sexta-feira, fevereiro 07, 2014

Brasil

Pizzolato tinha CPF, título de eleitor, RG e IR em nome do irmão

Chico de Gois, O Globo
Para conseguir obter um passaporte brasileiro em nome do irmão Celso, morto em 1978, Henrique Pizzolato (foto abaixo) apresentou à Receita Federal, ainda em 2007, uma Declaração Anual de Isento em nome do irmão — 29 anos depois de ele ter falecido. A Receita não se deu ao trabalho de verificar por que um homem, que na época teria 53 anos, havia ficado tanto tempo sem informar nada ao Leão.
Com a situação fiscal regularizada, Pizzolato tratou de regularizar o CPF de Celso. Na página da Receita, é possível ver que a situação cadastral em nome do falecido está regular, o que significa que, para a Receita, ele não deve nada e é um cidadão vivo.
Em Santa Catarina, também em 2007, o Instituto de Identificação do estado expediu uma carteira de identidade em nome de Celso Pizzolato. O diretor do Instituto Geral de Perícia, Rodrigo Tasso, explicou nesta quinta como o documento foi obtido.




João Paulo Cunha pede para trabalhar na Câmara

Isabel Braga, O Globo
Em mais um sinal da resistência em renunciar ao mandato, o deputado João Paulo Cunha (PT-SP) - preso na última terça-feira - entrou com pedido na Vara de Execuções Penais (VEP) do Tribunal de Justiça do Distrito Federal para trabalho externo na Câmara dos Deputados.
Condenado no mensalão, João Paulo começou a cumprir pena em regime semi-aberto, que permite trabalho externo durante o dia. O preso tem que voltar para dormir na prisão. O pedido será analisado pela VEP e a decisão final é da Justiça.
Como vinha conversando sobre isso com amigos e seu advogado, Alberto Toron, deu declarações sobre a intenção do deputado de manter-se no mandato e trabalhar na Câmara durante o regime semiaberto,a questão foi analisada informalmente por técnicos da Casa.
Estudo preliminar feito por consultores da Câmara diz que não seria possível compatibilizar o exercício das atividades com o regime semiaberto pois a Câmara tem atividades em horário incentro.


Foto: Eliária Andrade / O Globo


Após PMDB, PTB abre mão de ministério no governo Dilma

Fernanda Krakovics, O Globo
A presidente Dilma Rousseff queria usar a reforma ministerial para ampliar seu arco de alianças e amarrar os apoios partidários à sua reeleição, mas as negociações desandaram e há o risco de o efeito ser o inverso.
Um dia depois do movimento do PMDB da Câmara, nesta quinta-feira o PTB anunciou que está abrindo mão de conquistar um ministério. Os trabalhistas reivindicavam a pasta do Turismo.
Indicado pelo PTB para comandar o ministério, o vice-presidente de Governo do Banco do Brasil, Benito Gama, disse ao blog da coluna Panorama Político, do GLOBO, que seu partido quer evitar o desgaste a que foi submetido o PMDB.


Evangélicos desistem de presidir a Comissão de Direitos Humanos

Daiene Cardoso, Estadão
A bancada evangélica na Câmara dos Deputados desistiu de lutar pelo comando da Comissão de Direitos Humanos na Casa, que em 2013 foi presidida pelo deputado pastor Marco Feliciano (PSC-SP).
O motivo é que o PT já sinalizou que pretende reocupar a presidência da comissão, que em 2013 provocou polêmica com projetos apresentados por Feliciano, apontados como de caráter homofóbico. Os petistas, porém, terão de enfrentar o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ, foto abaixo), que manifestou interesse em presidir a comissão.



Chico Otávio, O Globo
O depoimento de um militar da reserva joga luz sobre o caso do ex-deputado Rubens Beirodt Paiva, desparecido no dia 20 de janeiro de 1971, depois de ser levado para a carceragem do Destacamento de Operações de Informações do 1º Exército (DOI-I), na Tijuca.
O general reformado Raymundo Ronaldo Campos revelou que o Exército montou uma farsa ao sustentar, na época, que Paiva teria sido resgatado por seus companheiros “terroristas” ao ser transportado por agentes do DOI no Alto da Boa Vista. Raymundo, que era capitão, conduzia o veículo supostamente atacado e estava na companhia dos sargentos e irmãos Jacy e Jurandir Ochsendorf.
O general, que passou os últimos 43 anos sustentando a farsa, mudou a versão sobre o episódio em depoimentos ao Ministério Público Federal e à Comissão Nacional da Verdade.
Ele admitiu que recebera ordens do então subcomandante do DOI, major Francisco Demiurgo Santos Cardoso (já falecido), para levar um Fusca até o Alto da Boa Vista e simular o ataque. Raymundo e os dois sargentos metralharam e incendiaram o carro, jogando um fósforo aceso no tanque de combustível.


