segunda-feira, fevereiro 17, 2014

Brasil

PMDB ameaça votar contra projetos do governo esta semana

O Globo
Incomodado com o andamento da reforma ministerial, o PMDB promete dar muitas dores de cabeça à presidente Dilma Rousseff esta semana. O partido está empenhado em derrubar duas medidas de interesse da presidente: o Marco Civil da Internet e o veto ao projeto que permite a criação de novos municípios.
E nem mesmo a provável ida de Dilma a um jantar do partido, hoje à noite, no casa do vice Michel Temer, deve alterar os ânimos.
Após quatro meses trancando a pauta da Câmara, o projeto do Marco Civil começa a ser votado esta semana e tem no PMDB seu principal adversário. Em reunião da bancada, semana passada, o líder Eduardo Cunha indicou voto contra.





PT aposta em ‘cinturão vermelho’ para Padilha

Germano Oliveira, O Globo
O PT conta com o inédito número de cidades administradas pelo partido na Região Metropolitana da capital paulista (além de São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá, Guarulhos, Osasco e Carapicuíba) para alavancar a campanha do pouco conhecido Alexandre Padilha (foto abaixo), ex-ministro da Saúde e pré-candidato petista ao governo do estado.
Pesquisa Datafolha de dezembro indicou que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) poderia ser reeleito no primeiro turno e que Padilha ainda não passava de 4% das intenções de voto.
Nesse chamado “cinturão vermelho” do PT em torno da capital, o partido governa 12 milhões dos 14 milhões de eleitores em 39 municípios. A capital, administrada por Fernando Haddad, é a principal vitrine para o PT tentar vencer no estado de São Paulo, feito jamais atingido pelo partido.





Tucanos rebatem ataques de Paulo Bernardo a Aécio

Rafael Moraes Moura, Estadão
Deputados do PSDB reagiram às críticas disparadas pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo (foto abaixo), que atacou o senador Aécio Neves (PSDB-MG) em entrevista publicada na edição deste domingo do jornal O Estado de S.Paulo.
"É o Aécio que vai salvar a nossa economia?", questionou Bernardo, ao comentar se a economia era a grande preocupação da campanha deste ano. Bernardo também provocou o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), ao afirmar que "quem alavancou os grandes investimentos de Pernambuco foi o governo federal".





Controle do governo falha no programa Mais Médicos

André de Souza, O Globo
O processo de desligamento de profissionais que abandonaram o programa Mais Médicos começou com meses de atraso, e a situação atual demonstra falta de controle do governo. Constam no programa médicos que sequer finalizaram sua inscrição e outros que já pediram o afastamento há meses.
A notificação para que 89 profissionais expliquem por que deixaram seus postos só foi publicada no Diário Oficial da União na última quarta-feira, mas há casos de médicos fora do programa desde agosto do ano passado.
É o caso do mineiro Samuel Vianney Pereira. Ele diz que participou do processo de seleção em agosto, mas nem finalizou a inscrição. Desistiu do programa por incompatibilidade de horários, uma vez que não conseguiria conciliar seu atual trabalho com o Mais Médicos. Apesar disso, o nome dele está na lista publicada no Diário Oficial.


Dois comandantes se ferem durante tiroteio na Rocinha, Rio

Guilherme Brito, G1
O comandante das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), Frederico Caldas, teve ferimentos leves durante novo tiroteio na Rocinha na manhã deste domingo (16). De acordo com a PM, por volta das 11h, o coronel teria se ferido no braço e na cabeça ao cair, quando tentava se abrigar dos tiros.
Na ocasião, ele acompanhava a operação policial na favela, iniciada em resposta a um ataque de traficantes na madrugada de domingo. Ainda segundo a corporação, ele foi atendido no Hospital Central da PM, onde foi submetido a uma radiografia e passa bem. A corporação informou ainda, por meio de nota, que a major Pricilla Azevedo, comandante da UPP da Rocinha, sofreu uma escoriação no pulso.





