terça-feira, fevereiro 18, 2014

Chuvas atingem 139 municípios

Image-0-Artigo-1548125-1
Em Juazeiro do Norte, as fortes precipitações alagaram ruas e um muro caiu no bairro Salesianos. O Corpo de Bombeiros foi acionado
FOTO: ROBERTO CRISPIM
Iguatu A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva em 139 municípios, praticamente em todas as regiões do Estado. As cinco precipitações mais intensas ocorreram na região Sul (Cariri cearense). Em Penaforte choveu 96,5mm; em Mauriti 96mm; em Missão Velha, 84mm; Jati, 76mm e em Salitre, 74mm.
As chuvas caídas em Juazeiro do Norte ocasionaram alagamentos em diversas ruas da cidade. No bairro Salesianos, por exemplo, um córrego transbordou alagando grande parte da Rua Padre Cícero. A força das águas fez cair a parede de um muro por sobre um veículo ocasionando prejuízos. Um posto de gasolina que funciona nas imediações da Igreja dos Salesianos permaneceu fechado durante toda a manhã por causa da lama trazida pelas águas do córrego. O bairro Lagoa Seca voltou a ser o mais afetado. O local é deficitário em relação a sistema de drenagem pluviais e, a cada nova precipitação, há registros de alagamentos em ruas e avenidas do local. O trânsito ficou complicado na maioria dos pontos de ligação ao bairro que fica as margens da Rodovia Leão Sampaio, que liga Juazeiro do Norte ao município de Barbalha.
A quebra de semáforos também ocasionou aborrecimentos a motoristas e pedestres. Na Avenida Castelo Branco, esquina com a Rua São Benedito, o equipamento permaneceu sem funcionar durante toda a manhã de ontem. O trânsito de veículos ficou paralisado ocasionando engarrafamento.
Mais chuvas
Em virtude da proximidade de um ramo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e da atuação do sistema atmosférico Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) no Nordeste brasileiro, o Ceará deverá ficar com nebulosidade variável e chuvas em todas as regiões até amanhã.
A permanência do sistema atmosférico VCAN sobre a região Nordeste deverá favorecer a ocorrência de chuvas em todo o Ceará nos próximos dois dias. As chuvas ocorridas desde a tarde de domingo na região Norte e na madrugada de ontem nas demais regiões confirmaram previsão da Funceme para este fim de semana.
"A tendência para os próximos três dias é de continuar chovendo em todas as regiões do Ceará", disse o meteorologista da Funceme, Leandro Valente. Ele disse que o prognóstico não descarta a hipótese de eventos extremos, chuvas intensas ou mesmo de não ter chuvas.
Pluviometria_

0 comentários:

Postar um comentário