Fusca incendiado para encenar a falsa fuga de Rubens Paiva 


Rio: Manifestação contra reajuste de passagens termina em violência

O Globo
Um ato contra o reajuste de passagens de ônibus, que começou pacífico na tarde desta quinta-feira, se transformou num confronto entre manifestantes e policiais na Central do Brasil, com cenas de vandalismo dentro e fora da estação de trens.
Policiais atiraram bombas de gás e de efeito moral contra o grupo de aproximadamente 800 pessoas, que reagiu lançando artefatos. O cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Ilídio Andrade foi atingido por um explosivo e está internado em estado grave no Hospital Souza Aguiar.
Ele chegou ao hospital em coma e foi submetido a uma neurocirurgia. Ele teve afundamento do crânio e perdeu parte da orelha esquerda. A operação terminou por volta de 0h30m desta sexta-feira. Foram colocados dois drenos para diminuir a pressão craniana. A hemorragia foi estancada e o cinegrafista está no CTI do hospital.



Cinegrafista é atingido por explosivo Foto: Agência O Globo


Corregedoria liga secretário de Haddad a cartel

Estadão
A Corregedoria-Geral de Administração do Estado ligou nesta quinta-feira o secretário de Infraestrutura do prefeito Fernando Haddad (PT), Osvaldo Spuri, ao cartel de trens suspeito de ter atuado em governos tucanos em São Paulo entre 1998 e 2008.
O órgão estadual diz que Spuri era o responsável por documentos de licitações que teriam sumido da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Spuri, que entrou no secretariado na cota pessoal de Haddad, é funcionário afastado da CPTM e foi o presidente da comissão de licitações em concorrência na qual a alemã Siemens diz ter havido formação de cartel.


Linha 3 do metrô de SP tem nova falha

Estadão
Uma falha na tração de um trem às 17h55 perto da Estação Brás, na Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo, fez as composições circularem com velocidade reduzida nesse ramal no fim da tarde desta quinta-feira, 6.
Às 19h30, a situação havia sido normalizada, mas as estações continuavam cheias. Diversos passageiros reclamaram pelo Twitter de grande tempo de espera para conseguir embarcar nos trens em pleno horário de pico. Segundo alguns passageiros, levou-se até 20 minutos para conseguir embarcar em um trem.


Associação contrária ao Mais Médicos empregará cubana desertora

El País
Ramona Matos Rodriguez (foto abaixo), a médica cubana de 51 anos que pediu refúgio ao Brasil depois de desistir de trabalhar no Mais Médicos, já recebeu uma nova proposta de emprego.
Ela deverá trabalhar para a Associação Médica Brasileira (AMB), uma das instituições que liderou as críticas ao programa do governo federal na época em que ele foi lançado, em junho do ano passado.
Como ingressou no país para atuar no Mais Médicos e não fez a prova do Revalida (teste que valida o diploma obtido no exterior), ela não poderá atuar como médica no país. A vaga que ela terá é de assistente administrativa no escritório da entidade em Brasília.
O valor do salário será definido na próxima segunda-feira, quando a cubana se reunirá com os dirigentes da instituição para formalizar detalhes do novo emprego, explica Florentino Cardoso, presidente da AMB.


Foto: Jorge William / O Globo


Sem notícias de presos, familiares derrubam portão de presídio no MA

G1
Além do princípio de motim registrado nesta quinta-feira (6) em unidades prisionais do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, momentos de tensão também foram registrados fora das unidades prisionais.Sem maiores notícias, familiares de detentos chegaram a derrubar parte do portão que dá acesso ao Presídio São Luís 2 (foto abaixo).
Segundo a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), os familiares - a maioria formada por esposas e namoradas de detentos - tiveram acesso apenas ao estacionamento da unidade, mas foram contidos pela Polícia Militar.
A tentativa de motim durou quase cinco horas, quando os detentos atearam fogo em colchões e quebraram grades das celas dos presídios São Luís 1 e 2.




