segunda-feira, fevereiro 03, 2014

Brasil

Genoino deixa hospital no DF, após passar mal

Isabel Braga, O Globo
O ex-presidente do PT José Genoino deixou por volta das 17h o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal, onde ingressou no final da manhã deste domingo, depois de passar mal. Em boletim médico, a direção do hospital informou que Genoino deu entrada na emergência para avaliação médica, realizou exames e recebeu alta.
O boletim assinado pelos médicos Nubia Vieira e João Gabbardo dos Reis não informa o resultado dos exames.
Segundo a assessoria, Genoino sentiu-se mal durante a madrugada deste sábado, mas preferiu avisar os filhos apenas por volta das 10h desta manhã.
De acordo com assessores, ele chegou ao hospital às 11h40m com sudorese e fortes dores no peito. As causas do mal-estar ainda ainda não são conhecidas. No momento, está na Unidade Semi-Intensiva recebendo oxigênio, acompanhado da filha Miruna e da mulher Rioco.



Foto: Givaldo Barbosa / O Globo


Com reforma ministerial, PT tenta avançar em território dos opositores

El Pais
Onze meses, ou 4 anos e 11 meses. O prazo de validade dos novos ministros, que tomam posse a partir desta semana, está ao sabor dos ventos da corrida eleitorial deste ano no Brasil, que promete ser a mais surpreendente da história, segundo a cientista política Fátima Pacheco Jordão.
“A sociedade civil está mais atenta do que nunca”, afirma ela. Assim, até mesmo a atuação dos novos ministros já está no radar do eleitor, o que os transforma em peças chaves no tabuleiro da eleição.
Até o momento, Aloizio Mercadante foi confirmado na Casa Civil, Arthur Chioro, na Saúde, José Henrique Paim, na Educação, e Thomas Traumann, na Secretaria de Comunicação. Todos devem manter os programas em vigência de seus antecessores.
Já Traumann, apontam os especialistas, deve trabalhar para afinar ainda mais a comunicação da presidenta Dilma Rousseff com a mídia e mantê-la nas redes sociais, canal permanente da juventude, que pode fazer a diferença nas eleições deste ano.


Ex-diretor de estatal de energia de SP cita propina da Alstom

Fernando Gallo e Fausto Macedo, Estadão
O ex-diretor administrativo da Empresa Paulista de Transmissão de Energia (EPTE) Gerson Kozma afirmou, em depoimento à Polícia Federal, que ouviu nos corredores da extinta estatal que a multinacional francesa Alstom pagava propina para o presidente da EPTE, o diretor técnico, o diretor financeiro, bem como para funcionários da área técnica.
Ele não citou os nomes dos dirigentes que seriam beneficiados com as vantagens indevidas.


STF diz que Barbosa não é amigo de Mahfuz

Daiene Cardoso, Estadão
Uma foto do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, ao lado do empresário Antonio Mahfuz  (foto abaixo) serviu de combustível para ataques de petistas ao ministro.A imagem foi divulgada na página do Facebook do empresário, que se referiu a Barbosa como "justiceiro".
Mahfuz vive há cerca de 15 anos nos Estados Unidos, após ter a prisão decretada no processo de cobrança de uma dívida superior a R$ 144 milhões com o Chase Manhattan Bank. Ele era proprietário de uma das mais tradicionais redes de lojas do interior paulista na década de 80.





Manifestações: analistas cobram protocolo de ação para policiais

Marcelle Ribeiro, O Globo
Especialistas em segurança pública afirmam que os dados da pesquisa da FGV publicada pelo GLOBO no domingo, mostrando que 64% dos policiais civis e militares admitem não ter recebido orientação nem treinamento adequados para lidar com manifestações e black blocs, são reflexo do que a população viu nas ruas durante os atos.
Eles cobram do governo federal a criação de um protocolo de ações que devem ser tomadas pelos policiais de todo o país durante manifestações. Dizem que é preciso não apenas mudar a mentalidade dos policiais em relação aos manifestantes, mas também ter estratégias bem definidas de como agir.
Para Claudio Beato, professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais, as polícias brasileiras não sabem com quem estão lidando e, se entendessem melhor o perfil dos manifestantes, poderiam se preparar melhor. Para ele, as polícias também não fazem um bom monitoramento das redes sociais, usadas para convocar os protestos.