Brecha na lei impede que Polícia Federal apreenda novas drogas

G1
Novas drogas, muito perigosas, fabricadas em laboratório, estão chegando ao Brasil. Parecem LSD e ecstasy, mas são ainda mais potentes. E o pior: por uma brecha na lei, a venda é livre no país.
As drogas foram apreendidas em São Paulo. À primeira vista, parecem ser velhas conhecidas da polícia: LSD e ecstasy. Mas são muito mais perigosas. Drogas novas, que chegam ao país à margem da lei.
A droga que os policiais imaginavam ser ecstasy, na verdade, se chama metilona. E aquela que parecia ser LSD é conhecida como 25I-NBOMe, também chamada de 25I. Segundo a Polícia Federal, a metilona já foi encontrada em São Paulo e também no Rio Grande do Norte. A 25I, em São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso.


A 4 meses da Copa do Mundo, a capital do país está abandonada

Marcela Mattos e Gabriel Castro, Veja
A quatro meses da Copa do Mundo, a capital do país-sede de um dos mais importantes eventos do mundo amarga o abandono.
Ao contrário do esperado para a cidade que ergueu o estádio de futebol mais caro do país, quem visita hoje Brasília se depara com monumentos sujos, danificados e mal iluminados – o que, somado à dificuldade de utilizar o transporte público e à crescente onda de violência, acaba por decepcionar e afastar o turista.
Não é necessário ir longe para se constatar a falta de cuidado com os principais atrativos de Brasília, que abrigará sete partidas do Mundial de futebol e deverá receber 600.000 visitantes, segundo o Ministério do Turismo. Apenas nas proximidades da Esplanada dos Ministérios, a reportagem do site de VEJA enumerou sete pontos que integram o roteiro turístico, mas estão em situação deplorável – por falta de limpeza e manutenção inadequada – ou com as portas fechadas.



Agnelo Queiroz (PT), governador do DF Foto: Aílton de Freitas / O Globo


Após 13 anos de saldo positivo, país deve ter déficit comercial

Eliane Oliveira, O Globo
Após 13 anos de superávits anuais ininterruptos, a balança comercial brasileira caminha para um déficit em 2014. A principal razão desse cenário pouco promissor é a falta de controle sobre 65,3% do total de exportações, o equivalente a US$ 158 bilhões de tudo que foi vendido no exterior em 2013.
São as chamadas commodities, cujos preços são formulados de acordo com os humores do mercado internacional. A conta inclui itens como soja, minério de ferro, celulose, suco de laranja, etanol, óleos combustíveis, gasolina, café e açúcar, entre outros.
A vulnerabilidade do país às oscilações internacionais de preços já era evidente no ano passado. O saldo da balança comercial, de US$ 2,56 bilhões, foi o pior desde 2000. O desempenho só não foi pior em razão de uma manobra contábil, com a inclusão na conta de exportações de sete plataformas vendidas a empresas estrangeiras e alugadas para a Petrobras. Na prática, elas nunca deixaram o país.


Líder oposicionista na Venezuela diz que vai se entregar

O Globo
O líder oposicionista venezuelano Leopoldo López, alvo de uma caçada policial depois que foi acusado de incitar a violência nos protestos que sacodem o país e deixaram trêrs mortos na última quarta-feira, anunciou neste domingo que pretende se entregar na próxima terça-feira, mas apenas após encabeçar outra manifestação. Em vídeo publicado na internet, López afirmou não temer ser preso, mas acusou o governo de violar seus direitos constitucionais.
- Não cometi nenhum crime - disse. - Vou estar lá mostrando minha cara. E se há uma decisão ilegal de me jogar na prisão, aceitarei esta decisão e a infame perseguição pelo Estado.
López convocou seus partidários a vestirem camisas brancas para acompanhá-lo em marcha até o Ministério do Interior, onde pretende entregar petição para que haja uma investigaão da participação do governo nas mortes. Enquanto isso, outro líder oposicionista, Henrique Capriles responsabilizou o governo neste domingo pela violência deflagrada por “focos” de encapuzados após as manifestações estudantis dos últimos dias e convocou uma marcha contra esses setores e contra a crise econômica do país.



Foto: Jorge Silva / Reuters

0 comentários:

Postar um comentário