quinta-feira, fevereiro 27, 2014

Brasil

Paulo Souto cai na folia

Imprensa Democratas Bahia
O Carnaval para o pré-candidato a governador pelo Democratas, Paulo Souto, começou nesta quarta-feira (26), no Farol da Barra, onde se deleitou com a apresentação da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) e depois curtiu, ao lado do prefeito ACM Neto, as bandinhas de sopro que desfilaram pelo local, tocando antigas marchinhas carnavalescas.
A trilha sonora da Barra levou Souto aos velhos carnavais que curtia em Ilhéus, na juventude. “Gosto muito de marchinhas e conheço bem todas elas. Até hoje guardo as letras na memória”, revelou, chegando a cantarolar o início de uma delas.
Animado com o clima que sentiu na Barra, Paulo Souto avaliou que o Carnaval de 2014, “com certeza, não vai ser igual àquele que passou”. “Em seu primeiro Carnaval, o prefeito ACM Neto está provando que a principal festa da cidade também está mudando para melhor. São muitas inovações que vão da infraestrutura ao entretenimento propriamente dito”.
Empolgado, Souto já confirmou presença nesta quinta-feira (27), no Centro de Imprensa e, depois, na abertura oficial da folia momesca no Campo Grande, podendo ainda dar uma passada na Barra.


Paulo Souto estará de volta ao Campo Grande para acompanhar o Furdunço na sexta-feira (28), quando também vai estar ao lado do prefeito ACM Neto, ciceroneando o senador Aécio Neves (PSDB), candidato à Presidência da República.
No sábado (01), o circuito Barra-Ondina será o seu destino. Já no domingo (02), no início da tarde, irá ao Campo Grande e, à noite, à Barra-Ondina. Na segunda-feira (03) e na terça-feira (04), por enquanto, ele está programando um descanso no Litoral Norte.


Barbosa reedita discussões no plenário, desta vez com Barroso

André de Souza e Carolina Brígido, O Globo
Protagonista de vários embates durante o julgamento do processo do mensalão nos últimos dois anos, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, voltou à carga nesta quarta-feira. O alvo desta vez foi o ministro Luís Roberto Barroso, o primeiro a votar pela absolvição dos réus do crime de formação de quadrilha.
Barroso havia afirmado que o STF exagerou na pena dos réus por quadrilha apenas para aumentar o tempo de cadeia. Irritado, Barbosa acusou seu colega de dar um voto político, sem argumentos jurídicos. Também insinuou que Barroso, nomeado para a Corte depois do julgamento do mensalão, já tinha uma fórmula pronta para o julgamento antes de ser ministro.
Em seu voto, ao criticar o tamanho das penas por formação de quadrilha, Barroso disse que é natural se indignar contra a “histórica impunidade das classes dirigentes no Brasil”, mas argumentou que o STF não pode confundir o discurso político com o discurso jurídico.





Juízes de execuções penais deixam cargos após polêmica sobre regalias

Andreza Matais e Fabio Fabrini, Estadão
Os juízes Bruno André Ribeiro e Ângelo Pinheiro Fernandes de Oliveira, responsáveis por decisões relativas aos condenados do mensalão, pediram para deixar a Vara de Execuções Penais do Distrito Federal e serão transferidos do cargo até o início de abril.
Com a saída deles, já são quatro os servidores públicos que pediram afastamento desde que, em novembro do ano passado, políticos condenados foram presos em Brasília. Os pedidos de afastamento ocorreram em meio a suspeitas de privilégios no cárcere.


Promotoria da Alemanha pode enviar ao Brasil dados sobre Siemens

Fausto Macedo, Estadão
O Ministério Público da Alemanha poderá enviar ao Brasil informações que reforçam a investigação sobre o cartel no sistema metroferroviário que teria operado em São Paulo e em Brasília entre 1998 e 2008.
Após pedido do Ministério Público paulista, a Promotoria de Munique se dispôs a reunir documentos relativos a negócios da multinacional alemã no Brasil. A Siemens revelou o cartel em acordo de leniência firmado com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), em maio de 2013.


