segunda-feira, janeiro 06, 2014

Novo bispo de Crateús celebra primeira missa


Multidão de fiéis, das regiões dos Inhamuns, Piauí e norte capixaba, prestigiou posse de dom Aílton Menegussi
Crateús. Fiéis de diversas regiões dos sertões deste município, localizado no Inhamuns, de regiões do estado do Piauí e do norte capixaba, participaram da missa de posse do terceiro bispo de Crateús, dom Aílton Menegussi, na noite do último sábado, dia 4, na Catedral Senhor do Bonfim. Cerca de quatro mil pessoas ocuparam as praças e rua em torno da Catedral para acolher o novo pastor.

O novo pastor da Diocese do município durante a sua primeira celebração. Ele pediu paciência aos católicos e orações por ele e seus sacerdotes FOTO: SILVANIA CLAUDINO
A Diocese da cidade estava vacante há um ano e meio. Aplausos, alegria, música, animação, fogos e muitas faixas com frases de acolhimento compuseram o cenário da missa campal. O arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Aparecido Tosi entregou o báculo (bastão usado por bispos católicos) ao novo pastor da Diocese de Crateús, após a leitura do documento papal, que nomeou dom Aílton Menegussi, em novembro do ano passado.

A celebração contou com a presença de 12 bispos da Regional Nordeste da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), 50 padres, diáconos, religiosas e seminaristas, além de representantes da Diocese do município de Crateús. O bispo dom Zanoni Demettino, da Diocese de São Mateus, origem de dom Aílton, esteve presente. Todos reunidos com os fieis católicos para o início do ministério episcopal do religioso.

Dom José Antônio saudou e acolheu o novo bispo e em seguida bispos e padres também saudaram o novo pastor da Diocese de Crateús, com um abraço. As religiosas e seminaristas da Diocese também deram as boas vindas ao religioso.

O padre Francisco Genival, administrador diocesano nos 18 meses em que a Diocese de Crateús esteve vacante - e até a posse - dirigiu palavras de acolhimento ao novo bispo e de agradecimento a todos que o ajudaram no período em que administrou a Diocese do município.

Ele foi escolhido entre os padres das paróquias para assumir a missão, até que o novo bispo fosse anunciado pelo Núncio Apostólico (um representante diplomático permanente da Santa Sé) e tomasse posse.

Para o padre Francisco Genival, a Igreja deve estar atenta aos novos tempos e a aceitação de dom Aílton para a Diocese foi fruto de muita oração. "Temos a certeza que atendeste a voz de Deus ao renovar o teu sim e aceitar continuar sua missão em Crateús, agora como bispo. Rezamos muito pela sua nomeação e vinda. A partir de hoje o senhor se torna membro de cada família de Crateús. Conte com nosso apoio e ajuda", destacou.

Presentes também à solenidade, autoridades civis, empresários e representantes de diversos movimentos pastorais. O prefeito de Crateús, Carlos Felipe, também deu as boas vindas a dom Aílton Menegussi e fez um breve relato histórico da Diocese do município, que completa em agosto 50 anos de fundação.

O bispo de Limoeiro do Norte, dom José Harig saudou dom Aílton em nome dos bispos e o convidou para se integrar aos bispos da Regional Nordeste, da CNBB. "Acolhemos e ficamos felizes em o senhor ter aceitado, dado o seu sim a Deus. Esteja convidado para se integrar a nós, deste Regional e conte com o nosso apoio", salientou o religioso.

Celebração

Já empossado, dom Aílton presidiu uma missa. Demonstrou emoção, e ao iniciar a homilia pediu paciência para a população para se acostumar a usar as insígnias episcopais. "Que o pastoreio que se inicia seja um tempo de bênçãos para todos nós". Centrado no evangelho do dia, salientou que em seu ministério deseja que Jesus cresça e ele diminua como disse, segundo ele, o profeta João Batista.

Paciência
Ainda na homilia, o novo Bispo de Crateús apelou aos sacerdotes e fieis que sigam a estrela que indicou o nascimento do Menino Jesus. "Não procuremos outras estrelas ou astros. Ponhamos Jesus Cristo em nossa frente, nos encantemos por Ele a cada dia", indicou.

Ao final da celebração, em sua mensagem, dom Aílton Menegussi solicitou mais uma vez paciência aos católicos da Diocese do município de Crateús e muitas orações, por ele e para os seus sacerdotes.

"Aqui iniciarei a minha experiência com bispo. Então peço paciência e orações. Nós, bispos e sacerdotes, precisamos muito de orações. Continuem rezando por mim, vosso pastor, assim como eu rezarei por todos vocês", ressaltou o religioso.

Disse ainda que terá sua maneira própria de agir. "Não vim substituir e nem ressuscitar ninguém. Permitam que dom Aílton seja ele", completou.

Trajetória

Monsenhor Aílton foi nomeado pelo papa Francisco no dia 6 de novembro, como bispo da vacante Diocese de Crateús. Nasceu no dia 5 de novembro de 1962, na comunidade do Córrego das Flores, em Nova Venécia. Estudou no Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória e foi ordenado presbítero em 1998. O religioso foi ordenado bispo no dia 21 de dezembro no Espírito Santo, na Diocese de Mateus. Será o terceiro bispo da Diocese, que teve anteriormente dom Antônio Fragoso (in memoriam) e dom Jacinto Brito, atual arcebispo de Teresina.

Tem 51 anos e é de Nova Venécia/ES. Filho de agricultores é o 10º de um total de 11 irmãos. Entrou no seminário aos 27 anos. Antes de ir a o seminário, trabalhou como professor na rede estadual de ensino.

Mais informações:
Diocese
Rua Frei Vidal da Penha, 1515
Centro
Telefone: (88) 3691.2207
Crateús

SILVANIA CLAUDINOREPÓRTER 

0 comentários:

Postar um comentário