Após ONS admitir ‘descarga elétrica’ como causa de apagão, Dilma cobra

Luiza Damé, Danilo Fariello e Henrique Gomes Batista, O Globo
A presidente Dilma Rousseff reagiu nesta quinta-feira às declarações do diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, que afirmou que descargas elétricas (raios) podem ter causado o apagão de terça-feira.
Numa mensagem lida, no início da noite, pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Thomas Traumann, a presidente disse que o sistema elétrico brasileiro tem de ser “à prova de raios” e cobrou do ONS que apure se os operadores estão fazendo a manutenção adequada de sua rede de para-raios.



Felipe Vanini, El Pais
Enquanto os mercados financeiros globais passam a olhar com desconfiança para os países emergentes, o Brasil mantém a sua aposta nas commodities agrícolas contra a crise que mudou o status do país de bola da vez para patinho feio.
Embora tenham caído entre 9% e 25% na Bolsa em relação ao ano passado, os preços das principais matérias-primas agrícolas exportadas pelo país, como soja, milho e açúcar, foram compensados pela alta do dólar.
A cadeia do agronegócio corresponde a 25% do PIB brasileiro e em 2013 suas exportações geraram receitas de 82,6 bilhões de dólares, ou 34,5% do total nacional.
A expectativa dos exportadores é, ao menos, repetir o número. Em janeiro, o Índice de Commodities agropecuárias do Banco Central (IC-Br) subiu 1,9% e acumula uma alta de 5,9% nos últimos três meses.


Vice argentino é intimado a depor em investigação de corrupção

Monica Yanakiew, Agência Brasil
O promotor Jorge Di Lello intimou o vice-presidente da Argentina, Amado Boudou (foto abaixo), nesta quinta-feira (6) a prestar depoimento para explicar seu suposto envolvimento no escândalo de corrupção conhecido como Caso Ciccone.
Boudou é acusado de participar em “atividades incompatíveis” com seu cargo de servidor público e de enriquecimento ilícito, quando era ministro da Economia da presidenta Cristina Kirchner (2009-2011).
A Justiça está investigando Boudou por seu suposto uso de influência política para beneficiar a Gráfica Ciccone, que imprimia as notas de pesos argentinos. A empresa era controlada pela sociedade Old Fund, presidida por Alejandro Vandenbroele, que foi advogado e é amigo do sócio de Boudou, José Maria Nunez Carmona.
As suspeitas são que Vanderbroele teria obtido uma moratória excepcional, para refinanciar a dívida da gráfica e contratos com o Estado, graças a Boudou.




Lei obriga chargista a se retratar com presidente do Equador

O Globo
Quando preparava uma charge (foto abaixo) para a edição do “El Universo” de 28 de dezembro do ano passado, o caricaturista equatoriano Xavier Bonilla não imaginava que uma frase num desenho entre centenas que já publicou lhe custaria a ira do presidente Rafael Correa, um processo judicial e uma dura multa ao jornal.
Bonil, como é conhecido, foi o primeiro a ser punido pela lei de imprensa aprovada em junho passado pelo governo equatoriano e apelidada de “lei da mordaça” pelos jornalistas. A sanção incluiu a obrigatoriedade de que Bonil publicasse uma retificação.
Foi o que o cartunista fez quarta-feira, mas com uma charge que alimenta a polêmica - e no mesmo momento em que a ONG Comitê para a Proteção de Jornalistas colocou o Equador entre os 10 países do mundo que mais restringiram a liberdade de imprensa em 2013.




Olimpíada russa custa mais que o dobro da Copa 2014 e Rio 2016 juntas

BBC Brasil
Uma olimpíada com uma tocha enviada ao Polo Norte e ao espaço, uma estrada pavimentada com "ouro e caviar" – nas palavras de um crítico – com contratos exorbitantes executados por amigos do presidente e um estádio para 40 mil pessoas que será usado apenas duas vezes.
Essas são algumas das peculiaridades dos Jogos de Inverno de Sochi, que começam nesta sexta-feira na Rússia, e estão sendo chamados de a "Olimpíada mais cara da história". O orçamento não-oficial dos Jogos, de US$ 50 bilhões, seria suficiente para custear todas as obras somadas da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos do Rio 2016.
O governo russo afirma que o orçamento oficial é de US$ 7 bilhões – levando em conta apenas obras diretamente ligadas aos Jogos. Mas o governo reconhece que foram gastos os US$ 50 bilhões – quando somados todos os investimentos em infraestrutura na rica região de Sochi, no sul da Rússia.

0 comentários:

Postar um comentário