sábado, fevereiro 22, 2014

Brasil

Roberto Jefferson promete se entregar na manhã deste sábado

Cassio Bruno, O Globo
A Polícia Federal já está na porta do ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ), delator do mensalão, em Levy Gasparian, no interior do Rio, onde ele mora com a família. Os quatro policiais chegaram em uma Pajero Mitsubishi por volta das 00h10m sem mandado de prisão.
No entanto, Jefferson afirmou que vai se entregar somente às 8h deste sábado e seguirá para a Superintendência da PF, na Praça Mauá, no Centro do Rio.
A ordem de prisão foi dada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, e expedida na sexta-feira à noite. Jefferson terá de cumprir pena de sete anos e 14 dias em regime semiaberto, no Rio de Janeiro.
- Vou descer (para o Rio) às 8h. Os policiais não têm mandato. Estou tranquilo, mas não vou comentar a decisão (do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa) - disse Jefferson, da sacada de casa depois de perceber a movimentação da chegada dos policiais ao local.
O ex-deputado disse que irá para a Superintendência da PF com os policiais e não em seu carro particular. Roberto Jefferson ressaltou ainda que não vai esperar o mandado de prisão chegar para se entregar.
- Amanhã (hoje) eu vou com o pessoal da Polícia Federal. Não vou esperar nenhum mandado - disse Jefferson para, em seguida, voltar para dentro de casa.


  Roberto Jefferson observa a chegada da PF - Foto: Marcelo Carnaval/O Globo


Dirceu já tem 96% dos recursos para pagar multa do mensalão

André de Souza, O Globo
O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu já recebeu R$ 932.894,32 em doações para o pagamento da multa imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo do mensalão.
A notificação da Vara de Execuções Penais (VEP) do DF para que Dirceu pague a multa de R$ 971.128,92 ocorreu na quinta-feira, mas sem informar qual é o prazo para que ele faça isso.
Nas primeiras notificações de multas do mensalão, a VEP estava dando um prazo de dez dias para o condenado quitar os débitos. Na quinta, a assessoria do Tribunal de Justiça do DF explicou que órgão mudou de entendimento. Agora, com a ação transitada em julgado, o condenado deve pagar a multa, sem necessidade de haver notificação pela VEP.
A assessoria não soube informar a razão dessa alteração. Portanto, José Dirceu tem que pagar logo sua multa, apesar de o tribunal não estabelecer até quando vai essa tolerância.

Turbulência na base é especulação, afirma presidente

Wilson Tosta e Vera Rosa,  O Estado de S. Paulo
A presidente Dilma Rousseff minimizou nesta sexta-feira, 21, a movimentação da base aliada coordenada pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para a criação de um bloco parlamentar cujo objetivo seria estabelecer na Casa um novo "centrão" - grupo com maioria no Parlamento para controlar a pauta legislativa.
Depois de um encontro privado de cerca de 40 minutos com o papa Francisco no Vaticano, a presidente se recusou a falar da articulação que ameaça isolar seu partido no Congresso.
A iniciativa pode abrir espaço para a votação de projetos que contrariem os interesses do Palácio do Planalto, gerando novas despesas, por exemplo.

Dilma convida, mas papa não confirma presença na Copa

Wilson Tosta, Estadão
Em seu primeiro encontro com o papa Francisco no Vaticano após a Jornada Mundial da Juventude de 2013, a presidente Dilma Rousseff fez ao pontífice um convite oficial para assistir a um jogo da Copa do Mundo de 2014, que já anunciara publicamente - mas não obteve sucesso.
Apesar do tom descontraído da conversa, segundo sua descrição, Dilma não conseguiu obter do Santo Padre, argentino e torcedor apaixonado do time de futebol do San Lorenzo, mais do que a promessa de uma mensagem aos participantes do evento, provavelmente centrada em temas como a paz e o combate ao racismo.
Foi embora sem a confirmação da presença do convidado ilustre, mas apenas após fazer um pedido especial ao Vigário de Cristo: que fique neutro na disputa esportiva.
"Eu vim dizer para o Santo Papa (sic) que vamos uma Copa com um tema muito importante", declarou a presidente. "O tema é: uma Copa pela paz, uma Copa contra o racismo. E, primeiro, obviamente, convidá-lo e, sobretudo, pedir uma mensagem dele sobre esse posicionamento da Copa no Brasil, que é a Copa das Copas. A única coisa que pedi é que a neutralidade fosse mantida por parte do Santo Padre, e assim a mão de Deus não empurrasse a bola de ninguém", declarou, em tom de brincadeira, em alusão ao gol de mão de Diego Maradona na Copa de 1986, no jogo Argentina e Inglaterra.


