terça-feira, fevereiro 25, 2014

PLUVIOMETRIA NO CEARÁ Novo prognóstico aponta chuvas abaixo da média


Image-1-Artigo-1553627-1
Presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, durante apresentação do prognóstico ao Comitê Integrado de Combate à Seca no Ceará
FOTO: ALEX COSTA
Image-0-Artigo-1553721-1
Na zona rural do município, os trabalhos já foram iniciados para a perfuração de novas fontes hídricas que abastecerão a cidade
FOTO: ANTÔNIO CARLOS ALVES
Com a previsão, a Funceme diz que maior preocupação do órgão é com os reservatórios e com a agricultura

Fortaleza. "A situação em todas as regiões do Ceará ainda é preocupante, mesmo com o acréscimo de 5% na porcentagem da chance de chover na média entre os meses de março a maio. Continuamos com chuvas abaixo da média. Por isso, continuamos preocupados com a segurança hídrica dos reservatórios e com a agricultura que depende da chuva". A observação é do presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos do Ceará (Funceme), Eduardo Sávio Martins, durante divulgação do prognóstico climático para os próximos três meses do ano.
De acordo com os dados do órgão, o prognóstico para o próximo trimestre é de 40% de probabilidade de chover abaixo da média (continuando com a mesma previsão para fevereiro, março e abril), 40% de chance de chover na média (5% a mais que o prognóstico anterior) e 20% para precipitações abaixo da média (5% a menos que na previsão anterior).
A Funceme fez também uma comparação das chuvas de janeiro e fevereiro nos anos de 2012, 2103 e 2014, em todo o Estado. No primeiro mês dos três anos , a média normal foi de 98.9, mas o que foi observado pela Fundação foi um cenário bem diferente, com chuvas bem abaixo da média: 54mm, 37,6mm e 52,6mm, respectivamente.
Já em fevereiro, apenas em 2012 é que as precipitações foram acima da média normal à época, que era de 127.2 e subiu para 138.1. Em 2013 e 2014, o quadro não foi favorável para o agricultor, sendo registradas médias abaixo da normal, com 61.6mm e 102.5mm, respectivamente. Eduardo Martins destacou que, em janeiro, todas as regiões do Estado receberam precipitações abaixo da média e que neste mês de fevereiro apenas na Região do Cariri é que foi registrada chuva em torno da média, deixando as demais regiões na mesma situação desfavorável a um bom inverno.
Ainda em fevereiro, o órgão revelou que o Litoral de Pecém foi o que registrou média com maior variação negativa, comparando-se à média prevista para a região, que era de 130.6mm, sendo observada apenas 79.7mm.
Com um quadro desfavorável a um bom inverno para o próximo trimestre, já que a previsão revela a continuidade de 40% de probabilidade de chover abaixo da média, o presidente da Funceme ressaltou que, atualmente, 51 reservatórios do Estado do Ceará estão com menos de 10% de sua capacidade de abastecimento total, e mais 106 têm menos de 30% de abastecimento.
Diante da situação, ele fez uma apelo à população cearense: que tenha maior cuidado com o uso da água.
"Tivemos uma melhora na porcentagem de chance de chover na média, se comparada à previsão anterior, mas o que apresentamos foi um cenário nada favorável, principalmente para a não recarga dos reservatórios. Por isso, é muito importante que o cearense utilize a água racionalmente".
Sem chuva
Eduardo Martins cogitou ainda a presença do El Niño no Estado, no segundo semestre deste ano. Para ele, o fenômeno causa preocupação para os que vivem no campo já que é responsável por minimizar ainda mais as chances de chuvas no Ceará.
Perguntado sobre uma previsão futura, para o ano de 2015, o presidente da Funceme disse que se o prognóstico continuar nesta mesma realidade para os próximos meses do ano, a situação não será nada favorável para a agricultura familiar, bem como para a recarga dos reservatórios hídricos.
Os números divulgados pela Funceme, sofreram pouca variação, comparando com a previsão dos meses de fevereiro, a abril. No entanto, preocuparam autoridades que atuam na linha de frente no combate à estiagem no Estado. Foi o caso do titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins. Para ele, a mudança pode até ser considerada animadora, entretanto, o Governo continuará atuando em todo o Ceará no combate e prevenção à seca. "Vamos continuar com nossas ações estruturantes porque o atual quadro não resolve a situação de recarga dos reservatórios".
Ele frisou que, entre as ações para minimizar os efeitos da estiagem, estão o abastecimento de água pelos mais de mil carros-pipa, a recuperação e instalação de mais de dois mil poços profundos, o funcionamento de 170 mil cisternas, a implantação de 134 sistemas de abastecimento em 44 municípios e o cadastro de 121mil agricultores no Garantia Safra, que assegura ao agricultor o benefício de R$ 850,00 caso o homem do campo perca 50% de sua safra, este ano.
Denise Nunes
Repórter

Itatira usa verba do Carnaval em poços
Itatira. O prefeito deste município, Antônio Almir, decidiu aplicar os recursos que seriam utilizados na folia do Carnaval para custear a perfuração de poços profundos para famílias que enfrentam dificuldades com o abastecimento de água devido à seca. O prefeito reclama que choveu, este ano, apenas 4 milímetros. "Nosso Índice de Desenvolvimento Humano é um dos piores do Estado e não seria justo fazer festa, enquanto nossos conterrâneos passam por dificuldades", disse ele, mostrando que o IDH do município é de 0,319. Coloca Itatira na 177º posição no Estado, ficando na colocação 3.123º no Brasil.
"Vivemos uma situação de pobreza extrema sem precedentes", lamenta ele. "Vamos matar a sede de nosso povo", disse.
As comunidades beneficiadas serão Areias, São Gonçalo, São José dos Guerras, Bandeira Nova, e Alegre. O processo de identificação das localidades foi feita pela Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, que será responsável pela instalação dos reservatórios'', explica o prefeito.
Entre as famílias que precisam de urgência na liberação da água está a família de João Maurício da Silva, residente na Comunidade de São Gonçalo. Seu João sobrevive da agricultura de subsistência. Há mais de 50 dias diz que enfrenta dificuldades para conseguir água.
O prefeito Antônio Almir afirmou que cada poço servirá para atender em média 70 famílias, e, que irá trazer um conforto grande para os moradores da zona rural. "A seca maltrata o ser humano e os animais. Ainda não tinha visto drama tão grande", diz Antônio Almir.
"Nossa expectativa é que cada poço possa gerar uma média de 7 mil litros por hora, dando assim uma grande condição de abastecimento para os habitantes das áreas mais críticas da região'', prevê o prefeito.
Recursos
Ele disse ainda que não sabe precisar quanto irá gastar na compra de equipamentos para instalar os poços, mas calcula um poço instalado em torno de R$ 5 mil. "Vamos usar os técnicos da Secretaria nesse processo e assim fica mais barato. Os recursos são reduzidos, para o grande número de necessitados. Vamos pedir ajuda ao Governo do Estado, no sentido de aumentar a nossa demanda'', explica Almir.
O prefeito lembra que a insegura hídrica na cidade atinge 48% e não seria justo deixar essas famílias sem água.
Mais informações:
Funceme
Avenida Rui Barbosa, 1246
Telefone: (085) 3101.1088
Aldeota
SDA: (85) 310.8105
Antônio Carlos Alves
Colaborador
cHUVAS_MACRORREGIÕES

0 comentários:

Postar um comentário