terça-feira, fevereiro 04, 2014

Brasil

Rumo a 2018?, por Merval Pereira

Merval Pereira, O Globo
Ficar pelo menos 20 anos no poder tem sido o sonho de consumo dos partidos políticos brasileiros desde que PC Farias prognosticou que o governo Collor iniciaria uma saga dessa duração. Depois foi Serjão, o trator do PSDB, quem definiu que em 20 anos os tucanos transformariam a face do país, e fez-se a reeleição.
Hoje, o PT está mais próximo do que jamais estiveram os outros partidos de cumprir essa sina, e não é à toa que já se anuncia que Lula estaria disposto a voltar a se candidatar em 2018, dando como favas contadas a reeleição da presidente Dilma este ano.
De todos os partidos que estiveram em proeminência na política brasileira depois da redemocratização, o PT é sem dúvida o que montou a máquina política mais eficiente do ponto de vista eleitoral, não de gestão pública, e vem trabalhando com competência para atingir seu objetivo, sem que entre nesse julgamento qualquer valor ético ou moral.

Foto: Celso Junior / AE

Caberá à presidente Dilma, por esses azares que só a política sabe montar, a consolidação do projeto petista, logo ela que não é uma petista de raiz e não conseguiu capturar a alma dos petistas.
Caso se reeleja, como indicam as pesquisas, e o PT vença os governos estaduais em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo, estará aplainado o caminho para a afirmação da hegemonia petista por 20 anos ou mais.
Mais paradoxal ainda, Dilma poderá ser, por outro lado, a culpada pela interrupção da escalada no poder do PT, pois tem feito até o momento um governo mais que medíocre que abre às oposições, ampliadas pela defecção à esquerda do PSB de Eduardo Campos, a melhor chance dos últimos tempos de vencer as eleições de outubro.


Ao Congresso, Dilma reitera pacto por responsabilidade fiscal

O Globo
A presidente Dilma Rousseff aproveitou nesta segunda-feira mensagem encaminhada ao Congresso para relembrar os parlamentares do pacto pela responsabilidade fiscal firmado com eles no final do ano passado e, em resposta, os presidentes da Câmara e do Senado voltaram a afirmar que o Parlamento não tem intenção de prejudicar as contas públicas.
Em sua mensagem, levada ao Congresso pelo novo ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, Dilma disse que manterá no quarto ano de seu governo os compromissos com a responsabilidade fiscal e com o controle da inflação, afirmando inclusive que seu governo está determinado a realizar medidas que levam a inflação para o centro da meta.





Vice da Câmara faz gesto de petistas presos ao lado de Barbosa

Maria Lima e Isabel Braga, O Globo
Durante a leitura de parte da mensagem da presidente Dilma Rousseff ao Congresso nesta segunda-feira, na abertura dos trabalhos legislativos de 2014, as provocações do vice-presidente da Câmara, André Vargas (PT-PR, foto abaixo, à direita), foram alvo de comentários dos colegas e notadas no plenário.
Sentado ao lado do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, Vargas fazia troça com colegas no plenário, hora repetindo o gesto de punho erguido feito pelos petistas mensaleiros na hora da prisão, hora postando ironias nas redes sociais sobre o ministro.
Em um momento da leitura da mensagem presidencial, quando Barbosa saiu da Mesa e se ausentou do plenário, André Vargas fotografou a cadeira ao seu lado vazia e postou no Instagram com a legenda: “Joaquim sumiu?”.



Foto: André Coelho / O Globo


MP suspeita que cartel do Metrô de SP tenha desviado até 875 milhões

Afonso Benites, El Pais
O Ministério Público de São Paulo está tentando fazer com que um grupo de sete empresas brasileiras e internacionais admitam que lesaram os cofres públicos paulistas em até 875 milhões de reais.
A suspeita do promotor Marcelo Milani, que conduz a investigação, é de que essas companhias se uniram em um cartel para obter dez contratos públicos de reforma e modernização de 98 trens que circulam na rede do Metrô da cidade de São Paulo.
Os acordos foram firmados entre 2008 e 2010 durante a gestão do então governador José Serra (PSDB), uma das principais lideranças da oposição ao PT no Brasil e que já perdeu duas eleições presidenciais.
A ofensiva da Promotoria do Patrimônio Público ocorre no momento em que a diretoria do Metrô decidiu acatar uma recomendação e suspender por 90 dias todos os contratos de reforma que ainda estão em andamento.





