quarta-feira, janeiro 29, 2014

Tauá define programação para 1ª Feira de Produção Criativa do Estado

Tauá. Este município sediará a 1ª Feira de Produção Criativa e Tecnológica do Ceará, nos dias 20 e 21 de fevereiro próximos. A promoção é da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia, e dá continuidade ao investimento do município na área da tecnologia digital. O evento trará ao município vários profissionais que atuam na área da Tecnologia da Informação (TI), inclusive de Portugal. As inscrições para os que desejarem participar do evento estão abertas e podem ser feitas até o dia 15 de fevereiro através do site: www.municipiodigital.org.

A inclusão digital já integra as políticas públicas do município, como meta prioritária. Jovens participam de cursos de capacitação na área de informática, com vistas ao mercado de trabalho FOTO: SILVANIA CLAUDINO

O evento tem como objetivos promover a integração entre as instituições públicas e privadas para uma troca de valores e saberes gerados pela tecnologia da informação da comunicação; promover o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva e investigativa, para despertar vocações; incentivar a pesquisa e ações inovadoras; oportunizar negócios, tornando as empresas mais competitivas e inovadoras, dentre outros.

Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia, Elvis Gonçalves, Tauá foi escolhido para sediar o evento, devido ao investimento feito no setor a partir da implantação do Programa Cidade Digital, em 2006.

"De lá para cá, o projeto cresceu e foi ampliado para todo o território do município, com oferta de internet e diversos projetos de capacitação da juventude, visando o empreendedorismo e a geração de emprego e renda", disse Elvis.

Durante a feira, serão apresentados os diversos projetos desenvolvidos no município, como as Incubadoras Digitais, Metareciclagem, Altabetização Digital, Tauánet, dentre outros.

A programação conterá rodadas de negócios, palestras e exposições. Inclusive, com a apresentação de propostas e soluções inovadoras em tecnologia para empresários e gestores públicos feitos pela juventude tauaense a partir do projeto Município Digital. "A juventude de Tauá é fantástica, inteligente, criativa e apresentaremos para os participantes os projetos e soluções práticas e criativas feitos aqui", destaca o secretário, relatando que a reciclagem e transformação de equipamentos em desuso é um ponto forte realizado pela juventude local.

Rede
Fontes de energia são transformadas em carregadores de celulares, carcaças de computadores antigos viram estantes, cadeiras e "pufs", entre outros objetos. A questão ambiental também receberá atenção especial durante o evento e Tauá vai lançar uma rede social totalmente voltada para o tema intitulada Quinamuiu.com. "Criatividade, tecnologia e sustentabilidade tem sempre que andar juntos. A Feira tem esse propósito e a parte de empreendedorismo e tecnologia vem sendo desenvolvida; agora integraremos também a parte ambiental", destaca.

Programa
O Programa Município Digital começou a ser desenvolvido neste município em 2006 pela Prefeitura Municipal, em parceria com o Ministério das Comunicações. O Programa transformou a cidade quanto à inclusão digital e, neste ano, aprimora os projetos iniciais, além de investir na ampliação e novas ações na área da informática e tecnologia.

"O Programa traz um conceito novo e inovador, que trabalha desde o acesso a internet na sede e zona rural, até o processo de empreendedorismo", pontua Gonçalves. De acordo com o secretário, o foco atual do município de Tauá na questão digital é o empreendedorismo: utilizar o aparato digital para implantar iniciativas empreendedoras.

Alguns dos projetos iniciais continuam funcionando e foram aprimorados, como o Bode Fone, que está sendo reformulado e se transformará em Fone Fácil, em função do contínuo desuso do orelhão e expansão da telefonia móvel.

Silvania ClaudinoRepórter

Mais informações

Prefeitura Municipal de Tauá
Secretaria de Ciência e Tecnologia
Sertão dos Inhamuns
Telefone: (88)3437.3259/ www.municipiodigital.org 

0 comentários:

Postar um comentário