quinta-feira, fevereiro 20, 2014

Crateús lança projeto para qualificar ruas do Centro

Image-0-Artigo-1549964-1
A Rua Moreira da Rocha, uma das principais da área comercial da cidade, está sendo priorizada nesta etapa da intervenção pública
FOTOS: SILVANIA CLAUDINO
Lojistas mostram-se otimistas com a ação do poder público que vai melhorar o comércio em sua infraestrutura
Crateús Uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Sebrae fará a requalificação do Centro comercial da cidade, com foco na Rua Moreira da Rocha, uma das principais da área comercial. O projeto, denominado "Requalificação do centro comercial de Crateús", fará intervenção nas empresas situadas na via, bem como em calçadas e na rua, com o objetivo de tornar a área mais atrativa para as compras. A programação desenvolvida na proposta promoverá mudanças concernentes ao urbanismo, mobilidade e também gestão de negócios.
Definir o perfil do empreendedor dos comerciantes locais; propor e implementar melhorias no processo de gestão dos estabelecimentos através de capacitações e consultorias; promover a troca de experiências com projetos semelhantes em outros municípios do país e auxiliar os comerciantes na relação com seus clientes são ações que compõem o projeto.
"A proposta é interessante e contemplará o coração comercial da cidade, com consultorias para os lojistas acerca da melhor apresentação de suas empresas, bem como a infraestrutura da rua, que terá padronização das calçadas, melhoria no estacionamento, sinalização, mobilidade e isso, com certeza, atrairá ainda mais consumidores para a área", ressalta o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Lourenço Torres.
De acordo com o órgão, o projeto foi apresentados aos lojistas locais e especialmente aos empresários instalados na Rua Moreira da Rocha.
"Muitos já tomaram conhecimento da proposta e estão animados, enxergam no projeto a possibilidade de melhorar a questão urbana, os negócios e as suas empresas", destaca.
A primeira fase está em andamento, através de visitas aos empresários. O secretário conta que os lojistas estão sendo cadastrados e, no momento da visita, esclarecem dúvidas a respeito da requalificação da área e da participação de suas empresas.
Após as visitas, que deverão acontecer até o final deste mês, começará a segunda fase, que contempla o diagnóstico da área e de cada empresa. Um consultor de negócios visitará as lojas e oferecerá todas as orientações acerca de layout, exposição de produtos, necessidade de reforma na fachada e na parte interna das lojas, bem como informações sobre linhas de crédito disponíveis nas agências bancárias.
"Os empresários vão receber de forma gratuita uma consultoria especializada em requalificação e gestão de negócios e a partir daí terão liberdade para aderir ao projeto e realizar o que julgar necessário para qualificar o seu negócio", enfatiza Torres.
A partir de maio, as intervenções devem iniciar e ocorrerão durante todo o ano, com finalização prevista para o melhor mês do ano para o comércio, dezembro. A expectativa da Secretaria é que a cidade possa estar no final de 2014 com a área comercial transformada a fim de receber bem a clientela no período das festas de fim de ano.
"Para atingir o centro comercial inteiro temos um projeto no Ministério das Cidades aguardando aprovação e que é orçado em R$ 10 milhões. Vamos iniciando por essa rua e a meta é conseguir o recurso para replicar o modelo em toda a área", adianta Torres.
Para o empresário Luciano Costa, que possui uma farmácia na rua Moreira da Rocha, o projeto trará benefícios para empresários e consumidores.
A CDL apóia a iniciativa e é parceira na sensibilização dos empresários e concretização do projeto, conforme analisa o presidente Wagner Claudino Sales.
Silvania Claudino
Repórter
Mais informações

Secretaria de Desenvolvimento
Econômico e Empreendedorismo
Rua Oscar Lopes,S/N
Município de Crateús
Telefone: (88)3692.3315

0 comentários:

Postar um comentário