'Monitorar o governo é forma de exercermos o poder'

Veja
Um time de trinta pessoas vai começar a circular por São Paulo com celulares à mão e uma missão: conferir se o prefeito cumpre o que prometeu em campanha.
A inteligência do programa que vai comparar promessas e realidade vem do Massachusetts Institute of Technology (MIT): é criação do professor Ethan Zuckermen, diretor do Center for Civid Media. No futuro, o sistema poderá ser usado por qualquer pessoa, que se tornará fiscal do poder público.
A ideia por trás da ferramenta é que, em tempos de divórcio entre cidadãos e políticos, votar não basta. "Monitorar governantes é uma forma vital de exercermos o poder", diz Zuckermen, que visitou as capitais paulista e mineira na semana passada para apresentar a ferramenta aos usuários que vão testá-la.


Cineasta Eduardo Coutinho é assassinado no Rio

Luiz Ernesto Magalhães, O Globo
O cineasta Eduardo Coutinho (foto abaixo), de 80 anos, foi morto neste domingo, em seu apartamento no bairro da Lagoa, Zona Sul do Rio. O delegado Rivaldo Barbosa, titular da Divisão de Homicídios, confirmou que um dos filhos de Eduardo, Daniel Coutinho, de 41 anos, foi o responsável pelo crime.
Daniel, que sofre de esquizofrenia, tentou também matar a mãe e se matar. Ferido, ele está sob custódia numa das enfermarias do Hospital Miguel Couto e será encaminhado para a prisão quando se recuperar.
O velório de Eduardo Coutinho será realizado na Capela 3 do Cemitério São João Batista, em Botafogo, a partir das 10h. O enterro está marcado para 16h.


Foto: Domingos Peixoto / O Globo


Só 4% passam por qualificação para ter seguro-desemprego

Murilo Rodrigues Alves Laís Alegretti, Estadão
O governo tentou, mas na prática não conseguiu apertar as regras para pagamento do seguro-desemprego. A medida, que tem como objetivo reduzir os gastos com esse benefício, não vingou.
De cada 100 pessoas que pediram o auxílio nos dois últimos meses do ano passado, 96 foram liberadas da exigência de se matricular em um curso de qualificação profissional.


Sem infraestrutura, chegada de safra aos portos é alvo de críticas

Cristiane Bonfanti Eliane Oliveira, O Globo
Principal responsável pelos superávits na balança comercial brasileira, em 2014, o agronegócio deve sofrer novamente com os problemas de infraestrutura e logística que causaram transtornos no ano passado e atrasaram a chegada aos portos, especialmente em Santos (SP) e Paranaguá (PR).
Especialistas ouvidos pelo GLOBO disseram que as medidas já tomadas não são suficientes para melhorar a infraestrutura e escoar a safra.
— Os resultados continuarão catastróficos. Quem for a Santos ou Paranaguá verá as mesmas cenas dos sofridos caminhoneiros fazendo armazenagem sob as lonas dos caminhões — disse o coordenador do Núcleo de Estudos do Agronegócio da ESPM, José Luiz Tejon, que acredita que melhora só em cinco anos.


Maduro é vaiado em abertura de campeonato de beisebol

O Globo
O presidente da Venezuela, Nicolas Maduro e sua esposa, Cilia Flores, foram recebidos com vaias e gritos de repúdio na abertura da Série Caribe de Beisebol, na Ilha de Margarita, na Venezuela.
Com a missão de fazer um lançamento simbólico da bola utilizada no jogo, ele passou a ser hostilizado assim que pisou no gramado, na noite de sábado.

0 comentários:

Postar um comentário