sábado, janeiro 18, 2014

Crateús amplia espaços de lazer com novas praças

Como forma de atender a demandas da população, gestão municipal promove melhorias urbanas
Crateús. Novos espaços de lazer serão inaugurados neste município neste mês e em fevereiro. Na zona urbana duas praças estão sendo recuperadas: uma no centro, a tradicional Praça Luiza Passos e outra no bairro Cidade Nova, a conhecida Praça Leandro Martins. Três logradouros serão entregues à população do interior: nos distritos de Realejo e Santo Antônio e na localidade de Santa Teresinha. As novas obras irão oferecer opções de lazer, recreação e convivência à população.

Nos últimos dois anos, a cidade ganhou mais opções de lazer para seus moradores. A idéia é resgatar a tradição dos passeios nos logradouros públicos, de forma segura e organizada fotos: silvania claudino
De acordo com a Prefeitura Municipal, neste mês de janeiro serão inauguradas as praças de Realejo, no dia 24 e, dia 31, a de Santo Antônio. Em fevereiro será a vez das praças do distrito de Curral do Meio, no dia 28, e em março, as duas praças da sede urbana, que estão em reforma. Além dessas, estão em andamento obras no bairro Campo Velho e na localidade de Jericó.

Nos últimos dois anos a cidade ganhou novos espaços públicos, no Centro e bairros. No Centro comercial, ao lado da Coluna da Hora, foi construída a Praça Jornalista Manoel Bezerra Cavalcante e, recentemente, foi inaugurado um logradouro no bairro Cidade 2000.

"Crateús é muito carente desse tipo de espaço, mesmo na sede. Existiam somente as praças tradicionais do Centro e uma ou outra nos bairros. Agora, boa parte dos bairros possui algum espaço de lazer e isso é importante para os moradores, que passam a possuir um local para conviver, conversar e passear", destaca o sub-secretário de Infra Estrutura, Romildo Marçal.

Segundo o órgão, o objetivo das novas construções vão ao encontro de uma necessidade dos moradores, que anseiam por espaços de lazer. Além disso, expressam a recriação de novas funções para as praças, especialmente as da sede, que algumas já existiam e foram reformadas.

Um desafio enfrentado na construção dos novos espaços foi reverter a lógica dos últimos anos praticada na cidade, que priorizava a existência de pontos de comercialização de lanches nas praças. A população reclamava da falta de espaço nos logradouros, já que boxes e os chamados "dogões" tomavam a maior parte do espaço com mesas e cadeiras. O resultado era espaços apertados, dificuldade de circulação e de áreas livres para as crianças circularem e brincarem à vontade.

Essa prática tem sido mudada nos novos espaços, que privilegiam locais amplos e livres para circulação, com área destinada para a colocação de comércio para lanches. Em alguns há também locais para a prática de atividades físicas.

"Os novos espaços recriam a função das praças, como pontos de encontro, lazer, convivência e prática de atividades físicas, proporcionando novas opções para a população. Os locais para lanches são importantes e têm seus lugares específicos. Essa é a proposta que estamos buscando e já conseguimos em muitos locais", frisa o sub-secretário.

Outro aspecto levado em consideração nos novos logradouros é a parte ambiental, com o plantio de árvores nativas a fim de preservar o bioma e as características regionais. A Praça Gentil Cardoso, antiga praça da RFFSA, é um exemplo desse esforço acerca da preservação ambiental. Ali foram plantadas carnaúbas e várias espécies regionais.

Moradores consideram a iniciativa importante porque os novos equipamentos facilitam a realização de atividades físicas e convivência. A secretária Conceição Alves faz caminhada na praça e aprovou o novo modelo. "Acho que espaços amplos como esse são melhores para a gente fazer atividade física de forma mais tranquila", diz.

Zona rural
Nos espaços construídos na zona rural são observados pelo órgão e urbanistas a necessidade das pessoas que ali vivem. A ideia, segundo ele, é que no entorno da Igreja da pequena localidade haja, após a praça construída, o encontro de todas as gerações de moradores.

"No campo, os espaços de convivências são mais difíceis ainda, quase inexistentes e as pessoas sentem essa carência. Com os novos espaços, crianças, jovens e idosos podem conviver mais e melhor, essa é a ideia".

SILVANIA CLAUDINOREPÓRTER

Mais informações
Prefeitura Municipal de Crateús
Rua Cel. Totó,S/N
Bairro São Vicente
Telefones:(88)3692.3315
(88)3692.3330

0 comentários:

Postar um comentário