sábado, fevereiro 08, 2014

Brasil

Procurador recomenda 22 anos de prisão para Eduardo Azeredo

Carolina Brígido, O Globo
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou nesta sexta-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) as alegações finais no processo do mensalão tucano, recomendando a condenação do deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG) a 22 anos de prisão por peculato e lavagem de dinheiro.
Janot também pede que o deputado do PSDB pague multa de R$ 404.950, um valor ainda sujeito à correção monetária, conforme antecipou, no site do GLOBO, o colunista Ilimar Franco. A expectativa é que o caso seja julgado no plenário da Corte ainda neste semestre.
Segundo o processo, foram desviados recursos públicos para financiar a campanha pela reeleição de Azeredo ao governo de Minas, em 1998. Embora o réu negue que tenha participado das finanças de sua campanha, para Janot, o tucano foi o regente do esquema.
Nas alegações finais, o procurador escreveu: “Os fatos não teriam como ser praticados na forma em que provados se não tivessem a participação essencial e decisiva, como verdadeiro coordenador e maestro, ditando as linhas de condutas, de Eduardo Azeredo. Não se trata de presunções, mas de compreensão dos fatos segundo a realidade das coisas e a prova dos autos”.


                              Eduardo Azeredo - Foto: Ailton de Freitas/Ag. O Globo


João Paulo Cunha renuncia ao mandato parlamentar

Isabel Braga e  André de Souza, O Globo
O ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (PT-SP), um dos 25 condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo do mensalão, renunciou ao mandato na noite desta sexta-feira, depois de ter afirmado várias vezes, inclusive esta semana, que não faria isso.
Ele está preso desde terça-feira no Complexo Penitenciário da Papuda. Ele é o quarto e último deputado condenado pelo mensalão a renunciar ao mandato, depois de José Genoino (PT-SP), Pedro Henry (PP-MT) e Valdemar Costa Neto (PR-SP).
“Com a consciência do dever cumprido e baseado nos preceitos da Constituição Federal e no Regime Interno da Câmara, renuncio ao mandato”, disse João Paulo na curta carta de renúncia, entregue à Câmara. No preâmbulo do texto, ele cita o escritor cubano Leonardo Padura: “Pois a dor e a miséria figuram entre aquelas poucas coisas que quando repartidas tornam-se sempre maiores”. A carta de João Paulo se resume a essas duas frases.

                             João Paulo Cunha -  Foto: Eliária Andrade/ O Globo


‘Partidos que acatarem diretrizes são bem-vindos’

Angela Lacerda,  O Estado de S. Paulo
Provável candidato à Presidência da República, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), afirmou nesta setxa-feira, 7, que não fará veto a alianças por ideologia. Ele afirmou, após encontro com a neoaliada Marina Silva em Recife, que poderá se aliar a qualquer partido que concorde com o programa da dobradinha PSB-Rede. "Aqueles que quiserem se somar a essas diretrizes, a esse conteúdo, serão bem-vindos", disse.


                       Marina fez uma visita à casa do governador - Foto: Divulgação


Para advogado, Pizzolato pode ficar até seis meses na prisão

Deborah Berlinck, O Globo
Cinco minutos depois de uma juíza decidir manter Henrique Pizzolato na prisão por risco de fuga, o advogado italiano do fugitivo brasileiro, Lorenzo Bergami, disse na saída da Corte de Apelação de Bolonha que o ex-diretor de marketing do Banco do Brasil poderá ficar “um, dois ou seis meses” na prisão.
Ou seja, até que haja uma decisão final sobre a extradição de Pizzolato. Bergami disse, ainda, que vai esperar um “elemento novo” para tentar reverter a decisão desta sexta-feira e pedir a liberdade de seu cliente.
Confira, abaixo, a íntegra da entrevista dada na porta da Corte de Bolonha:
Porque a Corte negou sua liberdade?
Não sei. Saiu um procedimento com um motivação muito dura. Provavelmente pelo perigo de fuga. Não falamos de extradição. Ele apenas negou que aceitaria a extradição. Eu pedi que não fosse aplicada nenhuma medida cautelar ou que, se tivesse de ser aplicada, que fosse prisão domiciliar.
Pizzolato falou ?
Pizzolato falou, explicou as razões pelas quais ele veio do Brasil. Segundo ele, o processo não foi administrado de uma forma correta . Disse que era um processo politico. E disse que não cometeu o que foi dito que ele cometeu.