Cabral atrai PDT e Pezão terá o dobro de tempo de TV de Lindbergh

Juliana Castro e Raphael Kapa, O Globo
Depois de constatar que o rompimento com o principal aliado era inevitável e passar as duas secretarias ocupadas pelo PT para as mãos do PSD e do Solidariedade, o governador Sérgio Cabral (PMDB, foto abaixo, à direita) deu mais um golpe na pré-candidatura de Lindbergh Farias ao Palácio Guanabara.
O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, afirmou nesta segunda-feira que Cabral deu um “xeque-mate” e atraiu o partido para apoiar a campanha de Luiz Fernando Pezão (PMDB) com uma vaga na chapa para o cargo de vice-governador ou para senador.
Dessa maneira, o governador tenta isolar Lindbergh e assegura pouco mais de nove minutos de TV para Pezão, mais que o dobro do que teria hoje o senador petista.





Corpos encontrados no AM podem ser de desaparecidos, diz secretário

G1
A Polícia Federal (PF) encontrou, nesta segunda-feira (3), os corpos de três homens na região de Humaitá, Sul do Amazonas.
Segundo o secretário de Segurança Pública de Rondônia, Marcelo Bessa, há fortes indícios de que sejam das vítimas Luciano Freire, Aldeney Salvador e Stef Pinheiro, que desapareceram na BR-230 (Transamazônica), próximo à reserva indígena Tenharim, no dia 16 de dezembro de 2013.
Ao G1, Bessa afirmou que depoimentos dos cinco indígenas presos no dia 30 de janeiro em Humaitá levaram a PF à localização dos cadáveres.
Não há informações se os corpos já passaram por algum exame que identificará precisamente as vítimas e o que causou as mortes. Os corpos estão sendo trazidos para Porto Velho onde passarão por perícia.





Mais um ônibus é queimado; 45 já foram incendiados na Grande São Paulo

Bruno Ribeiro, Estadão
Mais um ônibus foi queimado nesta segunda-feira, 3, na Região Metropolitana de São Paulo. Por volta das 19h30, segundo a Polícia Militar, um coletivo que estava na Avenida Tiradentes, em Guarulhos, foi abordado por homens que mandaram todos descerem e, em seguida, atearam fogo ao veículo. Ninguém foi preso.
Trata-se do 45.º ônibus queimado desde o começo deste ano na Grande São Paulo.  Na capital, chega a 35 o número de ataques a ônibus da São Paulo Transporte (SPTrans), da Prefeitura.


Rio: Polícia diz que fará ações em UPP por tempo indeterminado

Vera Araújo, O Globo
O novo chefe de Polícia Civil do Rio, Fernando Veloso, afirmou ao tomar posse, neste segunda-feira, que a instituição já sabe a autoria dos ataques contra as UPPs, que levou à morte de uma soldado da PM.
Ele não quis adiantar se a ordem partiu de presos que estão em unidades federais, mas disse que serão realizadas operações por tempo indeterminado no Complexo do Alemão.
- O Estado tem seu poder de articulação e essas pessoas vão enfrentar as consequências. Não me parece um ato muito inteligente. Vamos fazer operações por tempo indeterminado em Nova Brasília, Vila Cruzeiro, Parque Proletário, e no Alemão, a qualquer hora do dia - afirmou.