                                                                     Foto: AP


Valcke faz novo alerta e se mostra preocupado com estádios da Copa

Carlos Eduardo Mansur, O Globo
Após a reunião da Fifa com o Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo, em Florianópolis, o tom variou entre mensagens positivas e novos alertas contra os atrasos na execução das obras, em especial nos estádios.
Após afirmar que a semana no Brasil foi produtiva e depois de elogiar a organização do seminário com as 32 seleções do Mundial, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, mostrou preocupação com a finalização dos estádios e, principalmente, com o entorno das arenas, onde ficarão importantes estruturas complementares para o torneio.
Curitiba e Porto Alegre são as maiores preocupações do dirigente da Fifa. A capital paranaense estava ameaçada de deixar a Copa, mas foi mantida após uma negociação com participação até da presidente Dilma Rousseff. O Beira-Rio foi reaberto nesta semana, mas ainda causa preocupação em dirigentes.


                                    Jérôme Valcke - Foto: Vanderlei Almeida/AFP


Movimento antivacina gera surto de doenças nos EUA

Alessandra Corrêa, BBC Brasil
Surtos de doenças como sarampo, caxumba ou coqueluche costumam ser associados a países pobres da África ou da Ásia, onde grande parte da população não tem acesso a vacinação e cuidados médicos.
No entanto, nos últimos anos essas doenças vêm ressurgindo com força nos EUA. Somente no ano passado, foram registrados mais de 24 mil casos de coqueluche no país, segundo dados preliminares do Centers for Disease Control and Prevention (Centros para o Controle e a Prevenção de Doenças, ou CDC, na sigla em inglês), ligado ao Departamento de Saúde dos EUA.
No ano anterior, o número chegou a 48,2 mil, o maior desde 1955. Em 2013, o país registrou ainda 438 casos de caxumba e 189 de sarampo, todas doenças que podem ser prevenidas por vacinas existentes há vários anos.
O fenômeno vem chamando a atenção de especialistas, que relacionam muitos dos surtos ao movimento antivacina, encabeçado por pais que decidem não vacinar seus filhos por motivos que incluem o temor de efeitos colaterais que prejudiquem a saúde da criança.




Secretaria investiga vídeo que mostra presos cantando rap em Goiás

Marília Assunção,  Estadão
A Secretaria de Administração Penitenciária de Goiás (Sapejus) está investigando como presos do regime fechado gravaram um vídeo cantando rap dentro de uma cela do sistema prisional goiano. O vídeo já tem quase 47 mil visualizações no YouTube e tem como vocalista um detento de alta periculosidade, preso pela quinta vez esta semana.
Além do vídeo, com duração de aproximadamente quatro minutos, gravados sem transtornos, o cantor e alguns detentos ostentam grossos colares de ouro, ornamentos que também são proibidos em presídios.
A música tem mensagens para quem gosta de rap, incentiva a "cena rap de Goiás", mas também dá recados e ameaças típicas do mundo do crime, como um "tiro na testa para quem vacilar". O vídeo foi postado em 2010 quando, segundo a secretaria, o controle no presídio tinha falhas.

Aos 15 anos, atleta da seleção de canoagem morre afogada em SP

Guilherme Costa e Raphael Carneiro,  GloboEsporte
A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) divulgou no fim da tarde desta sexta-feira que a atleta Dienifer D’Avila Loreto, de apenas 15 anos e integrante da seleção nacional da categoria menor na modalidade velocidade, morreu no centro de treinamento da Academia Brasileira de Canoagem, por volta das 11h da manhã, quando treinava na Represa de Guarapiranga, em São Paulo.
De acordo com um canoísta que preferiu não se identificar, Dienifer não sabia nadar muito bem, estava sem colete salva-vidas (o que não seria obrigatório) e desacompanhada de um técnico.
Segundo informações da assessoria de imprensa da CBCa, um caseiro de um imóvel vizinho ao CT viu uma menina se afogando, entrou na água para tentar socorrer Dienifer, mas não conseguiu salvá-la.
Depois de 7 horas de buscas, o Corpo de Bombeiros encontrou o corpo da atleta no início da noite. O corpo de Dienifer ainda nao chegou ao Instituto Médico Legal (IML). A família da atleta já está a caminho de São Paulo. Após saberem da notícia, a mãe, Nair, e a irmã mais velha, Katiucia, deixaram a cidade de Cachoeiras do Sul, no Rio Grande do Sul, em direção à capital paulista.

 
                                Dienifer D'Avila Loreto - Foto: CBCa


Médicos do Hospital São Lucas (RJ) denunciados por homicídio

Bruno Amorim, O Globo
 A 4ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal da Capital denunciou à Justiça quatro médicos e uma técnica de enfermagem do Hospital São Lucas, em Copacabana, na Zona Sul, pela morte do historiador José Nazareth de Souza Fróes, de 85 anos.
Ele foi internado no CTI do hospital no dia 28 de agosto de 2013. O historiador precisava fazer uso diário de oxigênio complementar (máscara de oxigênio). No entanto, no dia 1º de setembro, ele foi transferido para o quarto sem o uso da máscara, o que, em alguns minutos, o levou à morte.
De acordo com a denúncia, a sucessão de erros médicos inclui a não prescrição da necessidade de oxigênio, por parte do médico plantonista, durante a transferência; a não verificação do uso da máscara no trajeto; e a falta de comunicação imediata do fato a algum dos enfermeiros, ainda mais o paciente sendo idoso e estando desacompanhado.