Renan diz que insatisfação da Câmara não deve chegar ao Senado

Juliana Braga, G1
Indagado sobre se a crise entre o Palácio do Planalto e líderes da Câmara poderia se alastrar no parlamento, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL, foto abaixo), afirmou nesta quarta-feira (26) que, na opinião dele, o clima de insatisfação dos deputados não deve chegar aos senadores.
“Eu acredito que não [que o clima de insatisfação da Câmara não deverá se estender para o Senado], porque o Senado tem funcionado no rumo da governabilidade, da estabilidade. Tem cumprido verdadeiramente o seu papel”, disse Renan ao final da cerimônia de posse do novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TST), ministro Antonio José de Barros Levenhagen.





Contra aborto, Couto diz que não mistura posição pessoal com comissão

Daiene Cardoso e Eduardo Bresciani, Estadão
O novo presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, Assis do Couto (PT-PR, foto abaixo, com Marcos Feliciano, ex-presidente), minimizou nesta tarde sua ligação com a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Vida - Contra o Aborto e possíveis embates com movimentos feministas que defendem a legalização da prática no País.
Católico, o deputado disse que é contra o aborto "de forma indiscriminada", mas afirmou que é papel do Estado discutir e tratar das questões de saúde pública.


Foto: O Globo


PCC faz plano audacioso para resgatar Marcola e outros 3 líderes

Marcelo Godoy, Estadão
Um avião Cessna 510, um helicóptero Bell e um Esquilo blindado, com a cores da Polícia Militar e armado com uma metralhadora. Esses são alguns dos equipamentos que o Primeiro Comando da Capital (PCC) está reunindo para o mais audacioso plano de fuga já montado pela facção: o resgate de Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, e outros três líderes da organização criminosa.
As informações estão em um relatório sigiloso preparado pela inteligência das Polícias Civil e Militar e pelo Ministério Público Estadual (MPE), em mãos da Justiça de São Paulo.


Mais um detento é encontrado morto em presídio do MA

Veja
Mais um detento foi encontrado morto nesta quarta-feira em uma penitenciária de São Luís, no Maranhão. Segundo a Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap), o preso João Francisco Diniz Pereira morreu enforcado na cela 4 da Central de Custódia Preso de Justiça (CCPJ) do Anil. Essa é a 68ª morte registrada no sistema prisional maranhense desde o ano passado.
A Sejap informou que Pereira havia sido transferido, nesta terça-feira, do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, o maior do Estado e palco da maioria das mortes e rebeliões. O detento foi mantido em Pedrinhas até ser condenado pela Justiça, nesta semana. Ele passava a primeira noite na CCPJ do Anil. A Sejap não informou o crime pelo qual o detento cumpria pena.


Aeroporto de Guarulhos sofre apagão geral de 20 minutos

G1
O Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, sofreu um apagão geral, na noite desta quarta-feira (26), de acordo com informações da assessoria de imprensa da concessionária que administra o terminal aéreo, a GRU Airport.
O problema que ocasionou o apagão teria ocorrido na casa de energia, segundo a assessoria. Posteriormente, por meio de nota à imprensa, foi informado que "uma queda de energia afetou os sistemas do aeroporto entre 21h50 e 22h10". Os motivos da queda de energia "estão sendo apurados", informou a GRU Airport, no comunicado. Além disso, ressaltou que "não foi identificada nenhuma ocorrência de dano ao usuário".


Reduzir área sobre proteção amplia desmatamento, diz estudo

Giovana Girardi, Estadão
A estratégia de reduzir o tamanho de unidades de conservação e de terras indígenas - a fim de resolver problemas fundiários e abrir espaço para obras de infraestrutura - acaba funcionando como um gatilho para o desmatamento dessas áreas.
Essa é a conclusão de um estudo conduzido pelo instituto Imazon, com sede em Belém. Pelos cálculos da organização de 1995 até o ano passado o governo federal e os governos estaduais de Rondônia, Mato Grosso e Pará retiraram a proteção de 2,5 milhões de hectares em 40 áreas protegidas.