           Lorenzo Bergami, advogado de Pizzolato - Foto: Deborah Berlinck


MEC descarta duas provas do Enem por ano

Yara Aquino, Agência Brasil
O Ministério da Educação confirmou hoje (7) declaração do ministro José Henrique Paim de que não será criada uma segunda prova anual do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O ministro fez a afirmação em entrevista fechada que concedeu a veículos impressos após tomar posse no cargo.
Em 2009, o então ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou a aplicação de duas provas do Enem em um mesmo ano. Em maio de 2011, uma portaria foi publicada no Diário Oficial da União definindo que, a partir de 2012, o exame teria duas edições por ano. As provas do primeiro semestre ocorreriam em abril e as do segundo, em novembro. Em fevereiro de 2012, no entanto, a portaria foi revogada.

Filho de cineasta é levado para a cadeia após confessar crime

Vera Araújo, O Globo
Acusado de ter matado a facadas o pai, o cineasta Eduardo Coutinho, e ferido a mãe, Maria das Dores de Oliveira, Daniel Coutinho, de 41 anos, foi transferido nesta sexta-feira da Divisão de Homicídios, na Barra, para a Polinter de Neves, em São Gonçalo, carceragem para presos comuns.
A família tenta uma autorização para que ele fique no manicômio judiciário. Segundo pessoas próximas ao acusado, Daniel chegou a fazer tratamento psiquiátrico, mas ele foi interrompido. O crime aconteceu no domingo passado.
Após atacar os pais, Daniel tentou se suicidar. Ele teve alta na quinta-feira do hospital e foi levado para a Divisão de Homicídio, onde depôs e passou a noite. Em seu depoimento, Daniel contou que, no dia do crime, acordou sentindo uma pressão no peito, que chamou de “opressão”. Pensando em fugir do que ele definiu como medo, o filho do cineasta teve a ideia de se matar. No entanto, preocupado em deixar os pais sozinhos, decidiu matá-los.


Foto: ERBS Jr/Frame


Violência em protesto no RJ foi notícia em jornais internacionais

G1
A violência no Rio de Janeiro ganhou repercussão internacional e foi condenada por organizações da sociedade civil e representantes dos poderes constituídos.
A imprensa internacional destacou a gravidade do ferimento do cinegrafista e a preocupação com a segurança, a poucos meses da Copa do Mundo.
A rede de TV britânica BBC ressaltou que, desde o ano passado, manifestações como a de ontem se tornaram um movimento nacional contra a corrupção e os gastos para o evento. Já o americano Wall Street Journal falou que a violência acontece em um momento de desaceleração da economia brasileira.

Força-tarefa é criada para achar suspeito de ferir cinegrafista

Sérgio Ramalho, O Globo
Uma força-tarefa formada por equipes da Polícia Civil trabalha desde a noite de quinta-feira para identificar e prender o responsável pelo lançamento do artefato explosivo que atingiu o repórter cinematográfico Santiago Ilídio Andrade, da TV Bandeirantes, durante protesto contra o aumento das passagens de ônibus na Central do Brasil.
O suspeito — um homem que vestia camisa de malha cinza, calça jeans e tinha o rosto encoberto — deverá ser indiciado por tentativa de homicídio qualificado, com agravantes por uso de material explosivo e sua detonação em área pública com grande movimento de pessoas. A pena nesse caso pode chegar a até 35 anos de prisão.

                                         Foto: Agência O Globo


Eletrobras admite que não há sistema elétrico à prova de raios

Ronaldo D’Ercole e  Roberta Scrivano, O Globo
O presidente da Eletrobras, José da Costa, disse na manhã desta sexta-feira que não há como assegurar que o sistema elétrico do país seja totalmente à prova de raios. Os comentários foram feitos depois de a Eletrobras vencer o leilão da linha de transmissão da usina de Belo Monte, em parceria com a gigante chinesa State Grid.
Nesta quinta-feira, em sua primeira manifestação oficial depois do apagão que atingiu 12 estados do país, além do Distrito Federal, a presidente Dilma Rousseff disse que o sistema elétrico brasileiro tem de ser “à prova de raios” e cobrou do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) que apure se os operadores estão fazendo a manutenção adequada de sua rede de para-raios.
A afirmação foi feita em mensagem lida pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Thomas Traumann, no início da noite.
Na quinta-feira à tarde, o ONS havia informado que a região onde ocorreram as falhas de transmissão que levaram ao apagão da última terça pode ter sido alvo de uma tempestade no momento do blecaute e que a hipótese de raios não está descartada.