                            José Froes, historiador - Foto: Arquivo Pessoal


Emergentes precisam ‘colocar a casa em ordem’

O Globo
Os países ricos do mundo reagiram nesta sexta-feira contra as reclamações dos mercados emergentes sobre os efeitos de suas políticas monetárias, afirmando que esses últimos precisam colocar suas próprias casas em ordem e avançar com a agenda de impulsionar o crescimento global.
O primeiro a se manifestar foi o ministro britânico das Finanças, George Osborne, que afirmou na quinta-feira que os países emergentes precisam parar de culpar os países ricos por seus problemas.
Países emergentes querem que o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, calibre a redução de seu estímulo para mitigar o impacto em suas economias e mercados financeiros. Países desenvolvidos respondem que os problemas no mundo emergente são em sua maioria produzidos dentro deles mesmo e taxas de juros domésticas precisam ser determinadas com as recuperações domésticas em mente.


 George Osborne, Ministro das Finanças do RU - Foto: Jason Alden/Bloomberg



Entrega do IR começa em 6 de março e poderá ser feita via tablet

Alexandro Martello, G1
A temporada de entrega do Imposto de Renda começará em 6 de março neste ano, na quinta-feira após o carnaval, segundo a Receita Federal. Os prazos e as regras para 2014 foram publicados nesta sexta-feira (21) no "Diário Oficial da União". Neste ano também está permitida a entrega por meio de tablets e smartphones desde o início do prazo legal.
Com isso, o prazo para acertar as contas com o Leão vai ter alguns dias a menos neste ano. Nos últimos dez anos, a entrega começou um pouco antes, em 1º de março. A exemplo de anos anteriores, a data limite para apresentação do documento foi mantida no dia 30 de abril.

Mantega não descarta aumento de impostos para cumprir meta fiscal

Reuters/Agência Estado
Para evitar uma frustração da meta fiscal, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, acenou nesta sexta-feira com um aumento de impostos este ano. Segundo ele, essa é uma espécie de reserva que o governo tem para ser usada, se for necessário, para melhorar a arrecadação.
Em teleconferência para analistas estrangeiros, o ministro disse, contudo, que a projeção feita para o aumento de receitas é realista. Segundo ele, a projeção de alta da arrecadação administrada, que vem da cobrança de impostos, é de aproximadamente 8%. Já a previsão de aumento das receitas totais, que incluem arrecadação com royalties de petróleo e concessões, é de 10%.
O ministro lembrou que essa previsão de alta é nominal e, com a inflação, a estimativa não é tão alta. "Se compararmos com a trajetória de arrecadação, está em linha com o crescimento", afirmou. Ele destacou que a concessão da banda larga de 4G trará receitas extraordinárias este ano, mas não fez previsões de valores.



Mesmo sem chuva, Lobão descarta racionamento

Estadão
O País não corre o risco de enfrentar um novo racionamento de energia elétrica, assegura o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. "Mesmo se não cair mais uma gota de chuva este ano, não teremos racionamento", declarou o ministro, em entrevista exclusiva. Ele reiterou que o abastecimento está garantido, defendeu o uso das usinas térmicas e minimizou o custo adicional dessa energia.
"Temos que fugir do desabastecimento. O que é caro não é a térmica, caro é não ter nenhuma energia", afirmou o ministro, argumentando que o objetivo da manutenção do parque térmico nacional é exatamente este: ser mantido em estado "mais ou menos letárgico" durante quase todo o tempo para servir de garantia quando necessário. "Não sou pregador de racionamento, não trabalho com essa hipótese", repetiu.

Venezuela ameaça suspender fornecimento de combustível

O Globo
Enquanto um balanço da violência indica oito mortes e ao menos 137 pessoas feridas em protestos nas últimas duas semanas na Venezuela, o governo do presidente Nicolás Maduro se mostra disposto a apertar o cerco ao levante contra sua administração.
Pelo Twitter, o ministro venezuelano do Petróleo, Rafael Ramírez, anunciou que o Executivo já considera suspender o envio de combustível a “zonas de cerco fascistas” — sem fazer qualquer referência direta a estados como o Táchira, Carabobo, Mérida, Bolívar, ou Caracas, onde as manifestações continuam ativas e estradas, bloqueadas.
“Vamos ser forçados a suspender fornecimento de combustível em áreas sob o cerco fascista para preservar a segurança de todos”, escreveu o ministro, que também é presidente do partido governista PSUV.


                Uma rua em San Cristóbal, capital de Táchira - Foto: Luis Robayo/AFP

0 comentários:

Postar um comentário