídio abriga aproximadamente 6 mil detentos.
Com as informações, a OAB-DF fará um relatório que será apresentado em 4 de fevereiro para o Conselho Federal da Ordem. O objetivo é apresentar soluções para os presídios do país.
A comissão constatou que na Papuda há um agente penitenciário para cada 10 presos. Segundo a OAB, o adequado é que essa proporção seja de 1 para 5.
Os advogados afirmaram que também faltam médicos no local. Há uma equipe e meia para atender todos os presos. O ideal é uma para cada 600 presos. Outro problema é a falta de dentistas: são apenas dois profissionais para realizar todas as consultas na prisão.


                                          Foto: Givaldo Barbosa/O Globo


Marco Aurélio Mello dá liminar que mantém governadora do RN no cargo

Nathalia Passarinho, G1
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marco Aurélio Mello, concedeu nesta sexta-feira (24) liminar (decisão provisória) para manter a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, no cargo. Com a decisão, terá que ser cancelada a posse do vice-governador, Robinson Faria, marcada para as 9h30 deste sábado (25).
Rosalba foi condenada por abuso de poder econômico e afastada do cargo por uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral potiguar, que ainda a tornou inelegível por oito anos.
A decisão do TRE ainda cassou os mandatos de Cláudia Regina (DEM) e de Wellingtton Filho (PMDB), prefeita e vice-prefeito de Mossoró, respectivamente. Ambos também estão inelegíveis por 8 anos.
Para evitar a posse do vice-governador, Rosalba entrou com mandado de segurança ainda nesta sexta no TSE.
Na decisão de deferir o pedido, Marco Aurélio Mello afirma que o TRE-RN não pode executar o afastamento definitivo da governadora porque ela ainda tem direito de apresentar um tipo de recurso – os chamados embargos de declaração.


  
                                                      Foto: Ivanízio Ramos


Rio: novo problema em trem prejudica usuários da SuperVia

Bruno Amorim e Marcelle Ribeiro, O Globo
Os usuários da SuperVia enfrentaram problemas pelo terceiro dia consecutivo. Durante a manhã desta sexta-feira, uma falha mecânica em um trem provocou filas enormes na estação de Nilópolis, na Baixada Fluminense.
Os usuários recorreram às redes sociais para se queixar. Houve relatos de pessoas que seguiram a pé pelos trilhos até a estação seguinte, a de Olinda. Já no fim da tarde, houve problemas em trens de dois ramais, dificultando a volta para casa.
A operadora de telemarketing Elizabete Moreira contou que as pessoas se aglomeraram na estação de Nilópolis, de manhã, para embarcar em outra composição. A plataforma ficou lotada.
— A SuperVia dificulta, todos os dias, a vida das pessoas. Os trens são velhos, e quando acontece um problema a empresa não se importa com os passageiros. O que importa para ela é a passagem — disse Elizabete.
À tarde, um trem do ramal Santa Cruz que deveria sair da Central às 17h17m apresentou problemas no sistema de ar-condicionado. A composição foi encaminhada para a oficina, e os passageiros tiveram de tomar outro carro, que só deixou a estação às 17h40m.
A concessionária afirmou que a circulação naquele ramal foi regularizada pouco depois.



Estação Nilópolis - Foto: leitor Amilton @Interamil Twitter


Chuva de SP reflete em Viracopos e passageiros ficam até 4h no pátio

G1
O temporal que comprometeu a operação dos aeroportos de São Paulo no fim da tarde desta sexta-feira (24) forçou o desvio de sete voos de Cumbica e Congonhas para Viracopos, em Campinas (SP).
Segundo a concessionária que administra o terminal, o tráfego aéreo não comportou a sobrecarga e, por isso, passageiros de parte das aeronaves que seguiriam para a capital chegaram a esperar até quatro horas no pátio, dentro do avião.
Viracopos informou que os voos que já estavam previstos para sair de Campinas não foram afetados.
Segundo a assessoria de imprensa da Concessionária Brasil Viracopos, das sete aeronaves desviadas para a cidade, quatro permaneceram na fila até 21h, sendo que uma delas aterrissou no aeroporto às 17h.
O procedimento, nesses casos, impede que o passageiro desça da aeronave para aguardar nas salas de embarque. O desembarque só é autorizado em casos em que o cliente ou a companhia opta por seguir a viagem por terra.


Facebook x Princeton: 'universidade vai deixar de existir em 2021'

O Globo
Um estudo realizado por dois engenheiros da Universidade Princeton ganhou destaque na imprensa mundial esta semana. Baseado nas buscas no Google pelo termo “Facebook”, os pesquisadores aplicaram modelos matemáticos para afirmar que a rede social corre risco de perder 80% dos seus usuários até 2017.
A resposta veio rápida: na quinta-feira, o analista de dados do Facebook Mike Develin levantou números sobre a universidade em diversos sites e chegou a conclusão que a prestigiada instituição de ensino também pode desaparecer.
“Infelizmente, más notícias para Princeton, cujas buscas no Google vem declinando ao longo dos anos. Esta tendência sugere que Princeton terá metade do número atual de estudantes até 2018, e até 2021 ela não terá mais alunos”, escreveu.