Delegada investigará agressão sofrida por adolescente no Rio

Selma Schmidt e Luísa Lucciola, O Globo
A delegada Monique Vidal, titular da 9ª DP (Catete), registrou nesta segunda-feira a ocorrência e abriu inquérito para investigar a agressão sofrida por um adolescente na Avenida Rui Barbosa, no Flamengo.
Na noite da última sexta-feira, um menino acusado de praticar roubos na região foi espancado e preso sem roupas a um poste por uma trava de bicicleta (foto abaixo).
De acordo com a Polícia Civil, o menor foi identificado, e agentes estão realizando diligências para localizá-lo para que ele preste depoimento.
Ele teria sido atacado por um grupo de três homens, a quem chamou de “os justiceiros”, segundo a coordenadora do Projeto Uerê, Yvonne Bezerra de Melo, de 66 anos. A artista plástica foi chamada por vizinhos que flagraram a cena, registrou a situação e compartilhou em sua página no Facebook.





PT faz pressão para tirar Mantega da Fazenda

Fernanda Krakovics, O Globo
Aproveitando a reforma ministerial, o PT pressiona a presidente Dilma Rousseff a trocar o comando do Ministério da Fazenda, alegando que Guido Mantega (foto abaixo) teria perdido a credibilidade no mercado financeiro.
O ex-presidente Lula gostaria de emplacar em seu lugar o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles, nome que não agrada Dilma. A avaliação no PT é que a economia patina e há preocupação com o impacto disso na campanha à reeleição.
Um dos fatores que teriam contribuído para a suposta perda de credibilidade de Mantega seria a chamada contabilidade criativa.
— O Mantega fala e o mercado não reage, ignora — disse nesta segunda-feira uma liderança do partido.




Aversão a risco nos mercados castiga o Brasil

Frederico Rosas, El Pais
Na esteira de uma maior aversão a risco entre os investidores, a bolsa brasileira encerrou o primeiro pregão de fevereiro com a maior queda diária em sete meses. O principal índice de ações do país caiu 3,1% nesta segunda-feira –nenhum dos 72 papéis que o compõem conseguiu fechar em alta.
Tradicional ativo de segurança, o dólar, por sua vez, avançou 1% ante o real, encerrando no maior valor desde agosto do ano passado, acima do patamar de 2,43 reais.
Indicadores divulgados nesta segunda-feira reforçaram temores em relação ao desempenho da economia dos Estados Unidos e da China, aprofundando as já existentes preocupações em relação à migração dos investidores de emergentes para países considerados mais seguros com a retirada gradual de estímulos do Federal Reserve (banco central norte-americano).


Balança tem déficit de US$ 4,05 bi em janeiro, o maior já registrado

Eliane Oliveira, O Globo
Com exportações de US$ 16,027 bilhões e importações de US$ 20,084 bilhões, a balança comercial brasileira registrou, em janeiro, déficit de US$ 4,057 bilhões, o pior saldo mensal já contabilizado desde o início da série histórica, em 1994.
A média diária importada foi recorde, atingindo US$ 912,9 milhões. O Brasil importou mais bens de consumo, como eletrodomésticos, móveis, roupas, alimentos, automóveis e bebidas. Já a média diária exportada foi de US$ 728,5 milhões.
Houve decréscimo acentuado nas vendas de açúcar refinado (48,7%), etanol (42,6%), automóveis (27,4%) e autopeças (27%), entre outros. O secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Daniel Godinho, disse que o déficit de janeiro se deve a fatores sazonais.


‘O Google está se tornando o grande monopólio da mídia’, diz Bernardo

Paulo Celso Pereira, O Globo
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, defendeu nesta segunda-feira, ao final da cerimônia de posse dos novos ministros, que o debate sobre a regulação da mídia seja retomado.
O ministro defende, no entanto, que o projeto não inclua regulação de conteúdo dos veículos, como desejam setores do PT. Ele disse que a regulação é necessária para corrigir situações "assimétricas".
— Eu sou favorável à regulação da mídia, sempre defendi. Nós só precisamos nos colocar de acordo sobre qual vai ser o modelo, se vai ser um projeto único ou se vamos fazer por partes. Eu tenho uma visão em relação ao projeto em que o ex-ministro Franklin (Martins) trabalhava de que nós temos que incluir questões essenciais sobre o que acontece na mídia de internet. As pessoas falam que no Brasil tem monopólio da mídia, eu acho que o Google está se tornando o grande monopólio da mídia e a gente vê uma disputa entre teles e TVs que se durar mais alguns anos o Google vai engolir os dois.