             José da Costa, presidente da Eletrobras  - Foto: Fábio Rossi/ O Globo


Ajuda extra ao setor elétrico dificultará corte no Orçamento

Martha Beck, O Globo
A presidente Dilma Rousseff passou mais de seis horas reunida nesta sexta-feira com a Junta Orçamentária (ministérios da Fazenda e do Planejamento e Casa Civil) para discutir o tamanho do corte que será feito no Orçamento de 2014.
Segundo fontes do Planalto, o número não foi fechado e surgiu um complicador. Eles dizem que a missão do governo será difícil, sobretudo agora que ficou claro que a ajuda do Tesouro Nacional ao setor elétrico precisará ser maior que os R$ 9 bilhões programados inicialmente para o ano.
— O efeito da energia entrou na conta. Isso não estava no radar quando o Orçamento foi fechado — disse uma fonte.
No setor elétrico, o grande problema para o Tesouro em 2014 está no repasse de recursos à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que subsidia a desoneração das contas de luz e compensa as distribuidoras pelo uso de energia térmica (mais cara que a hidrelétrica).

Argentina: boicote de 24 hs a supermercados e postos

O Globo
“Você os conhece? Estes são os que roubam teu salário.” A frase, escrita acima de fotos dos empresários de supermercados foram coladas nesta sexta-feira nas ruas de Buenos Aires por um grupo kirchnerista intitulado Unidos e Organizados.
Os cartazes trazem os rostos de Juan Arangueren, presidente da Shell Argentina, Daniel Fernández, (Carrefour), Alfredo Coto (grupo Coto), Liliana Frávega (grupo Frávega) e Matías Sola (grupo Jumbo), entre outros.
Aos cartazes se soma ainda uma grande campanha veiculada nas redes sociais, pedindo aos argentinos que boicotem, por 24 horas, todas as compras nos grandes supermercados por desrespeito ao acordo de preços firmados com o governo e pelo desabastecimento de vários produtos, assim como nos postos de gasolina do país.
A medida, que recebeu o apoio da União de Consumidores da Argentina, traz slogans como "Sexta-feira, 7, apagão de consumo em defesa do teu bolso", "24 horas sem comprar combustíveis e produtos nos supermercados" e "Estas empresas não vão me explorar".

                                                                                    Reprodução Internet


McDonald’s inaugura neste sábado primeiro restaurante no Vietnã

O Globo 

A cidade onde ocorreu a batalha que marcou o fim da Guerra do Vietnã há quase 40 anos receberá, neste sábado, um dos símbolos do capitalismo dos EUA, rival do país asiático no conflito encerrado em 1975. O McDonald’s inaugurará sua primeira filial na cidade de Ho Chi Minh, antiga Saigon, de olho na crescente classe média no país de 90 milhões de habitantes.
O restaurante será gerido pelo magnata Henry Nguyen, genro do primeiro-ministro vietnamita, Nguyen Tan Dung.


                                                                     Foto: David Paul Morris/Bloomberg


Abertura dos Jogos de Inverno mostra poder russo, mas com falhas

Agência Estado
Uma falha tecnológica marcou nesta sexta-feira a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, na Rússia. Logo no início da festa, cinco estrelas gigantes de Led desceram da cobertura do estádio. Elas deveriam se expandir e dar lugar a arcos, mas uma delas falhou. Assim, na montagem dos anéis olímpicos, ficou faltando um deles, exatamente o que representa o continente americano, de cor vermelha.
A falha foi o único ponto negativo da bela festa organizada pelos russos. O evento teve como um dos destaques a forma com que foram apresentados os países enquanto as delegações nacionais entravam no estádio.

                                               Foto: Julio Cortez/AP

0 comentários:

Postar um comentário