Tuiteiros britânicos presos por assediar verbalmente duas mulheres

Patricia Tubella, El País
A pena de prisão imposta nesta sexta-feira a dois tuiteiros confirma o Reino Unido como um dos países que trata com mais dureza os remetentes de mensagens abusivas, difamadores ou que fazem ameaças contra outras pessoas.
Os jovens, na casa dos 20 anos, Isabella Sorley e John Nimmo foram condenados, respectivamente a doze e oito semanas de prisão pelo assédio a que submeteram duas mulheres através de dezenas de mensagens no Twitter, que incluíam a ameaça de estupro.
As vítimas, uma destacada feminista e uma deputada, foram objeto de uma intimidação “extrema” que mudou completamente suas vidas, segundo o juiz responsável da sentença.
“Morra, desprezível pedaço de merda, o estupro é só o último de teus problemas”, relatava um das numerosas mensagens tuitadas por Sorley - graduada universitária de 23 anos e condenada anteriormente por comportamento antissocial - à ativista Caroline Criado-Perez, conhecida no Reino Unido por sua bem-sucedida campanha para que os bilhetes bancários incluíssem a imagem de mulheres de renome.
Conseguiu, com o anúncio do Banco da Inglaterra de que incorporaria o rosto da escritora Jane Austen nas notas de 10 libras. E aí começou seu pesadelo.


Em Davos, Dilma diz que Brasil é 'fronteira de oportunidades'

Fernando Eichenberg Henrique Gomes Batista, O Globo
Em sua primeira participação no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, e em meio à desconfiança do mercado, a presidente Dilma Rousseff defendeu o controle da inflação, a meta de superávit primário e um maior investimento privado nacional e estrangeiro no país.
A presidente falou por 33 minutos - três deles de improviso - e “vendeu” o Brasil como um ótimo local para investimentos, sem os quais o país não terá sucesso.
Sem prometer novas metas, Dilma reiterou o respeito aos contratos, o câmbio flutuante, passou dez minutos elogiando o programa de concessões e disse que o Brasil está aberto.
- O Brasil é hoje uma das mais amplas fronteiras de oportunidades de negócio. Nosso sucesso, nos próximos anos, estará associado à parceria com os investidores do Brasil e de todo o mundo. Sempre recebemos bem o investimento externo - afirmou, destacando o “compromisso com a qualidade institucional, em especial com o respeito aos contratos existentes”.



                                              Foto: Eric Piermont/AFP


Tombini: Brasil precisa crescer mais do que 2%

Deborah Berlinck, O Globo
O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, reconheceu hoje num debate no Fórum Econômico Mundial, em Davos, que não está satisfeito com um crescimento de 2% para o Brasil e que o país precisa de mais. Respondendo a uma pergunta do moderador do debate sobre se 2% era "suficientemente bom" Tombini disse:
- Não. Precisamos fazer mais.
Mas ele disse que o governo está trabalhando para isso, investindo no lado da oferta, por exemplo, em infra-estrutura:
- Temos seis aeroportos internacionais sendo construidos, muita construção, ênfase na educação. A agenda deve ser pró-crescimento. Uma agenda de oferta. E está muito bem organizada nesta direção.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu esta semana pela segunda vez a previsão de crescimento para o Brasil: de 2,5% para 2,3% em 2014 e de 3,2% para 2,8% em 2014.
Tombini reconheceu que o Brasil precisa desenvolver novas fontes de crescimento:
- O Brasil está perto do pleno emprego. Daqui para frente, precisamos desenvolver novas fontes de crescimento - disse lembrando que há melhores condições para a indústria, como redução do custo de energia ou dos encargos salariais.


Autuações da Receita Federal batem recorde em 2013 e somam R$ 190,2 bi

Martha Beck, O Globo
O trabalho de combate à sonegação fiscal realizado pela Receita Federal em 2013 resultou em autuações de R$ 190,2 bilhões para pessoas físicas e empresas. O valor é recorde e equivale a um crescimento de nada menos que 63,5% em relação a 2012, quando o montante chegou a R$ 116,35 bilhões.
As autuações de empresas chegaram R$ 181,5 bilhões. Entre os setores econômicos, a indústria continua sendo a campeã nas autuações, seguida por serviços financeiros e prestação de serviços.
No caso das pessoas físicas, as autuações somaram R$ 8,66 bilhões, sendo que os maiores sonegadores são os proprietários e dirigentes de empresas, seguidos por profissionais liberais e autônomos.


Volta do calor faz consumo de energia no Brasil bater novo recorde

Ramona Ordoñez, O Globo
A volta de altas temperaturas nos últimos dias na maior parte do país fez com que o consumo de energia voltasse a bater novos recordes históricos no sistema brasileiro.
No último dia 23 ocorreu a terceira quebra consecutiva de recorde de pico de consumo de energia. A demanda chegou a 83.307 megawatts (MW) às 15h24m.
O recorde anterior tinha sido de 8.306 MW no dia anterior (22), segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Teve recorde de consumo no pico na região Sul com um total de 17.315 MW às 14h19m e também no Sudeste/Centro-Oeste, onde a demanda máxima instantânea atingiu 48.955 MW às 14h31m.

0 comentários:

Postar um comentário