Oposição na Venezuela diverge sobre como combater o chavismo

Janaína Figueiredo, O Globo
A oposição venezuelana começou o ano de 2014 mergulhada numa crise que ameaça sua principal fortaleza: a união - invejada por outras oposições latino-americanas, como a argentina - que permitiu a conquista de 49,12% dos votos nas eleições presidenciais de abril do ano passado com a candidatura de Henrique Capriles (foto abaixo).
Sem novas disputas nas urnas à vista (a próxima será dentro de dois anos, nas eleições legislativas) e com o sabor amargo deixado pelo pleito municipal de dezembro de 2013, surgiram as primeiras, e cada vez mais profundas, fissuras na Mesa de Unidade Democrática (MUD).
Domingo passado, a ala mais radical dos opositores, comandada por Leopoldo López, chefe do partido Vontade Popular (VP), a deputada María Corina Machado e o prefeito metropolitano de Caracas, Antonio Ledezma, convocaram os venezuelanos a “ocupar as ruas” em assembleias permanentes que discutam “uma saída” para terminar com o governo do presidente Nicolás Maduro.
O grupo de López, chefe da campanha presidencial opositora de 2013, desafiou abertamente a liderança de Capriles, que, ao contrário de seus novos adversários, aceita dialogar com o Palácio Miraflores e defende ações que evitem “atalhos” e permitam “uma mudança pacífica”.





Governo e Farc retomam diálogo; guerrilha insiste em cessar-fogo

O Globo
O governo da Colômbia e as Farc retomaram nesta segunda-feira as suas negociações de paz em Cuba, num momento em que os rebeldes insistem em um cessar-fogo bilateral que o presidente Juan Manuel Santos se recusa a aceitar.
Um rápido avanço nas negociações é chave para Santos, que aposta nos resultados do diálogo como parte de sua estratégia para se reeleger nas eleições presidenciais deste ano.
Mas o presidente se recusou a aceitar uma paralisação das hostilidades proposta pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e tem mantido a pressão militar sobre os rebeldes.


Partido ex-guerrilheiro vence primeiro turno em El Salvador

El Pais
A Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional, ex-guerrilha de esquerda que se tornou um partido político e atualmente governa El Salvador, ficou no domingo perto da vitória nas eleições presidenciais.
De acordo com números divulgados às 23h (hora local), o Tribunal Supremo Eleitoral afirmou que, com cerca de 80% dos votos apurados, a FMLN conquistou o apoio de 49% dos eleitores.
Esta cifra não representa a maioria suficiente e, portanto, haverá um segundo turno em 9 de maro se a apuração total confirmar a tendência anunciada pelo tribunal.
O direitista Arena conseguiu 39% dos votos e disputará o segundo turno com a FMLN. O terceiro partido mais votado foi a Unidade (11,4%), uma nova legenda de centro-direita fundada por Elias Antonio Saca, que foi presidente do Arena entre 2004 e 2009 e, em seguida, deixou o partido para fazer política por conta própria.


3 em cada 4 europeus acreditam que a corrupção está generalizada

El Pais
Os europeus têm a sensação de viverem em um ambiente de corrupção generalizada. Três em cada quatro aderem a essa percepção, segundo um amplo estudo publicado nesta segunda-feira pela Comissão Europeia, com base em uma pesquisa de opinião pública e em análises próprias.
Essa opinião é praticamente universal na Grécia (99%), Itália (97%) e Espanha (95%), mas também alcança níveis preocupantes em países com reputação de seriedade, como a Alemanha, onde 59% da população acredita que as irregularidades administrativas estão muito difundidas.



0 comentários:

Postar um comentário