Morre Ernesto Paulella, que inspirou um dos sambas de Adoniran Barbosa

G1
Morreu, nesta quarta-feira (26), aos 99 anos, o homem que inspirou um dos sambas mais conhecidos do compositor paulistano Adoniran Barbosa.
O advogado Ernesto Paulella ficou conhecido mesmo como Arnesto e guardava a partitura número um da canção que lhe mudou o nome.
Arnesto ou Ernesto sempre negou a fama de ter deixado Adoniran plantado na porta de casa, como dizia o samba: "Isso não se faz Arnesto, nós não se importa, mas você devia ter ponhado um recado na porta”.


BC eleva taxa básica de juros a 10,75% ao ano

Gabriela Valente, João Sorima Neto Ronaldo D'Ercole, O Globo
Atento ao baixo nível de crescimento do país, o Banco Central (BC) diminuiu o ritmo de alta dos juros. O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, por unanimidade, elevar a taxa básica (Selic) em 0,25 ponto percentual, a metade da dose usada nas últimas seis elevações.
Com isso, os juros passaram de 10,5% para 10,75% ao ano: o mesmo patamar de quando a presidente Dilma Rousseff assumiu o mandato, no início de 2011. Esta foi a oitava alta seguida para conter a inflação. Especialistas destacam que a decisão cautelosa ocorre na véspera da divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) de 2013, que o IBGE divulga nesta quinta-feira.
O Copom praticamente repetiu o comunicado da reunião anterior. “Dando prosseguimento ao processo de ajuste da taxa básica de juros, iniciado na reunião de abril de 2013, o Copom decidiu por unanimidade elevar a Taxa Selic em 0,25 ponto percentual para 10,75% ao ano sem viés”, diz a nota.



 

Ministra da Economia, Dilma Rousseff

Blog do Camarotti
Apesar das críticas reservadas feitas por setores petistas e até mesmo pelo ex-presidente Lula à condução da política econômica, um antigo interlocutor da presidente Dilma Rousseff avalia que ela não deve substituir o ministro da Fazenda, Guido Mantega, neste mandato. E que numa eventual reeleição, deve escolher um nome com pensamento semelhante para o cargo.
O nome preferido do mercado, o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, está descartado. “O Guido é o ministro da Fazenda. Mas, na prática, Dilma é a ministra da Economia do seu governo. Por isso, ela jamais cogitou em nomear Meirelles para a Fazenda. Os dois pensam de forma diferente sobre economia”, observou esse interlocutor. “Uma substituição de Mantega por Meirelles seria uma derrota para Dilma”.




Paraguai serve de alerta para Caracas

Lisandra Paraguassu, Estadão
O governo brasileiro fez chegar à Venezuela que qualquer solução não democrática para a crise seria tratada com o mesmo rigor reservado ao Paraguai, em 2012. A suspensão do Mercosul e da União das Nações Sul-Americanas seria imediata.
Apesar da política de não ingerência, a avaliação dos diplomatas era de que o recado de inconformidade com qualquer quebra na institucionalidade precisava ser passado e o Brasil lideraria uma eventual reação. O País, que ajudou a desarmar a intenção dos blocos regionais, Celac e Unasul, de realizarem reuniões específicas para tratar da situação, entende que o clima está mais calmo.



Nicolas Maduro, presidente da Venezuela


Manifestantes ucranianos nomeiam governo interino

BBC Brasil
O novo governo interino da Ucrânia foi anunciado nessa quarta-feira em Kiev, após a deposição do presidente Viktor Yanukovych, na semana passada.
A nomeação foi feita pelos opositores que vinham protestando no país: o chamado comitê de Maidan, principal acampamento dos protestos na capital ucraniana, nomeou Arseniy Yatsenyuk como primeiro-ministro. O gabinete inclui ainda vários líderes ativistas.
A escolha do novo premiê ocorre horas após grupos de manifestantes pró e contra a influência de Moscou entrarem em confronto na frente do Parlamento de Simferopol, capital administrativa da Crimeia, no sul do país.

0 comentários:

Postar um comentário